segunda-feira, 22 de junho de 2009

Homenagem aos Excelentíssimos Senhores Ministros do STF

Em homenagem aos Excelentíssimos Senhores Ministros do Supremo Tribunal Federal, em especial ao Excelentíssimo Senhor Ministro Gilmar Mendes, que mencionou as atividades de culinária e corte e costura, “para as quais não é exigido diploma”, comparando ao exercício da profissão de jornalismo.


Receita de Pamonha

• 12 espigas médias de milho verde bem novo

• 4 colheres (sopa) de açúcar

• ½ lata de leite

• 1 lata de leite condensado


Preparo

Corte a base das espigas e descasque o milho. Limpe e lave as espigas e as folhas. Rale as espigas bem rente aos sabugos. Bata o milho ralado no liquidificador com o Leite Moça, o açúcar e o leite. Reserve. Afervente rapidamente as folhas do milho em uma panela funda para amolecerem. Separe as menores e desfie formando tiras estreitas. Segure a folha no sentido do comprimento e faça duas dobras sobrepostas. Dobre ao meio, unindo as extremidades abertas. Segure o pacote pela extremidade e encha-o com o creme de milho, deixando bastante espaço vazio na borda. Feche o pacote, amarrando com a tira reservada. Cozinhe em água fervente, até que a palha amarele e as pamonhas fiquem firmes. Retire da água e escorra. Sirva quente ou fria.


Dicas

Para fazer os pacotes é importante que as espigas estejam intactas, totalmente revestidas pela palha.
Se preferir, ao invés de ralar as espigas, corte o milho rente ao sabugo e prossiga com a receita.
Para um preparo mais simples, despeje a pamonha em um recipiente refratário médio e asse em banho-maria em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora ou até dourar.
Os ingredientes da pamonha variam conforme a região do país. Pode-se, por exemplo, acrescentar 1 colher (chá) de canela em pó ao creme da pamonha; ou substituir o leite por leite de coco; ou, ainda, acrescentar coco fresco ralado.

E como qualquer boa faculdade de jornalismo ensina, estou citando a minha Fonte: Cozinha Nestlé


Só para lembrar: durante a ditadura militar, instalada no país entre 1964 a 1984, as matérias jornalísticas censuradas nos jornais impressos eram substituídas por receitas. Será que o Excelentíssimo Senhor Ministro Gilmar Mendes estava se referindo a esta época, quando mencionou a atividade de “culinária”? Fica a pergunta!

.

Nenhum comentário: