segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Universidade sem fronteiras

A inauguração oficial do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) e a realização I Colóquio Internacional Educação para a Integração Latino-Americana, no auditório César Lattes do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, marcaram as atividades de instalação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). No próximo dia 31 serão fundadas 10 Cátedras nas mais diversas áreas do conhecimento. As aulas de graduação começam no primeiro semestre de 2010.


Uma universidade sem fronteiras

A UNILA visa promover, pelo conhecimento compartilhado, a integração regional solidária e um projeto latino-americano apto a enfrentar os desafios do século XXI. A missão da futura Universidade é formar pesquisadores e profissionais que pensem o presente e o futuro da América Latina integrada, nas áreas das Ciências, Engenharias, Humanidades, Letras, Artes, Ciências Sociais e Aplicadas. Com um projeto político-acadêmico bilíngue (português-espanhol) inter e transdisciplinar, que visa a articulação entre a graduação, a pós-graduação e as linhas de pesquisa, a pluralidade de idéias e o estímulo à reflexão serão constantemente fomentados.



Dados básicos
- A Universidade estará localizada tríplice fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai, na cidade de Foz do Iguaçu (Brasil).
- O futuro campus tem projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e será construído em área de 38, 9 hectares doada por Itaipu Binacional.
- A instituição atenderá a dez mil alunos, entre estudantes brasileiros e dos demais países as América Latina.
- O corpo docente será formado por especialistas brasileiros e dos demais países latino-americanos. Serão 250 professores efetivos e 250 professores visitantes.

.

Nenhum comentário: