terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cultura & solidariedade

Matéria da jornalista Daniela Valiente com colaboração da assessoria do Teatro Plaza Foz, na edição de hoje (2) do jornal A Gazeta do Iguaçu, divulga o espetáculo Danças Urbanas, cuja renda será revertida para a Fundação Nosso Lar. O espetáculo faz parte do projeto Cultura & Solidariedade, desenvolvido desde o início do ano para comemorar os 20 anos do Plaz Foz, com o apoio da Fundação Cultural.
Confira a matéria:

Novidades
Plaza traz danças urbanas ao palco

Espetáculo dá continuidade a grade de programação das comemorações dos 20 anos do Teatro Plaza Foz

Daniela Valiente e assessoria
Desde o primeiro semestre do ano, espetáculos de dança, música e teatro locais são freqüentes no palco do Teatro Plaza Foz. A grade de programação ganha a cada segunda-feira, novas atrações com talentos locais e chama atenção da comunidade com uma ação não somente cultural, mas também beneficente.
A idéia veio com a comemoração do aniversário do Plaza. "Queríamos fazer algo diferente e surgiu a idéia de abrirmos o teatro para apresentações locais", explica Jean Milan, coreógrafo do teatro. É ele quem coordena o espetáculo em cartaz no Plaza e que mostra por meio da dança, a integração entre as culturas das três fronteiras. Com um staff de 40 bailarinos, o espetáculo mostra com luxo e profissionalismo, música e dança das três regiões, além da preciosa Lenda das Cataratas. Em sua maioria o público é formado todas as noites (exceto às segundas) por turistas, mas com a abertura do teatro essa realidade deve mudar. Queremos que a comunidade se aproxime do teatro e conheça melhor os nossos artistas, o que se produz aqui na cidade".
Com a campanha Cultura & Solidariedade, o teatro promove não somente a abertura de suas portas para a comunidade, mas também uma ação solidária ao doar o montante arrecadado com a venda dos ingressos para entidades assistenciais.
No próximo dia 15 de setembro, um espetáculo de danças urbanas ganha espaço no local. A entidade beneficiada será a Fundação Nosso Lar.
O diretor Pedro Almeida define o momento como um modo de romper barreiras e ao mesmo tempo explicar as diferentes definições existentes para a dança. "Street dance, dança de rua, hip hop, break, free style…ouvimos na TV, acompanhamos pelas apresentações em escolas e praças, mas junto com a gigantesca ascensão dessa modalidade, nasce também uma necessidade de contestar: o que é street dance? O que são as chamadas danças sociais? Essas e outras perguntas serão respondidas durante o espetáculo", pondera. O show vai reunir diversos grupos ligados ao Movimento Street Dance e personalidades da dança na cidade.
O estilo, que teve seus primeiros passos criados nos Estados Unidos na década de 30, chegou ao Brasil somente em 91 com a formação de grandes grupos de dança de rua. Com duas vertentes diferenciadas, a street dance divide-se com influências no hip hop e vinculada aos grandes estúdios de dança. Em suma, possui nos ritmos uma expressão única que pode adquirir características diferenciadas com a mistura de linguagens como encenação teatral, mímica e dança ou simplesmente a movimentos fortes e energéticos. Os espetáculos, que geralmente acontecem nas ruas (por isso, o nome), chamam atenção devido à agilidade e rapidez de seus participantes. Dessa vez, os vários estilos poderão ser reconhecidos no palco do Plaza Foz.
Toda a logística do espetáculo fica a cargo do teatro. "A condição de abertura do palco é de que todo montante arrecadado na venda de ingressos ou doações seja encaminhado a entidades assistenciais da cidade. "O que queremos é formar uma grande corrente de solidariedade".
O espetáculo de street dance acontece dia 15 deste mês, a partir das 20h30. Os ingressos custam R$ 5,00 e o montante arrecadado será revertido para Fundação Nosso Lar, entidade que atende a crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou sub judice, recriando um ambiente familiar com a participação dos pais sociais. No local, a rotina de uma família, com horários, tarefas, obrigações e alegrias são recriadas para os jovens moradores. Hoje, a fundação mantém oito casas lares, duas casas de passagem e uma casa da juventude.

De casa
Outra iniciativa do Plaza no ano em que completa 20 anos, é oferecer à comunidade local descontos especiais para apresentações de um dos mais belos espetáculos sobre as três fronteiras. "Ir ao teatro é uma questão de costume e queremos provocar isso na comunidade".

Serviço
Espetáculo Street Dance
dia 15 de setembro
20:30 horas
Ingressos R$ 5,00
Renda revertida para Fundação Nosso Lar (3025 2440).

Nenhum comentário: