quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mais Cultura

(Foto: divulgação)

Dança, teatro, artesanato, literatura, música. Esses são exemplos de arte que a partir do próximo ano a população carente de Foz do Iguaçu poderá ter acesso. A iniciativa faz parte do programa “Mais Cultura”, do Ministério da Cultura, o qual Foz do Iguaçu foi beneficiada com a aprovação de 14 pontos, que são projetos voltados ao desenvolvimento de algum tipo de expressão cultural e devem ser apresentados por entidades sem fins lucrativos.
A escolha dos 14 pontos será realizada por uma curadoria. O valor total para o desenvolvimento de cada projeto aprovado será de R$ 180 mil reais durante três anos, sendo R$ 60 mil por ano. Deste valor um terço será pago pelo município e dois terços pela União.
Cada entidade que tiver seu projeto aprovado será responsável pela administração da verba, a Fundação Cultural terá responsabilidade pelo suporte e acompanhamento dos projetos.
A data para implementação dos projetos deverá ser definida durante a assinatura do convênio, o que deverá acontecer no prazo de um mês. Até agora no Paraná, somente Foz e Curitiba foram beneficiadas com o programa. Os recursos municipais serão oriundos do Fundo Municipal de Cultura.


Pontos de Cultura

Os pontos de cultura fazem parte dos projetos do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. De acordo com o ministério são ações de cunho cultural desenvolvidas pela comunidade que ganham o reconhecimento do Estado e passam a receber aporte de recursos para aplicar conforme o plano de trabalho próprio. Não existe uma forma exata para os pontos de cultura, cada entidade ou organização não-governamental será responsável por criar o projeto e como ele será viabilizado no município.


(Informativo da Secretaria Municipal de Turismo)

.

Nenhum comentário: