quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Inauguração da Unila e IMEA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) deve começar as aulas de graduação no primeiro semestre de 2010. Enquanto isso, o planejamento das atividades gradativamente se intensifica. De hoje (19) até sábado (22) será realizado o 1º Colóquio Internacional – Educação para a Integração Latino-Americana.

O Colóquio reunirá pesquisadores e lideranças acadêmicas de expressão da América Latina e de outros países e marcará a inauguração oficial do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), além de ter caráter de evento fundador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – que terá sua sede provisória no PTI.

Hoje, entre as 9h e as 18h30, será realizada a primeira reunião do Conselho Consultivo Latino-Americano do IMEA. Mais tarde, às 20h, haverá a abertura do Colóquio Internacional com a palestra magna “A Universidade e a Integração Latino-Americana”, ministrada por Enrique Ayala Mora, reitor da Universidade Andina Simón Bolivar, Sede Equador.

Amanhã (20), às 10h, uma sessão solene abrirá o Colóquio de instalação do IMEA. Para as 12h, está marcada a inauguração das instalações provisórias da Unila/IMEA no PTI.


Confira a programação dos painéis que serão apresentados durante o Colóquio:

20/08

14h30
Painel 1 – “Conhecimento, Poder e Mudança Social: o papel da universidade na América Latina”, mediado pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho.

16h45
Painel 2 – “A Universidade e os Desafios da Integração Latino-Americana”, mediado pelo integrante da Comissão de Implantação da Unila (CI-Unila) e chefe da Divisão de Atos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Alessandro Candeas.

21/08

8h30
Painel 3 –- “A Universidade Latino-Americana diante da Globalização e da Sociedade do Conhecimento”, mediado pelo integrante da CI-Unila, professor da Universidade de Brasília e ex-coordenador da Unesco/Brasil, Célio Cunha.

10h45
Painel 4 – “O Saber Acadêmico e a Produção e Difusão do Conhecimento na Era da Informação”, mediado pelo integrante da CI-Unila e assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Paulino Motter.

14h30
Painel 5 – “Universidade Latino-Americana: qualidade acadêmica e relevância social”, mediado pelo integrante da CI-Unila, professor e ex-reitor da UFPR, Carlos Roberto Antunes.

16h45
Painel 6 – “Universidade Latino-Americana: integração universidade-sociedade”, mediado pela integrante da CI-Unila e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ingrid Sarti.

22/08

8h30
Painel 7 – “Universidade e Integração: experiências regionais”, mediado pelo reitor da Universidade Nacional del Este (Paraguai), Victor Chamorro.

A conferência de encerramento terá início às 10h45. O presidente da CI-Unila, professor Hélgio Trindade, falará sobre “O Papel da Educação na Integração Latino-Americana”. Trindade também é conselheiro da Comissão da Comissão de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA

O IMEA, apoiado no Conselho Consultivo Latino-Americano e em Cátedras Latino-Americanas, será fundamental para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para Hélgio Trindade, “o IMEA atuará como unidade acadêmica da Unila. Será um espaço plural de reflexão crítica, contribuindo na elaboração e definição das linhas de pesquisa, do ensino de graduação e pós-graduação e dos programas de extensão”.


Mais informações sobre o colóquio podem ser obtidas pelo site

.

Nenhum comentário: