sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Criança Cidadã

O dinheiro que o governo recebe pelo pagamento dos impostos pertence ao povo. Assim, o trabalho da Controladoria Geral da União (CGU) é saber se esse dinheiro (que é público) está sendo gasto corretamente pelos administradores públicos.
Esses administradores devem trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população, com a construção de hospitais, escolas, estradas e outras ações que venham a beneficiar toda a sociedade. A CGU procura saber se essas coisas estão sendo feitas ou não.

Assim, a CGU é o órgão do governo federal que possui a responsabilidade de controlar como os recursos públicos federais são administrados. Além desse controle, a CGU também deve dar conhecimento à população sobre o que está sendo feito com o dinheiro e quanto está sendo gasto. É o que chamamos de transparência dos gastos públicos.

Parcerias

A CGU é parceira do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que é a agência da ONU que trabalha com os países para prevenir o abuso de drogas e enfrentar o crime organizado, inclusive a corrupção. A missão do UNODC é de contribuir para o desenvolvimento dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.

O UNODC é guardião da Convenção da ONU contra a Corrupção, que está em vigor desde 2005. Mais de 120 países fazem parte desse compromisso internacional, inclusive o Brasil, que vem aprimorando as leis nacionais e pondo em prática ações de prevenção e controle da corrupção, como este site, o Portalzinho da CGU, e o Portal da Transparência.

.

Nenhum comentário: