quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Observatório Jovem

O Site Observatório Jovem é um projeto de Extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Educação em 2003, caracterizando-se como grupo de estudo, pesquisa e extensão interinstitucional e multidisciplinar sobre o tema da juventude vinculado ao Campo de Confluência "Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação". Além de professores e estudantes da graduação e pós-graduação da UFF, reune profissionais de outras universidades (UERJ, UNIRIO, UFRRJ), organizações sociais (IBASE, ISER/Assessoria, Instituto Imagem e Cidadania), de um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ).

O Site produz matérias de conteúdo próprio na forma de entrevistas e reportagens e também procura divulgar informações qualificadas de outras fontes. A página hospeda produtos orientados à divulgação da produção científica da área da juventude, através da publicação das pesquisas e demais trabalhos do Observatório Jovem e de outros grupos, textos completos sobre diferentes temáticas, indicações de leituras, comentários críticos, resenhas, entrevistas e reportagens e boletins numa perspectiva de jornalismo científico. A página procura ser canal de estímulo ao diálogo entre os pesquisadores do tema da juventude e entre esses e a sociedade. Dessa forma, encontra-se aberta para receber contribuições.


"Menor" ou "Jovem": um estudo sobre como o discurso jornalístico diferencia a juventude

Por Raquel Junia (Observatório Jovem)


Pesquisa aponta que a mídia diferencia adolescentes de espaços populares e de classe média pela utilização de nomenclaturas. Jovens moradores de comunidades falam sobre a postura da imprensa.

Os jornais denominam de maneira diferente adolescentes infratores de acordo com a territorialidade e a condição social. Essa é uma das conclusões da pesquisa feita pela professora de Análise do Discurso da Universidade Federal Fluminense Maria Claudia Maia. Durante cinco meses, a professora selecionou reportagens dos jornais O Globo e Jornal do Brasil. A pesquisa resultou no artigo A produção do discurso jornalístico sobre o adolescente em conflito com a lei: jovem ou menor? O artigo foi publicado no volume 28 do periódico Cadernos de Letras da Universidade Federal Fluminense.

“Fui verificando como o jornal trabalhava diferente a nomeação do adolescente da zona sul da cidade e dos outros adolescentes, quase sempre moradores das favelas ou da zona norte”. Maria Claudia dá alguns exemplos de títulos das reportagens. “De um lado, as nomenclaturas – jovens de classe média, pitboys, jovens do Leblon, de outro, em todas as reportagens, os adolescentes foram chamados de menor, simplesmente, ou, menor infrator”.


Leia mais

.

Nenhum comentário: