Usar os recursos multimídia para aprimorar a educação. Esse é um dos conceitos-chave do programa Gente é pra brilhar, que tem em seu site o material do projeto em quatro línguas – português, inglês, francês e espanhol e no blog dá continuidade à iniciativa, abrindo um espaço para os jovens contarem suas experiências e interagirem com os internautas. Além de mostrar partes dos documentários dos jovens envolvidos, o site apresenta dicas pedagógicas para que as escolas possam utilizar as experiências em sala de aula e envolver pais e comunidade. Os educadores podem ainda pedir via site um DVD com os filmes completos ou o CD-ROM com material pedagógico. O site do projeto tem ainda charges, crônicas, promoção com distribuição de brindes e um link para o blog onde são divulgadas as últimas novidades.Além de capacitar jovens em técnicas de audiovisual, o programa reforça a educação nas escolas mostrando a experiência de vida bem sucedida, multiplicando essa informação para que ela sirva de referência e exemplo para muitas outras pessoas. Essa tem sido a fórmula de sucesso do programa, que chega à sua terceira edição com uma novidade: lançando um livro reunindo as experiências de escolas que em 2007 utilizaram como base as dicas pedagógicas das primeiras edições do programa e conquistaram bons resultados.
O programa capacita jovens de escolas públicas, finalizando o curso com a realização de documentários. Esse material, junto com dicas e planos de aula, faz parte de CDs e DVDs que são distribuídos para escolas públicas.
Parcerias
Para garantir o máximo de aproveitamento do material educacional produzido pelo projeto, além da distribuição dos DVDs e CDs ROM a equipe do programa promove oficinas com professores de escolas públicas, capacitando-os para aplicar em sala de aula as experiências apresentadas.
Realizado pela ONG Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente – Cima, o programa Gente É pra Brilhar tem o patrocínio da Cosipa e Usiminas e o apoio das Secretarias Municipais de Educação de Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande, do Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte e do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.




Diretora da Fundação Nosso Lar Ivania Ferronatto
Prefeito Paulo Mac Donald Ghisi
Ivania Ferronato ao lado da secretária municipal de ação Social Rosilene Link
Coordenador da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida Giuliano Inzis
Entre o público que compareceu ao lançamento, assistentes sociais, psicólogas, educadores, professores, estudantes e outros profissionais ligados à área




















C




"Temos a terra somente por um breve período, para usá-la e deixá-la intacta”. (Masai: Kênia)
“O assentamento de outras pessoas em nossa terra, significa o nosso extermínio”. (Ogiek: Kênia)
"A terra é a nossa vida, o nosso sangue. Sem a mata não podemos viver". (Penan: Malásia)
"Sem a nossa terra não somos um povo". (Tribo da Sibéria: Rússia)
"Não queremos perder a nossa terra, porque aqui é onde viveram os nossos antepassados". (Ayoreo: Paraguai e Bolívia)
"Quero viver no lugar que eu pertenço: em minha própria terra". (Yanomami: Brasil)
