terça-feira, 20 de maio de 2014

A arte de contar histórias

O Sesc Foz do Iguaçu apresenta no dia 31 de maio, sábado, a oficina “A arte de contar histórias”, com Rosy Greca (Curitiba). A participação é gratuita, e as inscrições seguem abertas até o dia 30/05, sexta-feira, obedecendo o limite de 30 vagas disponíveis.
O trabalho se propõe a realizar uma imersão no universo da arte de contar histórias, a partir da enunciação de sete perguntas essenciais: por que, quando, para quem, onde, quais, quem e como contar histórias? Tais questões se relacionam e suscitam diferentes abordagens, as quais, em seu conjunto, constroem uma visão panorâmica desse encantador universo. Os elementos que compõem a contação de histórias – texto, narrador e público – ganham nítidos contornos no momento em que jogos, exercícios e improvisações são propostos ao grupo. Desse modo, teoria e prática se unem para propiciar aos contadores novas perspectivas às suas performances narrativas seja em sala de aula ou nos demais ambientes de atuação.

Conteúdo
O valor da contação de histórias;
Diversos públicos para diversas narrativas;
A literatura oral e a literatura autoral – a questão do repertório;
O contador leigo e o contador urbano;
O texto, o narrador e o público – o tripé que sustenta a narrativa;
O preparo técnico (corpo e voz), emocional e cultural do contador.

Rosy Greca é licenciada em Educação Musical (FEMP), e Pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte (FAP) e em Gestão Cultural (SENAC). Premiada compositora, é artista, diretora musical, narradora de histórias, arte-educadora e produtora cultural. Diretora executiva da Rosy Greca Produções Artísticas. Entre suas realizações estão CDS, trilhas sonoras, espetáculos musicais, teatrais e de narração de histórias. Arte-educadora, ministra palestras e oficinas de formação de professores nas áreas da música e da narração de histórias. Atua como produtora de áudio em projetos pedagógicos (livros didáticos, CDs, CD ROM, DVDs) e é autora do livro/CD: "A canção para crianças" – uma contribuição ao reencantamento da infância.


Oficina A arte de contar histórias
31 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Sesc Foz do Iguaçu (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A). Inscrições até 30 de maio (limite de vagas: 30).

Nenhum comentário: