segunda-feira, 30 de junho de 2008

Gente é pra brilhar

Usar os recursos multimídia para aprimorar a educação. Esse é um dos conceitos-chave do programa Gente é pra brilhar, que tem em seu site o material do projeto em quatro línguas – português, inglês, francês e espanhol e no blog dá continuidade à iniciativa, abrindo um espaço para os jovens contarem suas experiências e interagirem com os internautas. Além de mostrar partes dos documentários dos jovens envolvidos, o site apresenta dicas pedagógicas para que as escolas possam utilizar as experiências em sala de aula e envolver pais e comunidade. Os educadores podem ainda pedir via site um DVD com os filmes completos ou o CD-ROM com material pedagógico. O site do projeto tem ainda charges, crônicas, promoção com distribuição de brindes e um link para o blog onde são divulgadas as últimas novidades.
Além de capacitar jovens em técnicas de audiovisual, o programa reforça a educação nas escolas mostrando a experiência de vida bem sucedida, multiplicando essa informação para que ela sirva de referência e exemplo para muitas outras pessoas. Essa tem sido a fórmula de sucesso do programa, que chega à sua terceira edição com uma novidade: lançando um livro reunindo as experiências de escolas que em 2007 utilizaram como base as dicas pedagógicas das primeiras edições do programa e conquistaram bons resultados.
O programa capacita jovens de escolas públicas, finalizando o curso com a realização de documentários. Esse material, junto com dicas e planos de aula, faz parte de CDs e DVDs que são distribuídos para escolas públicas.

Parcerias
Para garantir o máximo de aproveitamento do material educacional produzido pelo projeto, além da distribuição dos DVDs e CDs ROM a equipe do programa promove oficinas com professores de escolas públicas, capacitando-os para aplicar em sala de aula as experiências apresentadas.
Realizado pela ONG Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente – Cima, o programa Gente É pra Brilhar tem o patrocínio da Cosipa e Usiminas e o apoio das Secretarias Municipais de Educação de Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande, do Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte e do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

Um comentário:

Wilma Nunes Rangel disse...

oi Carlos, parabéns seu blog está muito legal, adorei o Club da Mafalda...visitarei mais esse espaço, muito interessante..