quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Universidade que queremos


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Paulo Freire)

Eu assino este manifesto:

A universidade que queremos

O tripé formado por ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a universidade cumprir a sua função social. Quer dizer que além da formação do estudante, as instituições precisam desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas e torná-las acessíveis a toda a população.
Além disso, o campus é um espaço de vivência de grande parcela da comunidade iguaçuense, devendo ser integrado às práticas social, política e cultural da cidade, por meio de programas e ações públicas e de intercâmbio permanente.
Somos um pólo acadêmico que reúne mais de 5 mil alunos e professores, em quase uma dezena de centros de ensino. Desta forma, temos um grande papel a cumprir com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, através da reflexão e da apresentação de propostas voltadas para o futuro de nossa cidade.
Por isso, nós do Comitê Universitário Arinha Rocha Vereadora, apresentamos o compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade, e com a defesa da integração da instituições de ensino com a comunidade.

UNIOESTE
Formada pela luta e união da população de Foz do Iguaçu, a UNIOESTE é a única universidade pública instalada na cidade. Ao longo dos anos, a instituição resistiu a várias tentativas de privatização, em diferentes governos. Hoje, a universidade enfrenta sérias dificuldades, pois o seu orçamento não contempla de forma suficiente as área de pesquisa e extensão, ampliação das atividades e implantação de novos cursos.
O mandato de Arinha Rocha será um instrumento permanente de discussão e participação social, buscando o aumento dos investimentos na UNIOESTE, principalmente, na reivindicação de novos cursos, como o de História, Geografia e Educação Artística, contribuindo com as necessidades da rede de ensino do Paraná.

PARTICULARES
A grande expansão de vagas nas instituições particulares deve ser acompanhada por mecanismos que garantam a qualidade do ensino e a ampliação do crédito estudantil. O Governo Lula implantou medidas importantes para garantir o acesso à educação particular. O mandato de Arinha Rocha irá buscar alternativas locais para melhorar ainda mais o crédito por meio de incentivos fiscais convertidos em bolsas de estudos integrais e parciais.

O futuro
Não virá por si
Se não tomarmos medidas.
Pega-o pelas orelhas...
Pega-o pela cauda...
E avança!
(Fragmento do poema Desatai o Futuro de Wladimir Maiakovski)Paulo Freire)o a sociedade muda"

(Comitê Universitário Arinha Rocha Vereadora)

LEIA O JORNAL NO FORMATO PDF Capa Páginas 2 e 3 Página 4
.

Nenhum comentário: