sexta-feira, 20 de junho de 2008

Horizontes sociais do graffiti

O livro Por Trás dos Muros – Horizontes Sociais do Graffiti (Editora Peirópolis / Projeto Quixote) traz uma série de fotografias de grafites produzidos por jovens atendidos pelo Projeto Quixote, que oferece um programa de inclusão e geração de renda através do grafites e workshops para empresas.
A obra foi organizada por Graziela Bedoian e por Kátia Menezes, jornalista e editora do Bom-Dia Brasil. Menezes produziu as entrevistas que deram origem aos textos, divididos em três capítulos "Identidade Cultural", "Graffiti Social: Projeto Quixote" e "Graffiti: Viver disso?".
Com prefácio do artista plástico José Roberto Aguilar e do coordenador-geral do Quixote, o psiquiatra Auro Lescher, o livro traz também um posfácio escrito por Viviane Naigeborin, consultora de estratégia e projetos para organizações da sociedade civil, entre elas Artemísia International e Museu da Pessoa. Zilda Ferré, coordenadora do núcleo pedagógico, e Roberto Madalena, coordenador do programa de educação para o trabalho, complementaram as entrevistas feitas com a equipe do projeto. A voz dos grafiteiros está presente com Ota, artista plástico, professor de educação artística, grafiteiro e educador do Quixote; Past, estudante de arte design e grafiteiro há quatro anos, aprendiz e auxiliar na Agência Quixote Spray Arte; Cuba e Wolpy, grafiteiros que foram aprendizes e auxiliares da Agência.

Nenhum comentário: