segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Crianças retratadas por Sebastião Salgado

Foto ícone de Sebastião Salgado retrata filha de sem-terra num acampamento em Barra do Onça, Sergipe, Brasil, em 1996.


Em todas as situações de crise - guerra, miséria ou desastres naturais - as crianças são as maiores vítimas, por serem mais fracas fisicamente e as mais vulneráveis emocionalmente. Mas, às vezes, elas são as mais fortes.
O site de Sebastião Salgado recebeu o prêmio Top Ten Cool Sites, por sua excelência educacional, para o bimestre Outubro/Novembro de 2002, do Exploratorium, primeiro museu de ciências da Web.
Sebastião Salgado acaba de concluir um projeto que consistiu em documentar a campanha mundial para a erradicação da poliomielite, uma doença que praticamente desapareceu nos países mais ricos mas continua a aleijar e matar milhares de crianças e adultos em países em desenvolvimento. Os principais parceiros mundiais desta campanha são o UNICEF, a OMS (Organização Mundial de Saúde), os Centros Norte-americanos de Controle e Prevenção de Doenças, o Rotary Internacional e laboratórios privados tais como o Aventis Pasteur. Sebastião Salgado esteve na Somália, no Sudão, na Índia, no Congo e no Paquistão, onde fez a cobertura da maciça campanha de vacinação para a imunização contra a poliomielite.
"Espero que tanto como indivíduos, grupos ou uma sociedade, façamos uma pausa para pensar na condição humana na virada do milênio. Na sua forma mais brutal, o individualismo continua sendo uma fórmula para catástrofes. É preciso repensar a forma como coexistimos no mundo." (Sebastião Salgado).

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens seus trabalhos foram divugados muito bem !