quarta-feira, 4 de junho de 2008

Depoimentos para a História

O Arquivo Público do Paraná e o Grupo Tortura Nunca Mais/PR lançaram o Projeto “Depoimentos para a História”, que vai coletar depoimentos de pessoas que sofreram perseguição do Estado por participaram da resistência democrática no Paraná, antes e depois da vigência do Regime Militar.
O objetivo é registrar a história de militantes e ex-presos políticos que de alguma forma sofreram perseguição política, vigilância, privações e torturas causadas pela ação repressiva do Estado do Paraná desde a década de 40 até 1980.
Narciso Pires, do Grupo Tortura Nunca Mais/PR, lembra que “2008 é emblemático para a História Política brasileira, pois marca os 40 anos do Ato Institucional nº 5, o famigerado AI-5, que legitimou as atrocidades patrocinadas pelo Regime Militar contra os homens e mulheres que ousaram lutar pela liberdade e pela Democracia”. Para ele, o registro dessa memória é “fundamental para refletir sobre a história da luta contra a tortura, infelizmente, ainda vigente em nossa sociedade”.
Diversos eventos marcarão os 40 anos pós-1968 no Paraná. Em 26, 27 e 28 de Junho, defensores dos Direitos Humanos se reúnem para debates, depoimentos e atividades culturais tendo como foco a repressão política no século XX no Paraná.

Nenhum comentário: