quinta-feira, 25 de junho de 2009

Constelações

“São pequenos universos poéticos de incertezas que admitem constelações estéticas dançando sobre a corda bamba do comum ao imprevisível” (Lílian Gassen)

A habilidade e a delicadeza vêm desde os oito anos de idade, quando a artista fez sua primeira peça em cerâmica, no Centro Juvenil de Artes Plásticas, em Curitiba. Rossana C. Guimarães faz, em sua trajetória artística, uma mescla de desenho, pintura, cerâmica e música. Além de artista plástica e cantora, Rossana é professora de Gravura, Escultura e Cerâmica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

Segundo ela, a principal inspiração e conhecimento, não só para a arte mas também para o ser humano, está na natureza. “Não é preciso copiar da natureza, apenas tirar dela o conhecimento necessário”. Lílian Gassen, artista plástica e responsável pelo texto de apresentação da exposição, diz sobre os objetos de Constelações: “... eles não são representações da natureza, mas encarnam o sentido natural, como o de coisas que já estavam presentes, entranho em nosso olhar.”

O auto-conhecimento e o bom relacionamento com o mundo são as duas maiores qualidades que Rossana adquiriu em toda a sua trajetória. “Os artistas são todos iguais no modo de ver a arte como motivação de vida”, enfatiza.

Depois de 10 anos sem uma exposição individual, em Constelações a artista articula relações formais entre vários elementos. Geraldo Leão faz o papel de curador colaborador da exposição, e em parceria com Rossana e Lílian, é um dos responsáveis pela escolha de quais objetos serão expostos. Os trabalhos que compõem a exposição ainda não foram divulgados. Rossana diz que é tudo surpresa. “Quando as pessoas esperam por algo que não sabem o que é, elas se transformam”. O que mais encanta Geraldo Leão é a delicadeza que os objetos transmitem. “São objetos muito delicados, potentes poeticamente”, conta.

(Assessoria de Comunicação do BRDE - ASCOM)


Constelações

Rossana C. Guimarães

Abertura

25 de junho às 19h

Exposição

De 26/06 a 24/07

Segunda a sexta-feira, 12h30 às 18h30

Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões

Av. João Gualberto, 530/570 (com estacionamento)

Alto da Glória – Curitiba -PR

Informações: (41) 3219-8056

www.imagine.org.br

.

2 comentários:

Poliana disse...

Olá! Legal você ter divulgado a matéria no seu blog .. caso tiver como colocar a fonte acho que seria interessante! Foi escrito aqui pela Assessoria de Comunicação do BRDE - ASCOM! Abraço, Poliana Dal Bosco

Carlos Luz disse...

Desculpe Poliana é que me chegou com um e-mail do Imagine cultural, mas já estou arrumando e colocando a fonte... desculpe a falha...
abração...