sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pré-Conferência discute os direitos da criança e do adolescente

Adolescentes, representantes do poder público e da sociedade civil estarão reunidos no Centro Comunitário da Vila C.

Hoje (5), no Centro Comunitário da Vila C acontece a última Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Foz do Iguaçu. Até agora já foram realizadas quatro Pré-Conferências, nas regiões do Centro, Porto Meira, Três Lagoas e Morumbi. Estas Pré-Conferências servem de base de discussão para a quinta edição da Conferência Municipal que acontece nos dias 18 e 19 deste mês, no Centro de Convivência do Idoso.

A Pré-Conferência é convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e, durante toda a tarde, serão discutidos temas ligados adolescência para qualificar os adolescentes sobre a Conferência Municipal, sua importância e a importância da participação dos adolescentes em todo este processo.

Qualquer adolescente pode participar da Pré-Conferência, sendo que durante o evento serão eleitos delegados (no máximo 30) para participarem e votarem durante a Conferência Municipal, que tem por finalidade conhecer o cenário atual de garantia dos direitos da criança e do adolescente e colher, reunir e sistematizar contribuições para o aperfeiçoamento da política pública de atenção à criança e adolescente. Esta Conferência também irá avaliar a materialização dos compromissos assumidos na última Conferência, realizada em 2007.

A diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronato, será a pré-conferencista e para ela a participação dos adolescentes tanto nas pré-conferências, quanto na conferência municipal é de grande importância “já que são fóruns onde se discute o quadro e as propostas de políticas publicas para a área da infância e da adolescência e eles (os adolescentes) são os principais interessados”. Ainda segundo Ivania Ferronato, “a participação do jovem é um exercício de cidadania”.

Também participam das discussões, conselheiros tutelares, representantes do poder público e da sociedade civil através de seus diferentes segmentos que atuam no atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, professores e diretores de escolas.

Das Conferências Municipais são retiradas propostas que são repassadas para a Conferência Nacional, que tem o papel de aprová-las, para serem implantadas enquanto Política Pública.

Serviço:

V Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

05/06/2009, das 14:00 às 17:00 horas

Centro Comunitário da Vila C

.

Nenhum comentário: