quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vote no Prêmio Betinho - Atitude Cidadã

Ivania Ferronatto

Ivania Ferronatto, nascida em Fagundes Varela (RS), foi uma das idealizadoras, co-fundadora e atual coordenadora de projetos da Fundação Nosso Lar de Foz do Iguaçu. A instituição é uma entidade social não-governamental sem fins lucrativos que abriga crianças e adolescentes abandonados ou maltratados por suas famílias.

Durante sua jornada na luta pelos direitos da criança e adolescente, Ivania foi responsável pela implantação do Programa Família Acolhedora. “A criança deve ser criada numa família, não dentro de abrigos. Toda criança quer ter sua família”, afirma Ivania. A iniciativa cadastra e capacita famílias que possam acolher, por um período determinado, as crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Essas famílias são acompanhadas pela Fundação Nosso Lar.

Além do cargo de coordenadora de projetos no Nosso Lar, Ivania também participa como suplente dos Conselhos Municipal e Estadual da Criança e do Adolescente, e é coordenadora da reorganização de abrigos de Foz do Iguaçu. É integrante da Rede Proteger – Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira. “Essa é uma rede de instituições de atendimento à criança. Esse intercâmbio serve para troca de informações e até de doações”, conta Ivania.


O Prêmio Betinho

O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.

Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17.000 votos, provenientes de 674 localidades, e 33 (trinta e três) vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra.


Processo de Seleção – Os Indicados

Em cada município listado no site, a Rede COEP e Organizações parceiras, indicam 03 pessoas para participarem do Prêmio, a partir de iniciativas desenvolvidas localmente. Não podem ser indicadas pessoas que são, ou foram nas duas últimas legislaturas, candidatas a cargos eletivos nos poderes executivos e legislativos, no âmbito dos governos municipal, estadual ou federal. Os indicados nos municípios de uma mesma região concorrem a um Prêmio regional.

Todos(as) os(as) indicados(as) contam com nosso reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem.

Em cada região e município (quando for o caso) é selecionado(a) aquele(a) que receberá o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros.


Como Votar

Você pode participar selecionando dentre os indicados na sua região e no seu município (quando for o caso), aquele que, na sua opinião, desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania.


Clique aqui para conhecer os indicados de 2009

Clique aqui para votar

Os nomes dos(as) premiados(as) serão divulgados em dezembro de 2009.


Clique aqui para conhecer os premiados de 2008


Realização

A iniciativa é do COEP e de sua Rede Mobilizadores.

www.coepbrasil.org.br

www.mobilizadores.org.br

.


Nenhum comentário: