terça-feira, 30 de setembro de 2008

Barbárie consentida!

Ontem (29) todos nós ficamos estarrecidos com a notícia do assassinato de forma inclassificável do menino Igor Joaquim de Matos, de 12 anos. Ele foi esfaqueado, decapitado, seu corpo foi jogado no Rio Paraná e sua cabeça em frente a uma praça, na região do Porto Meira. Igor morava com a avó e tanto ele quanto a família já vinham sendo atendidos por instituições de proteção à criança e ao adolescente da cidade.
Esta violência contra nossas crianças e adolescentes vem se tornando “comum” em nossa cidade. O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Foz do Iguaçu – CEDEDICA, desde 2001, faz uma pesquisa demonstrando que o assassinato de jovens vem crescendo, ano após ano, em Foz do Iguaçu, tendo inclusive editado um livro em que esta constatação está disponível em gráficos e números: o livro “Abandono, exploração e morte”. Eu mesmo já escrevi um artigo intitulado “Dando a mão à palmatória”, publicado na Revista Escrita e no portal H2foz, em 2007, alertando para este fato.
O crime foi violento, beirando à barbárie, mas o pior nisto tudo é ler opiniões que me causam náuseas. Não costumo comentar a coluna “No bico do corvo”, do Jornal A Gazeta do Iguaçu, simplesmente por ser uma coluna apócrifa e, por princípio, não concordar com este tipo de coluna (aqui não vai nenhuma crítica ao jornal, é uma opção editorial, apenas minha posição pessoal de que toda opinião deva ter um autor e este autor não pode se esconder sob o anonimato).
Mas hoje (30), quando A Gazeta do Iguaçu traz a manchete “Polícia caça traficantes que decapitaram jovem”, na coluna “No bico do Corvo” uma opinião me chamou a atenção. Intitulada “Anjinhos”, a opinião apócrifa é assinada por um “PG” e em um dos trechos traz a seguinte afirmação: “Mas você viu a ficha da vítima? Não era lá um anjinho daqueles fáceis de recuperar não. Acho que está na hora de rever essas leis e esses direitos que protegem tanto os marginaizinhos (grifo meu), de tal forma que nem podem ir para um local de correção”.
Só tenho a lamentar tal opinião apócrifa, que deixa a entender que crianças e adolescentes vítimas da sociedade capitalista e selvagem que vivemos devam ser tratadas como “marginaizinhos” e que a pena de morte deva ser institucionalizada, se possível com requintes de barbarismo e extrema crueldade.
Como disse, não costumo comentar opiniões que se escondem no anonimato, mas são estas opiniões fascistas destes “PGs” que sustentam os alicerces desta sociedade consumista, individualista, desigual, injusta, desumana, violenta e, principalmente, hipócrita.
Penso que NÃO "está na hora de rever essas leis e esses direitos que protegem tanto os marginaizinhos", mas SIM na hora de revermos o nosso conceito de humanidade!

Carlos Luz. .

sábado, 27 de setembro de 2008

Compromisso com a criança e o adolescente

A Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira realizou na manhã deste sábado (27 ) o pedágio "Compromisso", em frente a Praça do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, distribuindo um folder conscientizando a população para só votar em candidatos que assinaram o "Termo de Compromisso com a Criança e o Adolescente". Em Foz do Iguaçu os cinco candidatos a prefeito e 24 candidatos a vereador assinaram o termo.
Confira as imagens:

.

Brasileiro quer jornalista com diploma

Uma pesquisa de opinião nacional feita pelo instituto Sensus revelou que a grande maioria da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Dos dois mil entrevistados em todo Brasil, 74,3% se disseram a favor do diploma, 13,9% contra e 11,7% não souberam ou não responderam.
Os dados foram muito comemorados pela organização profissional dos jornalistas. Para o presidente da Fenaj, Sergio Murillo de Andrade, este é melhor apoio que a campanha poderia obter, e o resultado da pesquisa renova as forças dos que estão lutando pela regulamentação profissional. “Esses números da pesquisa Sensus mostram que a população brasileira tem a real dimensão da importância do Jornalismo para o País e que quer receber informações de qualidade, apuradas por jornalistas formados”.
Murillo afirmou também que esses dados se mostram ainda mais relevantes com a proximidade do julgamento da exigência do diploma pelo STF; com isso, o dirigente espera que ministros percebam o desejo da sociedade. “O STF tem a chance de mostrar à população que anda junto com seus anseios, reconhecendo que Jornalismo precisa ser feito por profissionais com formação teórica, técnica e ética e que o Jornalismo independente e plural é condição indispensável para a verdadeira democracia”.
A Pesquisa Sensus quis saber ainda como a população avalia a criação do Conselho Federal dos Jornalistas. Para a pergunta “o sr. (a) acha que deveria ou não deveria ser criado um Conselho Federal dos Jornalistas, para a regulamentação do exercício da profissão no País – como as OABs para os Advogados e os CREAs para os Engenheiros”, o resultado foi que 74,8% consideram que o Conselho deveria ser criado, 8,3% que não deveria ser criado, para 6,5% depende e 10,4% não sabem ou não responderam.
A última pergunta relacionada ao tema foi sobre a credibilidade das notícias. Parte dos entrevistados, 42,7%, disseram que acreditam nas notícias que lêem, ouvem ou assistem, 12,2% que não acreditam, 41,6% que acreditam parcialmente e 3,5% não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi realizada de 15 a 19 de setembro, com dois mil questionários aplicados em cinco regiões brasileiras e 24 estados, com sorteio aleatório de 136 municípios pelo método da Probabilidade Proporcional ao Tamanho – PPT. A margem de erro é de aproximadamente 3%.
Revista Bem Público
.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Voto consciente

A Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira convida a sociedade para o PEDÁGIO DO COMPROMISSO, nesse sábado (27 das 10h às 12h , na PRAÇA DO COLÉGIO ESTADUAL BARTOLOMEU MITRE. A iniciativa dá continuidade ao movimento do “VOTO CONSCIENTE”
Neste ano de 2008 o Brasil inteiro está celebrando os 18 anos do Estatuto da Criança e Adolescente - ECA e a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira, assumiu a Campanha "Compromisso pela Criança e Adolescente" no sentido de propagar a idéia à sociedade.
Participe! A sua presença é imprescindível. Com a sua participação e com a mobilização da sociedade, todos sairão vitoriosos na próxima eleição.

ASSUMA TAMBÉM ESTE COMPROMISSO!
.

Café com Teatro

Neste sábado (27), das 16h às 22h, a Casa do Teatro promove mais um Café com Teatro. Quem for conferir poderá ver teatro, poesia, dança, música, artesanato e curtir o bar da Casa. A Casa do Teatro fica na Rua Quintino Bocaiúva, 699.
.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Utopia e Rebeldia

1968 é lembrado em exposição que abre hoje no Museu Paranaense

A efervescência do movimento estudantil e a repressão da ditadura militar. Esse é o embate que resultou no memorável ano de 1968. Para marcar os 40 anos desta data, o Museu Paranaense(Rua Kellers, 289) abre hoje (25), às 19h, a mostra 68 – Utópicos e Rebeldes. Até 13 de outubro, os visitantes podem conferir por meio de 30 banners toda a mudança causada na época. Na abertura, alguns militantes paranaenses vão relembrar e debater este ano singular da história. O presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE) em 1968, José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha; Antônio Narciso Pires de Oliveira, representante da UPE em Apucarana no ano de 68; o diretor-jurídico da Itaipu Binacional João Bonifácio Cabral Júnior, e o procurador geral do Estado Carlos Frederico Marés de Souza Filho são presenças confirmadas. A entrada é franca.
Celebrando 40 anos de 1968, 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 20 anos da Constituição Cidadã, a mostra retrata as mudanças na política, na arte, na música, no comportamento, nas relações de gênero, no ensino, na família, na moda, no teatro e no cinema. Os questionamentos sócio-políticos e comportamentais que o cinema apresentou por meio de filmes como Terra em Transe (de Glauber Rocha), O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla), Macunaíma (de Joaquim Pedro de Andrade) e Brasil ano 2000 (Walter Lima Jr.) estão na mostra por meio de cartazes dos filmes que romperam com as convenções clássicas do cinema.
Banners de peças como Consumindo 68, da Companhia Teatro Documentário e Roda Viva, de Chico Buarque representam a mutilação de textos, a censura e a proibição de espetáculos que marcaram o ano.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de imprensa (41) 3321 4844
.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dia Mundial do Turismo

Na próxima sexta-feira (26), das 17h às 22h, na Praça do Mitre, o COMTUR estará promovendo o Dia Mundial do Turismo. Na programação consta exposição dos atratativos turísticios da cidade, Feira de artesananato e gastronomia da ACIFI e apresentações culturais.
.

Armazém de Idéias

O Imagine promove em sua sede (Rua Presidente Faria, 4184, Colônia Faria, Colombo/PR). de 27 de Setembro a 05 de Outubro de 2008, o "II Armazém de Idéias", evento de Arte e Artesanato resultado da parceria entre artistas, designers e artesãos da Colônia Faria.
O repertório das imagens, cores e texturas, extraídas da paisagem - fauna e flora - e da arquitetura locais serviu, então, como fonte de inspiração e referência para a pesquisa de objetos alternativos agora apresentados ao público.A preocupação maior foi sempre a de se elaborar um artesanato que representasse uma parcela da identidade visual da região, onde formas tradicionais da cultura herdada dos imigrantes italianos se misturam com o contexto contemporâneo.

Programação:
Homenagem a Prof Sra. Matilde Coradin Ceccon
27/09 - Apresentação do Gruppo Folcloristico Venuti Dall`Italia
28/09 - Apresentação de violão: Marcelo Ijaille
O Armazém estará aberto diariamente das 14h00 às 19h30
.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Curso de Capacitação

A Fundação Nosso Lar promove Curso de Capacitação para assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e profissionais que atuam na área da criança e do adolescente. O curso dá direito a certificado pelo CEDEPS - Centro de Estudos e Projetos em Educação, Cidadania e Desenvolvimento Profissional, de 120 horas, incluindo aulas presenciais e horas de estudo e trabalhos. O curso já teve a primeira fase nos dias 19 e 20, que pode ser compensada. O valor da inscrição é de R$ 150,00 e pode ser feito na própria Fundação Nosso Lar (Rua Ernesto Keller, 388, Jardim Eliza, fone 30252440).
Confira o conteúdo do curso:

19/09 SEXTA
Nova configurações de famílias: crises de ressignificação;
Diferentes Ciclos de vida na composição familiar.
20/09 SÁBADO
Modelos de reconhecimento familiar: Genograma e Ecomapa.
(Esta etapa pode ser compensada)

09/10 QUINTA
Resiliência Familiar, pessoal e relacional.
10/10 SEXTA
Família, Álcool e outras drogas.
11/10 SÁBADO
Adolescência, Vínculos rompimento e reconstrução de novos vínculos.

13/11 QUINTA
Modelo Ecológico da Violência.
14/11 SEXTA
Empoderamento familiar e bons tratos;
Redes sociais.
15/11 SÁBADO
O profissional e o trabalho em (com) redes.
.

Londrix

Começa hoje (23) em Londrina, o Londrix 2008 - Festival Literário de Londrina, que reúne importantes nomes da literatura brasileira para discutir e pensar os rumos da literatura, seus impasses e peculiaridades em toda a sua diversidade de experiências. Entre os participantes desta edição estão João Gilberto Noll, Domingos Pellegrini, Miguel Sanches Neto, João Filho, Lourenço Mutarelli, Caco Galhardo, Fabrício Corsaletti, Mário Bortolotto, Fernando Koproski, Paulo Scott, Hélio Leites, Índigo, Ivan Justen Santana, Eloyr Pacheco, Mirian Paglia Costa, Maria Regina Fedri, Neuza Pinheiro, entre outros.
Na programação ainda constam lançamentos de livros, revistas, CDs e shows com artistas que integram a literatura em seu trabalho musical.
Nessa festa literária, a Feira de Livros vai abrir espaço para editora de pequeno e médio porte. Além das performances diárias de Hélio Leites, as revistas independentes também marcam presença com lançamentos do novo número da Coyote. A literatura infantil de infanto-juvenil terá seu espaço próprio, um lugar onde pais e filhos terão a oportunidade de entrar em contato com o mundo mágico da literatura através de “contação” de histórias, shows, contato com autores e vivências lúdicas.
Após esses seis dias, o Londrix continua com oficinas até dezembro e ainda promove encontros entre escritores e a comunidade, projeto que foi desenvolvido durante todo o ano de 2008.
.

Globo X Foz

(foto – Divulgação)

A reportagem intitulada “Rota do contrabando invade rios do Sul”, com seis minutos e 50 segundos de duração, exibida no horário nobre da televisão, em rede nacional, no Fantástico, domingo (21), tratou sobre o contrabando na fronteira entre Brasil e Paraguai. A equipe da Rede Globo ficou em Foz do Iguaçu por 20 dias, para produzir o material.
O delegado-chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, José Carlos Calazane, em reportagem publicada hoje (23), no jornal A Gazeta do Iguaçu, observou que “apesar de retratar a situação já amplamente divulgada em Foz do Iguaçu, a matéria não mostrou o outro lado”.
Como sempre o lobby anti-Foz fez questão de mostrar o lado negativo da cidade, numa reportagem tendenciosa, encomendada e anti-ética, dando exemplo de como não se faz jornalismo!

.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Candidatos assinam compromisso com a criança e o adolescente

Os cinco candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu assinaram ontem (17) o Termo de Compromisso com a Criança e o Adolescente, proposto pela Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira. Os candidatos à vereador têm até hoje (18) para entregarem os seus termos assinados, mas muitos já assinaram ontem mesmo. O plenário da sala do tribunal de júri do Fórum ficou lotado na solenidade de ontem. dois adolescentes atendidos pela Guarda Mirim de Foz do Iguaçu leram os termos de compromisso para prefeito e vereadores.
Confira as imagens:
Ednéia Riquelme (Presidente do Conselho Tutelar), Adriana Pires (Rede de Proteção Integral), Sueli Fernandes da Silva (Juíza da Vara da Infância e Adolecência), Lourenço Chemim (Diretor do Fórum de Foz do Iguaçu), Fábio Lourenço (Promotor da Vara da Infância e Adolecência) e Valtenir Lazzarini (Fórum Regional DCA) fizeram parte da mesa

O plenário da sala do tribunal do juri do Fórum ficou lotado


Adolescentes atendidos pela Guarda Mirim de Foz do Iguaçu leram os termos de compromissos

Candidato Dilto Vitorassi assina o Termo de Compromisso

Candidato José Aiex assina o Termo de Compromisso

Candidato Paulo Ghisi assina o Termo de Compromisso

Candidato Sâmis da Silva assina o Termo de Compromisso

Candidato Reni Pereira assina o Termo de Compromisso

.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Candidatos assinam compromisso

A Rede de Proteção Integral a Criança e Adolescente da Tríplice Fronteira convidou todos os candidatos a prefeito e a vereador a assinarem um “Termo de Compromisso com a Criança e Adolescente de Foz do Iguaçu”, em solenidade que acontecerá hoje (17), às 19:00 horas, na sala do Tribunal do Júri do Fórum de Foz do Iguaçu.O Compromisso pela Criança e pelo Adolescente é uma campanha destinada a conscientizar os eleitores e os candidatos a cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais de 2008 que dar prioridade absoluta à criança e ao adolescente é fundamental para melhoria das condições de vida de toda população.
.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Compromisso

(Foto: Roger Meireles / A Gazeta do Iguaçu)

Reportagem do jornalista Nelson Figueira veiculada hoje no jornal A Gazeta do Iguaçu, divulga a adesão da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira à Campanha Compromisso pela Criança e Adolescente - Vote Consciente, proposta pelo Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente.
A Campanha propõe a assinatura de um Termo de Compromisso dos candidatos a prefeito e a vereador nas eleições de 2008.
A solenidade em Foz do Iguaçu acontece amanhã (17), às 19 horas, na sala do tribunal do júri, no Fórum de Foz do Iguaçu.
.

Liberação

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná suspendeu a Portaria nº 010/2008, expedida no dia 5 de setembro pelo juiz eleitoral da 204ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu, Marcelo Gobbo Dalla Déa, que proibia o uso da imagem de crianças ou adolescentes menores de 18 anos nas propagandas eleitorais gratuitas de rádio, televisão, jornais impressos e internet.
A juíza Gisele Lemke do TRE-PR entendeu que “partir-se da premissa de que toda a propaganda eleitoral causará às crianças e aos adolescentes situações vexatórias ou constrangedoras é extrapolar os limites da proteção legal e desviar-se da realidade dos fatos” e decidiu liberar “a utilização de crianças e adolescentes em propaganda eleitoral, desde que autorizados por seus pais ou responsáveis, e ainda que observem as limitações impostas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, no sentido de que a propaganda veiculada não seja capaz de causar qualquer situação vexatória ou constrangedora”.
Penso que é um absurdo. A utilização de crianças e adolescentes em propaganda eleitoral expõe e causa uma situação vexatória e constrangedora sim, mas decisão judicial é decisão judicial. Então os candidatos vão continuar a “beijar as crianças”...
.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pesquisa

(Gráfico: A Gazeta do Iguaçu)


Foi divulgada uma nova pesquisa oficial sobre intenções de voto para prefeito de Foz do Iguaçu nas eleições do dia 5 de outubro. Conforme a pesquisa, o candidato Paulo Mac Donald Ghisi (Coligação Verdade e Progresso — PDT / PCdoB / PP / PHS / DEM / PPS) lidera as intenções de voto com 39%, seguido por Celso Sâmis da Silva (Coligação União de Verdade — PMDB / PMN / PSL / PTC / PRP / PV / PR / PRTB / PRB), com 27%; Dilto Vitorassi (PT) aparece em terceiro lugar, com 15% das intenções de voto, seguido por Reni Pereira (Coligação Respeito por Foz — PSB / PT do B / PTN / PTB / PSDB / PSC), com 7%. O candidato do PSOL, José Elias Aiex Neto, está com 1%, e o candidato do PSDC, Anderson Marcos Chichosky, não pontou. De acordo com a pesquisa do Instituto Visão, o número de indecisos e de quem pretende anular ou deixar em branco é de 11%. A margem de erro informada é de 4%.Esta é a segunda pesquisa divulgada pela imprensa sobre o pleito de outubro.
(Fonte: Pesquisa Instituto Visão – Marketing Opinião Pública, entre os dias 9 e 10 de setembro, com 602 entrevistados e registrada no TRE sob o nº 468/2008).
.

Cultura & solidariedade




Espetáculo Street Dance

Hoje - 15 de setembro

20:30 horas

Teatro Plaza Foz

Ingressos R$ 5,00

Renda revertida para Fundação Nosso Lar (3025 2440)
.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Compromisso pela Criança e Adolescente

Rede de Proteção a Criança e Adolescente propõe compromisso a candidatos (foto: Sylvania Iluska Kazmierski)

Neste ano de 2008 o Brasil está celebrando os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Para marcar este acontecimento a Rede de Proteção Integral a Criança e Adolescente da Tríplice Fronteira aderiu a campanha nacional “Compromisso pela Criança e Adolescente – Vote consciente”, proposta pelo Ministério Público do Estado do Paraná, por intermédio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente.
Para tanto convidou todos os candidatos a prefeito e a vereador a assinarem um “Termo de Compromisso com a Criança e Adolescente de Foz do Iguaçu”, em solenidade que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 17 de setembro, às 19:00 horas, no Tribunal do Júri do Fórum de Foz do Iguaçu.
O Compromisso pela Criança e pelo Adolescente é uma campanha destinada a conscientizar os eleitores e os candidatos a cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais de 2008, que o efetivo respeito ao princípio constitucional da prioridade absoluta à criança e ao adolescente é fundamental para melhoria das condições de vida de toda população. Os candidatos que assinam o Compromisso obrigam-se a, uma vez eleitos, investir em políticas públicas destinadas ao atendimento prioritário e preferencial de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, em cumprimento ao disposto na lei e na Constituição Federal.
Em Foz do Iguaçu, a Rede de Proteção Integral a Criança e Adolescente adaptou o Termo de Compromisso nacional, incluindo questões locais, como a criação de um segundo Conselho Tutelar na cidade. O Termo de Compromisso dos candidatos à preito contém 19 itens, já o Termo de Compromisso dos candidatos à vereador tem 14 itens.
A Rede de Proteção Integral a Criança e Adolescente espera a adesão de todos os candidatos e está orientando os eleitores a só votarem em candidatos que assinarem o Termo de Compromisso.

Você sabia...
... que boa parte dos problemas hoje enfrentados pela sociedade brasileira são decorrentes da falta de investimento em políticas públicas destinadas ao atendimento de crianças e adolescentes?
... que a criança e o adolescente, por força da lei e da Constituição Federal, têm direito de receber, por parte do Poder Público, a mais absoluta prioridade de atenção, através de um atendimento preferencial nos serviços públicos (saúde, educação, assistência social etc.), com o necessário aporte privilegiado de recursos orçamentários?
... que todos os políticos, ao tomarem posse, juram respeitar a Constituição Federal e as instituições democráticas, mas poucos efetivamente cumprem o juramento no que diz respeito à observância do princípio constitucional da prioridade absoluta à criança e ao adolescente em suas ações?

A Campanha Nacional Compromisso pela Criança e pelo Adolescente
se encontra disponível no site
.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Cinema

“Meu nome não é Jony” é um dos inscritos para ser indicado ao Oscar
O Ministério da Cultura (MinC)divulgou esta semana, a lista dos filmes inscritos para receber indicação como representante brasileiro ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2009. Os filmes serão apreciados pelos membros da comissão avaliadora que indicará o longa brasileiro para concorrer à seleção internacional. O nome do representante brasileiro será divulgado na próxima semana. A festa do Oscar está prevista para fevereiro de 2009.

Quem disputa a vaga:
1 - “A Casa de Alice’’, de Chico Teixera - Cinematográfica Filmes
2 - “A Via Láctea’’, de Lina Chamie - Girafa Filmes
3 - “Chega de Saudade’’, de Laís Bodanski - Buriti Filmes
4 - “Era Uma Vez’’, de Breno Silveira - Conspiração Filmes Entretenimento
5 - “Estômago’’, de Marcos Jorge - Zen Crane Filmes e Indiana Production Company
6 - “Meu Nome Não É Johnny’’, de Mauro Lima - Atitude Produções e Empreendimentos
7 - “Mutum’’, de Sandra Kogut - Tamberllini Filmes
8 - “Nossa Vida Não Cabe num Opala’’, de Reinaldo Pinheiro - Seqüência 1 Cinema e Propaganda 9 - “Olho de Boi’’, de Hermano Penna - Luz XXI Cine Vídeo
10 - “Onde Andará Dulce Veiga?’’, de Guilherme de Almeida Prado - Star Filmes
11 - “O Passado’’, de Hector Babenco - HB Filmes
12 - “Os Desafinados’’, de Walter Lima Júnior - Tamberllini Filmes
13 - “O Signo da Cidade’’, de Carlos Alberto Riccelli - Pulsar Prod. Art. e Culturais
14 - “Última Parada 174'’, de Bruno Barreto - RPJ Produtores Associados

.

Contos e poesias

Helena Kolody (1912-2004)

O setor de Editoração da Secretaria de Cultura do Paraná (SEEC) prorrogou as inscrições da 18ª edição do Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody e do Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio 2008 até o dia 25 de setembro. Cada candidato pode apresentar até três contos ou poesias inéditas, com tema livre. Serão selecionados dez autores com premiação em dinheiro para os três melhores de cada grupo – R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Todos os selecionados receberão 50 exemplares da Antologia editada pela secretaria, com os vencedores dos concursos.O formulário de inscrição e informações podem ser obtidas no Setor de Editoração, da Secretaria de Estado da Cultura, à Rua Ébano Pereira, 240, em Curitiba, pelo telefone: (41) 3321 4718, e-mail: rosisalomao@seec.pr.gov.br ou pelo site: www.cultura.pr.gov.br. A divulgação dos resultados está prevista para a primeira quinzena de dezembro.
.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Universidade que queremos


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Paulo Freire)

Eu assino este manifesto:

A universidade que queremos

O tripé formado por ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a universidade cumprir a sua função social. Quer dizer que além da formação do estudante, as instituições precisam desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas e torná-las acessíveis a toda a população.
Além disso, o campus é um espaço de vivência de grande parcela da comunidade iguaçuense, devendo ser integrado às práticas social, política e cultural da cidade, por meio de programas e ações públicas e de intercâmbio permanente.
Somos um pólo acadêmico que reúne mais de 5 mil alunos e professores, em quase uma dezena de centros de ensino. Desta forma, temos um grande papel a cumprir com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, através da reflexão e da apresentação de propostas voltadas para o futuro de nossa cidade.
Por isso, nós do Comitê Universitário Arinha Rocha Vereadora, apresentamos o compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade, e com a defesa da integração da instituições de ensino com a comunidade.

UNIOESTE
Formada pela luta e união da população de Foz do Iguaçu, a UNIOESTE é a única universidade pública instalada na cidade. Ao longo dos anos, a instituição resistiu a várias tentativas de privatização, em diferentes governos. Hoje, a universidade enfrenta sérias dificuldades, pois o seu orçamento não contempla de forma suficiente as área de pesquisa e extensão, ampliação das atividades e implantação de novos cursos.
O mandato de Arinha Rocha será um instrumento permanente de discussão e participação social, buscando o aumento dos investimentos na UNIOESTE, principalmente, na reivindicação de novos cursos, como o de História, Geografia e Educação Artística, contribuindo com as necessidades da rede de ensino do Paraná.

PARTICULARES
A grande expansão de vagas nas instituições particulares deve ser acompanhada por mecanismos que garantam a qualidade do ensino e a ampliação do crédito estudantil. O Governo Lula implantou medidas importantes para garantir o acesso à educação particular. O mandato de Arinha Rocha irá buscar alternativas locais para melhorar ainda mais o crédito por meio de incentivos fiscais convertidos em bolsas de estudos integrais e parciais.

O futuro
Não virá por si
Se não tomarmos medidas.
Pega-o pelas orelhas...
Pega-o pela cauda...
E avança!
(Fragmento do poema Desatai o Futuro de Wladimir Maiakovski)Paulo Freire)o a sociedade muda"

(Comitê Universitário Arinha Rocha Vereadora)

LEIA O JORNAL NO FORMATO PDF Capa Páginas 2 e 3 Página 4
.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Fazendo História

(Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu)
A jornalista Samyra Nassar assina matéria no jornal A Gazeta do Iguaçu de hoje (9) sobre a Oficina Fazendo História, realizada no Parque Tecnológico de Itaipu - PTI. A Oficina é desenvolvida pelo Instituto Fazendo História de São Paulo e é promovida pela Fundação Nosso Lar, Instituto Elos, Sindijus e Itaipu, tendo como objetivo capacitar educadores e técnicos que trabalham em abrigos e casas-lares em Foz do Iguaçu a estimular crianças e adolescentes atendidos a narrar momentos marcantes de suas vidas em álbuns.
Confira a reportagem:

Cidade
Crianças ajudam a criar álbuns de suas vidas
Educadores estão sendo instruídos a estimular 150 crianças a narrar momentos marcantes por meio de fotografias, desenhos ou relatos
O registro da história impede que detalhes marcantes acabem sendo esquecidos
Samyra Nassar
Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

As diretoras do Instituto Fazendo História, Cláudia Vidigal e Bruna Elage, estão instruindo educadores e assistentes sociais que trabalham em abrigos e casas-lares em Foz do Iguaçu a estimular as 150 crianças e adolescentes atendidos pelo programa a narrar momentos marcantes de suas vidas em álbuns.
A narrativa pode ser por meio de fotografias, desenhos ou mesmo pequenos relatos. As diretoras — assistentes sociais — atuam pela primeira vez fora de São Paulo, realizando a instrução dos educadores e assistentes sociais através de livros de literatura infantil. A oficina “Fazendo História”, que começou ontem e termina hoje, está sendo realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Segundo Bruna, a importância do registro da história está nos detalhes marcantes, já que com o tempo eles acabam sendo esquecidos.
Neste encontro, a equipe do Programa Fazendo Minha História tem como objetivos: sensibilizar os participantes para o trabalho com histórias de vida dentro dos abrigos; conhecer a realidade dos abrigos parceiros, inclusive e especialmente as boas práticas no trabalho com registros e histórias de vida; formar adultos para exercer a função de mediadores de leitura; ouvir, compartilhar e criar estratégias de trabalho com histórias de vida; criar conjuntamente um plano de trabalho e um sistema de gestão do projeto em cada abrigo; e firmar uma parceria através de contrato com direitos e responsabilidades de ambas as partes, definidos mutuamente.
Ao final do curso, os educadores sociais receberão um Guia de Ação com instruções passo a passo de como devem proceder para estimular as crianças a produzir. Também terão um exemplo do álbum no qual deverá ser contada a história de cada uma delas.
Participação
De acordo com informações da assistente social da Vara da Infância e Juventude de Foz do Iguaçu, Adriana Mendes Campos, atualmente algumas instituições da cidade fazem esse registro, porém as crianças acabam ficando fora. “Elas têm as suas histórias contadas por outras pessoas. Após esse curso queremos que os profissionais trabalhem para que cada uma relate a própria história, registre momentos marcantes de sua vida, como se fosse um diário”, explicou Adriana, que também é diretora do Instituto Elos, que faz parte da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente.
Integração
Segundo a gestora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional, Gládis Mirtha Baez, a empresa trabalha para integrar e fortalecer as diversas políticas públicas na Tríplice Fronteira. Ela lembrou que organizar essa oficina é uma oportunidade para que todas as entidades e instituições que compõem a rede trabalhem de forma integrada, proporcionando a todas as entidades terem o mesmo grau de informação e conhecimento.
.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Teatro que Roda

O grupo goiano Teatro que Roda deslumbrou centenas de iguaçuenses com sua versão urbana para o romance D. Quixote de Cervantes (Foto: Aurea Cunha)

Eles se assumem como um teatro invasor, que propõe a instalação da "desordem" na cidade, redefinindo seus espaços através do direito que o teatro tem de penetrar o espaço público para estabelecer um diálogo com pessoas que não optaram pelo contato com o trabalho do ator.Os atores do "Teatro que Roda" cumpriram com sua premissa, estabelecendo a magia de incorporar os transeuntes do centro comercial de Foz do Iguaçu à adaptação de D. Quixote. Durante mais de uma hora, eles questionaram a própria vida da cidade com uma encenação que misturou recursos visuais como rapel em edifícios a uma dramaturgia densa e verossímil.
.

Proibição

Juíza da Vara de Infância e Juventude de Foz, Sueli Fernandes da Silva (foto: Sylvania Iluska Kazmierski)

O juiz da 204ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu, Marcelo Gobbo Dalla Déa, expediu decisão proibindo o uso de imagens de crianças ou adolescentes nas propagandas eleitorais de rádio, televisão, jornais impressos e internet. A proibição foi expedida mediante o requerimento feito pela juíza da Vara de Infância e Juventude da comarca de Foz do Iguaçu, Sueli Fernandes da Silva. Segundo a juíza a medida visa proteger crianças e adolescentes “desses infortúnios”. Para a juíza Sueli Fernandes da Silva a utilização de crianças e adolescentes pelos candidatos às eleições “nada mais é do que exploração das mesmas para fins eleitoreiros, além de causar-lhes situações vexatórias e constrangedoras perante seus colegas, especialmente nas escolas e na comunidade onde vivem”. Em seu pedido, a magistrada cita o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA: “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”.
.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Fazendo História

A Fundação Nosso Lar, Instituto Elos, Itaipu e Sindijus Promovem a oficina "Fazendo História” para integrantes da Rede de Proteção Integral a Criança e ao Adolescente e convidados. A oficina acontece nos dias 8 e 9 de setembro, segunda e terça, no PTI - Parque Tecnológico de Itaipu. A inscrição deve ser confirmada por telefone ou e-mail (Instituto Elos -3026 1505; institutoelos_foz@yahoo.com.br)
Os organizadores informam que “essa capacitação é exclusivamente para pessoas comprometidas e que se responsabilizem em continuar o trabalho”.


Oficina Fazendo História

Programação

Dia 08 (segunda)
9:00 apresentação e integração
9:40 apresentação do instituto fh “que casa é essa?”
12:00 vídeo fazendo minha história
12:20 almoço
13:30 quebra gelo
13:40 debate sobre o trabalho com histórias de vida
13:55 mediação de leitura
15:20 break
15:40 linha da vida
16:20 cardápio de atividades
17:00 dinâmica de encerramento

Dia 09 (terça)
9:00 quebra gelo
9:30 conhecendo os álbuns
10:00 apresentação e discussão de filme
10:20 break
10:40 plano de ação
12:30 almoço
13:30 plano de ação
14:50 avaliação
15:00 encerramento

Haverá ônibus para ida e volta e almoço no local.
.

Palco Giratório

Com a proposta de invadir a cidade com uma nova linguagem teatral, O SESC apresenta mais uma etapa do Projeto Palco Giratório, com o espetáculo Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e Seu Escudeiro Sancho Pança.
O espetáculo será apresentado amanhã (6), às 11 horas na Av. Brasil, centro de Foz do Iguaçu.
Um executivo, cansado de sua rotina, resolve mergulhar nim mundo imaginário em busca de aventuras e emoções. Ele passa a acreditar ser D. Quixote de La Mancha e sai pela cidade buscando sua platônica amada Dulcinéia, que se apresenta como alucinação, vestida de noiva, durante o decorrer da história.
Na sua loucura, convence um catador de papel de rua a ser seu fiel escudeiro Sancho Pança que, por sua vez, constrói com sucatas no seu carrinho o cavalo Rocinante. Juntos saem pelas ruas em busca de aventuras e cada passante, monumento e aparelhagem da cidade grande, se 'transformam' em feiticeiros, dragões e gigantes através dos olhos de Quixote.

Serviço

Espetáculo gratuito
Dia 06 de setembro
Horário: 11 horas
Classificação: Livre
Local: Av Brasil - Centro de Foz do Iguaçu
Informações pelo telefone 3576 1300 ou 3576 1305

Com assessoria da Casa do Teatro
.

Fernando Torres

(Foto:Rogério Assis/Folha Imagem)
O ator e diretor Fernando Torres morreu ontem (4), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. De carreira essencialmente dedicada ao teatro, onde se destacou como ator e diretor, ele era casado com a atriz Fernanda Montenegro e tinha dois filhos, o cineasta Claudio Torres e a atriz Fernanda Torres.
A estréia de Torres nos palcos foi em 1949, atuando na peça "A Dama da Madrugada", de Alejandro Casona. Ele também foi intérprete do Teatro Brasileiro de Comédia e um dos fundadores do Teatro dos Sete, onde trabalhou principalmente como produtor.
No cinema, Torres atuou em "Engraçadinha Depois dos Trinta", (1966) de J.B. Tanko, "Os Incofidentes" (1972) de Joaquim Pedro de Andrade e "Redentor" (2004), longa dirigido pelo filho Cláudio.
Torres ainda participou das telenovelas "Zazá", de 1997, e "Laços de Família", de 2000, seu último trabalho na Globo.
.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A justiça que queremos construir

Acontece entre amanhã (4) e sábado (6), no San Juan Eco Hotel Foz do Iguaçu, o 2° Seminário Interdisciplinar da Área Sócio-Jurídica do Poder Judiciário do Paraná, com o intuito de discutir e avaliar as vivências de trabalho dos Técnicos Judiciários do Paraná.
Criança, adolescência, sociedade e cidadania são algumas das preocupações que encabeçarão as discussões do seminário sócio-jurídico. Entre os palestrantes, juízes, promotores e psicólogos apresentarão situações problemáticas envolvendo jovens e famílias. Através das palestrantes os organizadores esperam um intercambio maior do Poder Judiciário com a sociedade. Do mesmo modo, pretende-se contribuir para um maior entrosamento das comarcas no estado.
Participação
Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelos telefones (45) 3026-1505 / 9919-1886 Edson; 9963-4315 Adriana. O hotel sede do seminário está localizado na Avenida das Cataratas, Km 12, próximo ao aeroporto e das Cataratas do Iguaçu.
Programação
Amanhã – Quinta (4)
18 horas – Credenciamento
19 horas – Abertura
19h15 – Temário - “Justiça a construir: humanização x modernização” (Palestrante: Ivo Queiroz Pereira de Queiroz
20h15 - Debate
21h30 – Coquetel
Sexta (5)
9 horas – Mesa Redonda. Atuação interdisciplinar: Avanços possíveis (Palestrante Benhur Wagner Taborda)
11h30 – Debate
12h30 – Intervalo para almoço
14 horas – Temário: Histórias de vida. Identidade e proteção. (Palestrante Claudia Vidigal e Elaine Elage)
14h30 - Temário: Sistema de informação implantado na vara da infância e juventude da comarca de Toledo (Palestrante Dr. Rodrigo Dias: Juiz Titular da Vara de Infância e Juventude de Toledo)
15 h - Debate
16 horas - Intervalo
16h30 - Temário: Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes. Projeto Depoimento Sem Dano – RGS. (Palestrante Vanea Marta Visnlovski)
17 horas - Temário: Abuso sexual e indicadores (Zelimar Soares Bidarra)
17h30 - Debate
18h30 – Encerramento
Sábado (6)
9 horas – Temário: processo de trabalho das técnicas. Situação do Projeto de Lei em Tramitação na Assembléia Legislativa (Palestrante Deputado Reni Pereira)

(com h2foz)
.

Poesias e contos


Foto: Karin Van Der Brooke
A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - SEEC, por meio do Setor de Editoração, está lançando uma antologia que inclui os vencedores do Concurso de Contos Newton Sampaio e do Concurso de Poesia Helena Kolody de 2007. Além disso, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado, está lançando mais duas publicações: Solidão Calcinada, de Bárbara Lia, e Tudo Podia ser Diferente, de Paulo Martins.

Concurso 2008
O setor de Editoração da SEEC está inscrições abertas para a 18º edição do Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody e o Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio 2008. Cada candidato pode apresentar até três contos ou poesias inéditas, com tema livre. Serão selecionados dez autores com premiação em dinheiro para os três melhores de cada grupo – R$5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Todos os selecionados receberão 50 exemplares da Antologia editada pela Secretaria, com os vencedores dos Concursos. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro. O formulário de inscrição e mais Informações podem ser obtidas no Setor de Editoração da SEEC, à Rua Ébano Pereira, 240, em Curitiba, pelo telefone: (41) 3321-4718, e-mail: rosisalomao@seec.pr.gov.br ou pelo site: www.cultura.pr.gov.br.
A divulgação dos resultados está prevista para a primeira quinzena de dezembro.


Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa
cultura@pr.gov.br / www.seec.pr.gov.br
.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cultura & solidariedade

Matéria da jornalista Daniela Valiente com colaboração da assessoria do Teatro Plaza Foz, na edição de hoje (2) do jornal A Gazeta do Iguaçu, divulga o espetáculo Danças Urbanas, cuja renda será revertida para a Fundação Nosso Lar. O espetáculo faz parte do projeto Cultura & Solidariedade, desenvolvido desde o início do ano para comemorar os 20 anos do Plaz Foz, com o apoio da Fundação Cultural.
Confira a matéria:

Novidades
Plaza traz danças urbanas ao palco

Espetáculo dá continuidade a grade de programação das comemorações dos 20 anos do Teatro Plaza Foz

Daniela Valiente e assessoria
Desde o primeiro semestre do ano, espetáculos de dança, música e teatro locais são freqüentes no palco do Teatro Plaza Foz. A grade de programação ganha a cada segunda-feira, novas atrações com talentos locais e chama atenção da comunidade com uma ação não somente cultural, mas também beneficente.
A idéia veio com a comemoração do aniversário do Plaza. "Queríamos fazer algo diferente e surgiu a idéia de abrirmos o teatro para apresentações locais", explica Jean Milan, coreógrafo do teatro. É ele quem coordena o espetáculo em cartaz no Plaza e que mostra por meio da dança, a integração entre as culturas das três fronteiras. Com um staff de 40 bailarinos, o espetáculo mostra com luxo e profissionalismo, música e dança das três regiões, além da preciosa Lenda das Cataratas. Em sua maioria o público é formado todas as noites (exceto às segundas) por turistas, mas com a abertura do teatro essa realidade deve mudar. Queremos que a comunidade se aproxime do teatro e conheça melhor os nossos artistas, o que se produz aqui na cidade".
Com a campanha Cultura & Solidariedade, o teatro promove não somente a abertura de suas portas para a comunidade, mas também uma ação solidária ao doar o montante arrecadado com a venda dos ingressos para entidades assistenciais.
No próximo dia 15 de setembro, um espetáculo de danças urbanas ganha espaço no local. A entidade beneficiada será a Fundação Nosso Lar.
O diretor Pedro Almeida define o momento como um modo de romper barreiras e ao mesmo tempo explicar as diferentes definições existentes para a dança. "Street dance, dança de rua, hip hop, break, free style…ouvimos na TV, acompanhamos pelas apresentações em escolas e praças, mas junto com a gigantesca ascensão dessa modalidade, nasce também uma necessidade de contestar: o que é street dance? O que são as chamadas danças sociais? Essas e outras perguntas serão respondidas durante o espetáculo", pondera. O show vai reunir diversos grupos ligados ao Movimento Street Dance e personalidades da dança na cidade.
O estilo, que teve seus primeiros passos criados nos Estados Unidos na década de 30, chegou ao Brasil somente em 91 com a formação de grandes grupos de dança de rua. Com duas vertentes diferenciadas, a street dance divide-se com influências no hip hop e vinculada aos grandes estúdios de dança. Em suma, possui nos ritmos uma expressão única que pode adquirir características diferenciadas com a mistura de linguagens como encenação teatral, mímica e dança ou simplesmente a movimentos fortes e energéticos. Os espetáculos, que geralmente acontecem nas ruas (por isso, o nome), chamam atenção devido à agilidade e rapidez de seus participantes. Dessa vez, os vários estilos poderão ser reconhecidos no palco do Plaza Foz.
Toda a logística do espetáculo fica a cargo do teatro. "A condição de abertura do palco é de que todo montante arrecadado na venda de ingressos ou doações seja encaminhado a entidades assistenciais da cidade. "O que queremos é formar uma grande corrente de solidariedade".
O espetáculo de street dance acontece dia 15 deste mês, a partir das 20h30. Os ingressos custam R$ 5,00 e o montante arrecadado será revertido para Fundação Nosso Lar, entidade que atende a crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou sub judice, recriando um ambiente familiar com a participação dos pais sociais. No local, a rotina de uma família, com horários, tarefas, obrigações e alegrias são recriadas para os jovens moradores. Hoje, a fundação mantém oito casas lares, duas casas de passagem e uma casa da juventude.

De casa
Outra iniciativa do Plaza no ano em que completa 20 anos, é oferecer à comunidade local descontos especiais para apresentações de um dos mais belos espetáculos sobre as três fronteiras. "Ir ao teatro é uma questão de costume e queremos provocar isso na comunidade".

Serviço
Espetáculo Street Dance
dia 15 de setembro
20:30 horas
Ingressos R$ 5,00
Renda revertida para Fundação Nosso Lar (3025 2440).