quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cinema aberto

Lembrança ou esquecimento? A memória como uma ferramenta para entender a história, os acontecimentos e movimentos que envolvem a marcha humana e os seus indivíduos. Esse será o ponto de reflexão proposto para a próxima sessão do cineclube Cinema Aberto, que será realizada no Teatro Barracão, no próximo sábado (04), às 19 horas.
O filme “Uma cidade sem passado” é uma produção alemã de 1990, dirigida por Michael Verhoeve. A narrativa retrata a investigação de uma estudante em busca da verdade sobre relação dos moradores da provinciana Pfilzing com o nazismo.
A protagonista busca informações sobre o passado da cidade, revisitando arquivos e ouvindo versões dos habitantes sobre o período de ascensão e domínio e Adolf Hitler e o III Reich. A jovem se depara, então, com a dificuldade do obter informações das pessoas envolvidas, que recordam de poucas ocorrências e do prefeito como o “único” nazista conhecido na localidade.
Ao apresentar o tema da memória para o debate, os promotores do cineclube pretendem transportar a discussão para a realidade local, destacando a relevâncias das iniciativas e ações que promovam, preservem e cuidem da história de Foz do Iguaçu e de sua população.
O Cineclube Cinema Aberto dispõe de um blog na internet para a divulgação das atividades e informações sobre os filmes, no endereço
www.cineaberto.wordpress.com.

Serviço
“Uma Cidade Sem Passado” – (Das Schreckliche Mädchen)
Diretor: Michael Verhoeven – Ano: 1990 – Alemanha
Data: 4 de junho (sábado)
Horário: 19 horas
Entrada: Livre
Local: Teatro Barracão

Nenhum comentário: