quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bienal do Livro de Curitiba

Abre hoje (27) e prossegue até o dia 4 de setembro, no Expo Unimed Curitiba, a I Bienal do Livro de Curitiba. A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) participa da Bienal com um espaço, localizado em frente a entrada do auditório principal. No espaço serão promovidos promovidos lançamentos de livros de autores paranaenses, atividades artísticas com o projeto Ligado na Cultura e, ainda será disponibilizado para a consulta no local parte do acervo de livros que fazem parte do programa Biblioteca Cidadã.

Para a secretária de cultura Vera Mussi, o estande da SEEC é um ponto de encontro da cultura paranaense dentro da Bienal. “Aqui faremos lançamentos diários de livros com autores aqui do Paraná. Além disso, nossos artistas farão performances várias vezes por dia com objetivo de incentivar o hábito da leitura não só para os adultos, como também para o público infantil”.

A coordenadora de editoração da SEEC e responsável pelo espaço da Cultura dentro da Bienal, Rosi Salomão, comenta que a idéia é apresentar para os visitantes da Bienal um pequeno painel do que o Governo do Estado vem proporcionando na área da literatura. “Nós teremos nas estantes os livros que são lançados pelo setor de Editoração como as antologias dos concursos de poesia Helena Kolody e o de contos Newton Sampaio. Além disso temos várias obras de autores paranaenses que são publicadas pela Secretaria”.

Sobre os lançamentos de livro que acontecerão durante os nove dias da Bienal, sempre das 14 às 21 horas, o estande vai contemplar todos os gêneros literários da poesia aos contos, passando por romances históricos, crônicas e críticas literárias. Na quinta-feira, dia da abertura, a escritora Zélia Maria Nascimento Sell vai lançar a obra Altdeutschen – A história que não foi contada sobre um período da história do Paraná.

A Biblioteca Cidadã, projeto que promove a inclusão cultural em 300 municípios paranaenses, terá um lugar de destaque no espaço da Secretaria de Cultura. Lá o público vai poder conhecer um pouco mais sobre o assunto por meio da exibição de vídeos e, também, com parte do acervo de dois mil livros que estará a disposição para a consulta do público com títulos que contemplam os grandes autores da literatura nacional e estrangeira.


Serviço:

Estande da Secretaria de Cultura na Bienal do Livro de Curitiba. Expo Unimed Curitiba (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). De 27 de agosto a 4 de setembro, das 9 às 21 horas. R$2 e R$1 (meia-entrada). Ingressos grátis para professores, idosos e crianças.


(Com assessoria da SEEC)


Visite o site da Bienal

.

Nenhum comentário: