quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura

Companhia da Casa do Teatro é o único grupo paranaense a participar do I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura


A distância não impede a expressão artística. A diferença, seja de conceito teórico, de método ou de origem geográfica não é problema, pelo contrário, enriquece a experiência. Com este pensamento, a trupe de atrizes da Cia. Foz de Teatro, companhia cênica de Foz do Iguaçu partiu numa viagem de quase quatro mil quilômetros com destino ao Estado do Piauí, cidade de Floriano, onde acontece o I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura, até o dia 31 de outubro.

O encontro é organizado pelo Grupo Escalet de Teatro e o Pontão Cultura Viva ao Alcance de Todos, sendo destinado a grupos de teatro das instituições brasileiras beneficiadas pelo Programa Cultura Viva, mantido pelo Ministério da Cultura. Além das apresentações e da troca de impressões sobre a cultura do país, o festival tem o objetivo de formar a Rede Nacional de Pontos de Cultura que atuam com artes cênicas, para manter a discussão, o contato e a colaboração permanente entre os produtores cênicos.

A coordenação do festival selecionou 30 grupos de teatro, entre 182 propostas apresentadas por entidades de todo o país. A seleção teve como critério a qualidade cênica das propostas, inovação e distribuição geográfica dos Pontos de Cultura. Do Paraná, a Cia. Foz de Teatro é o único grupo a participar do festival, dividindo a cena com grupos como o Anima Boneco, do Rio Grande do Sul, a Cia. Paraladosanjos, de São Paulo, a Casa do Teatro do Oprimido, do Rio de Janeiro, entre dezenas de outros grupos nacionais.

Para a diretora da Cia. Foz de Teatro Arinha Rocha, que também é coordenadora da Casa do Teatro, a participação no festival é o reconhecimento de que é possível produzir teatro fora dos grandes centros urbanos. Além disso, a atriz aponta para a construção de espaços para a reflexão e para a mobilização dos grupos teatrais, a partir de novas demandas no cenário cultural brasileiro, impulsionadas pelo fortalecimento dos Pontos de Cultura apoiados pelo Governo Federal. “Vamos participar não apenas de uma mostra teatral, mas de um espaço voltado para promoção e a defesa da diversidade cultural de nosso país que se expressa por meio do teatro”, afirma Arinha.

Na mostra, a Cia. Foz de Teatro irá apresentar a montagem “Mulheres, sonhos e pecados”, baseada na peça “Dorotéia”, do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. O enredo é um terreno de batalha entre os valores sociais mais convencionais da sociedade e as vontades e escolhas de cada indivíduo, contrastando a tradição e o novo, a vida e a morte, a beleza e a maldição a recusa do próprio corpo e a admiração pela beleza estética.

A programação do I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura reúne espetáculos, oficinas, palestras e lançamento de livros.


Oficinas de Formação

Além da apresentação teatral, as integrantes da Casa do Teatro irão ministrar oficina de formação em Teatro do Oprimido, dirigida a atores e atrizes dos grupos participantes. O Teatro do Oprimido é uma metodologia criada pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal, praticado e difundido em mais de setenta países, tendo como objetivo utilizar o teatro como instrumento social e político.

Durante o curso, as atrizes Ednéia Dias e Sabrina Bondia irão apresentar um pouco da metodologia utilizada pela Casa do Teatro baseada na prática do Teatro do Oprimido.

A Casa do Teatro participa das oficinas de multiplicadores do Teatro do Oprimido realizada pelo Centro do Teatro do Oprimido, instituição carioca, criada por Boal para popularizar seu método estético.


A Companhia Foz

A Cia Foz de Teatro é o mais antigo grupo de teatro de Foz do Iguaçu, ainda em atividade. Iniciou a sua trajetória no ano de 1991, com o espetáculo “O homem do princípio ao fim”, com texto de Millôr Fernandes e direção de Roberto Menghini. Neste mesmo ano, produziu a I Mostra Nacional de Teatro Cidade das Cataratas, reunindo o melhor do teatro nacional, como os o Grupo Lume, Armatrux, Irmãos Tiaraju, Ilo Krugli, Cia. Pivete de Teatro, entre outros grupos. A mostra foi realizada, ainda, nos anos de 1992, 1993 e 1999.

A Cia. Foz de Teatro já apresentou os seus trabalhos por todo o Estado do Paraná, em várias cidades de São Paulo e Minas Gerais, além de ter participado de mostras e festivais em cidades do Paraguai e da Argentina.

A peça “Mulheres, sonhos e pecados” é o mais recente trabalho da companhia, que ainda divide tempo para o projeto”Terça in Cena“, que apresenta peças curtas baseadas em quadros de humor, em bares e espaços alternativos de Foz do Iguaçu.


Casa do Teatro

Rua Quintino Bocaiúva, 699, Centro – Foz do Iguaçu-Pr

Fone/fax: 45.3572-1473

E-mail: casadoteatro.imprensa@gmail.com

.

Nenhum comentário: