terça-feira, 30 de outubro de 2007

Brasil/França: missão cumprida

Foto: Equipe de jornalismo que fez a cobertura da viagem. (da esquerda para a direita) Yassine, Gilberto, Ali, Fabio e Carlos.

Grupo de intercâmbio da UDC já está voltando para o Brasil, trazendo na bagagem uma enorme quantidade de experiência e conhecimento.

Texto - Carlos Luz
Foto – Yassine Hijazi
De Paris, França

Depois de oito dias na França, estudantes e professores que fazem parte do intercâmbio cultural entre a União Dinâmica de Faculdades Cataratas - UDC e as Universidades de Toulouse e Paris, estão voltando para o Brasil. O grupo embarcou hoje (28) no aeroporto Charles de Gaule, em Paris, rumo a São Paulo e de lá, para Foz do Iguaçu.
Durante a semana o grupo participou de conferências na Universidade de Toulouse e também visitas técnicas e culturais na cidade de Paris.
Sexta (26) e sábado (27) foram marcados por visitas e passeios culturais. Entre eles a Catedral de Notre-Dame (Nossa Senhora), uma das mais antigas catedrais no estilo gótico de Paris, que teve o início de sua construção em 1163, e é um dos pontos culturais da cidade mais visitado pelos turistas.
O museu do Louvre, que abriga o famoso quadro de Mona Lisa, também conhecido por La Gioconda, do pintor italiano Leonardo da Vinci. O prédio foi construído por Napoleão Bonaparte e é o maior museu do mundo em extensão. Em seu pátio também se encontra a famosa pirâmide de vidro.
O grupo também visitou a cidade de Versalhes, na grande Paris, onde conheceu o Palácio de Versalhes, um conjunto de prédios majestosos que teve sua construção iniciada com o Rei Luiz XIV, mas terminada somente no reinado de Luiz XV e serviu de residência para a realeza francesa.
Os estudantes e professores também se dividiram em grupos de acordo com o interesse profissional de cada área e realizaram visitas técnicas em outros pontos do complexo universitário, cultural e científico da capital da França: Universidade de Sorbonne, Universidade Nacional de Arquitetura, Instituto Louis Pasteur e Universidade de Paris.

Nos bastidores
Durante toda a viagem uma equipe de estudantes de jornalismo e um estudante de administração fizeram a cobertura jornalística, mandando informações sobre as atividades do grupo de intercâmbio da UDC nas cidades de Toulouse e Paris para a Foz TV, Jornal do Iguaçu e outros veículos de comunicação da cidade.
Fábio Canhete, Gilberto Nobile com o apoio de Ali Hijazi fizeram a cobertura para TV; Yassine Hijaze ficou com a cobertura fotográfica e eu, Carlos Luz, a cobertura de textos.
Várias idéias e projetos estão surgindo nas rodas de conversas entre professores e estudantes, como uma exposição fotográfica, um documentário e um grupo de estudos, para dar prosseguimento aos trabalhos iniciados com esta viagem para a França.
Ao serem desafiados a sintetizarem em uma frase a vinda para a Europa e o trabalho de cobertura, os estudantes se expressaram assim:
Fábio: “faria tudo novamente!”.
Gilberto: “até onde você pode chegar, chegue!”.
Yassine: “terei, como sempre, que a imagem é a essência da verdade!”.
Ali: “o que a torre tem, o arco não alcança!”.
E eu: “valeu de mais!”.

2 comentários:

toniandre disse...

Muito bom Carlos! Só quem tem prazer com a escrita pode ter esse pique !
Parabéns!

livia disse...

Legal moço!!!!
Li todas as matérias sobre a França... d+
Você está de PARABÉNS!!!!
Então seja Bem-vindo à Terrinha abençoada por Deus...
Abração!!!!!