quinta-feira, 19 de março de 2009

Audiência Cultura

Participei ontem da Audiência Pública sobre o Sistema Municipal de Cultura, onde a minuta de lei criando o Sistema e tratando sobre a própria Fundação Cultural, o Fundo de Cultura, a Conferência e o Conselho Municipal de Cultura, a Lei de Incentivos Fiscais, além da Lei do Patrimônio Histórico, foi entregue ao presidente da Fundação Cultural, Rogério Bonato.
Bem, não é a primeira vez que uma discussão deste tipo é iniciada em Foz do Iguaçu. Desde a criação da Fundação Cultural em 1986, estas questões permeiam o movimento Cultural da cidade.
Um marco nesta história foi o Encontro Falando em Cultura, que aconteceu em 1992, quando eu era o presidente da Fundação e, durante um final de semana inteiro, a entidade discutiu com o movimento cultural da época, metas, prioridades e estratégias do setor.
Espero que a discussão progrida, pois há 23 anos defendo a criação do Conselho Municipal de Cultura de Foz do Iguaçu, como única forma de se implantar uma Política Pública para Cultura. Em sua explanação a ex-presidente da Fundação e amiga Aline Albuquerque Teigão, hoje na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, disse que bons projetos existem muitos, mas nada, absolutamente nada, se faz sem recursos. Concordo plenamente com a Aline.
Aliás, falando em recursos, o orçamento da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, este ano, sofreu um corte por parte do Executivo.
.

Nenhum comentário: