quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Formação de Cuidadores

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA DE 27 A 30 DE OUTUBRO

LOCAL: SENADO FEDERAL

INSCRIÇÕES GRATUITAS: www.senado.gov.br/infanciaepaz

Formação de Cuidadores em Entidades de Acolhimento

O curso abordará a importância do vínculo da cuidadora com a criança nas entidades de acolhimento (os abrigos) e da preparação da criança nos casos em que se decide pela colocação em família substituta.

No que se refere à qualificação dos cuidados, o curso enfatizará que nos primeiros tempos de vida, os cuidados corporais têm importante impacto na constituição psíquica. Nos casos em que esses cuidados se dão em contexto coletivo é fundamental que se adotem procedimentos que garantam que a função materna possa ser exercida, ainda que não presente a mãe biológica. Apoiando-se nos princípios de Emmi Pikler, serão demonstrados concretamente como o abrigo pode se organizar para prover cuidados singularizados na primeira infância e assegurar efetivamente a proteção preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

No que se refere à preparação da criança nos casos de adoção, o curso enfatizará a importância de os profissionais (técnicos e cuidadores) estarem capacitados para ajudarem a criança a elaborar o luto em relação à família biológica como condição para aceitarem a inserção em uma nova família. Um dos aspectos mais dramáticos nos processos de adoção refere-se à "devolução" da criança durante o estágio de convivência ou de guarda. A criança sofre um novo abandono que pode ser ainda mais traumático que o primeiro, uma vez que o reedita e confirma. Tem sido enfatizada a importância da preparação dos pais que postulam a adoção, mas torna-se cada vez mais evidente que também a criança deverá ser preparada nesse processo, para que se aumente a probabilidade de uma adoção bem-sucedida.

Equipe do Instituto Berço da Cidadania

.

Nenhum comentário: