segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Consumo cultural

Apenas 8,7 dos municípios brasileiros tem salas de cinema. Este número caiu de 504 para 426, entre 2005 e 2006. A maioria dos museus está localizados na região sudeste, sendo que apenas São Paulo possui 410 unidades, contra apenas três equipamentos existentes no Estado de Roraima. Os dados são do Anuário de Estatísticas Culturais do País 2009, que acabam de ser divulgados pelo Ministério da Cultura (MinC). Para o órgão, este é um dos principais indicadores culturais do país e não será utilizado apenas como “instrumento retórico”, mas como fonte para balizar as políticas públicas necessárias.

A pesquisa também levantou as informações sobre outros equipamentos de acesso à cultura como bibliotecas, livrarias, grupos circenses e festivais de dança e de música. O Rio de Janeiro tem o melhor resultado na relação entre o número de cidades que têm teatro (58,7%). No Brasil, apenas 21,20% dos mais de 5 mil municípios contam com teatros.

Sobre o hábito do brasileiro em relação ao cinema, o anuário traz a informação de que, em média, 15% da população das cidades freqüentam esses locais pelo menos uma vez por mês. A pesquisa foi realizada em nove capitais. Os filmes vistos com mais frequência são os hollywoodianos (19%) e os gêneros mais assistidos são de ação e de aventura (15%) e comédias (14%).


Veja o Anuário completo

.

Nenhum comentário: