sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Observatório Nacional

O Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma iniciativa desenvolvida para reunir e acompanhar informações e indicadores sobre as políticas sociais focadas na garantia dos direitos da infância e da adolescência.

O Observatório está estruturado como um dos projetos da Agenda Social Criança e Adolescente, anunciada em outubro de 2007 pelo Presidente da República e formulada para incentivar, defender e promover os direitos da população infanto-juvenil em situação de violência no país.

O Observatório é mantido e coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos - SEDH da Presidência da República, juntamente com 14 Ministérios que constituem o Comitê Gestor da Agenda Social. Os esforços do Observatório também são dirigidos para integrar estados, municípios, organizações nacionais e internacionais como parceiros no fortalecimento do projeto e na manutenção de suas bases de dados.

No portal eletrônico do Observatório é possível conhecer as ações desenvolvidas no âmbito da Agenda Social com linguagem acessível e informações detalhadas. Sua estrutura oferece um esquema ilustrado de indicadores de interesse da garantia de direitos da infância e da adolescência brasileira em nível nacional, estadual e municipal.

Também estão presentes no portal do Observatório informações e documentos a respeito das principais referências legais, científicas, políticas e institucionais que amparam os esforços da sociedade e dos governos no campo da redução da vulnerabilidade infanto-juvenil.

.

Nenhum comentário: