sexta-feira, 13 de março de 2009

Dia Nacional da Poesia

Amanhã (14) comemora-se o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade e nas sociedades estudantis.

Poesia
Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.

Dia Mundial
A 30ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO proclamou o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia.
A data escolhida foi o do início da Primavera no Hemisfério Norte, que começa dependendo do ano, no dia 21 ou 22 de março.
Na realidade as comemorações do início da primavera começaram com os Celtas, que viveram na Europa há mais de 10.000 anos.

Fontes – IBGE, UNESCO, Brasil Escola

por que poesia?
porque enquanto tudo ainda é noite
ela já é dia...
carlos luz

Nenhum comentário: