segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Brasil/França: projetos antecipam mudança da realidade

Prédio do Capitólio: um dos principais pontos turísticos de Toulouse

Segurança e economia foram os temas tratados nos debates do segundo dia do ciclo de conferências na cidade de Toulouse

Texto: Carlos Luz
Foto: Yassine Ahmad Hijazi
De Toulouse, França

Dois temas interligados ocuparam os estudantes e professores, ontem, no segundo dia de atividades do intercâmbio cultural entre a União Dinâmica de Faculdades Cataratas - UDC e a Universidade de Toulouse, França.
O professor e especialista em direito internacional Michel Louis Martin falou sobre questões de segurança na Europa e no mundo, dando ênfase à situação sócio-econômica como causa determinante da criminalidade. Martin destacou também o cenário político, cultural e religioso como fatores geradores de atos terroristas.
A segunda conferência do dia tratou da temática do micro-financiamento internacional, como opção econômica para famílias de baixa renda. O economista e professor Jean-Louis Guy discorreu sobre um projeto desenvolvido pela organização não governamental ENDA, de Madagascar, oferecendo micro-financiamentos – de até US$ 200,00 – para grupos de mulheres que queiram desenvolver uma atividade profissional. O projeto está implantado em favelas do Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires.
Segundo o economista, pessoas com baixa renda estão impossibilitadas de obterem financiamentos por instituições financeiras, pois não podem oferecer garantias para o pagamento do mesmo. O projeto, por sua vez, oferece esta oportunidade, fornecendo não apenas o capital inicial, mas também o acompanhamento da atividade.
Assim, grupos de quatro ou cinco mulheres formam um “grupo solidário” e montam um “pequeno negócio”, como por exemplo, um salão de beleza, corte e costura e cozinha. A partir daí, podem gerar renda e ajudar a suprir as necessidades básicas da família.
A educação, segundo Guy, “é o primeiro fator pare se medir o grau de desenvolvimento de uma sociedade. Sem ele não se pode medir outros fatores”. O projeto pensa exatamente na geração de renda enquanto fonte que permita a estas mães manterem seus filhos na escola, contribuindo para a formação e a construção de uma sociedade mais justa.
O professor francês citou a América Latina como sendo “um continente rico, porém com uma má distribuição desta riqueza, e isto é o que gera a desigualdade social”.
Durante a conferência o biólogo e professor do curso de engenharia ambiental da UDC, Floriano Zart, fez uma interferência citando casos de reurbanizações de favelas. Para Zart, “a simples mudança de local das pessoas que moram nas favelas das cidades não é a solução. A sociedade vê a favela apenas de longe e quer colocar estas pessoas mais longe ainda, quando a solução para isso é a reorganização e a reurbanização da favela no próprio espaço onde se encontra”.
Favelas e periferias também deverá ser um tema tratado pela equipe de alunos de jornalismo que está participando do intercâmbio cultural na França. O grupo pretende fazer uma reportagem sobre a periferia de Paris, próxima etapa da viagem.

Cidade Rosa
No período da tarde o grupo de Foz do Iguaçu participou de mais uma visita pelos pontos históricos de Toulouse. Situada no sul da França, às margens do Rio Garona. A “Cidade Rosa” é chamada dessa forma pelas construções urbanas utilizarem tijolos à vista, feitos de argila encontrada na região, de cor vermelha-rosa.
Toulouse tem mais de 2000 anos de história, o seu surgimento se deu por ser um ponto de parada das tropas romanas e, desde 1271, faz parte do território francês.
Com 400 mil habitantes, dos quais quase 100 mil estudantes, é a quarta área urbana da França. Além de pólo universitário, Toulouse se tornou também um centro tecnológico, industrial e turístico.
Prédios históricos fazem parte da paisagem urbana. Por todos os lados podem ser observados. Um dos principais é o prédio do Capitólio, uma construção do século XIX, que já abrigou a administração municipal e hoje é um museu.
Dentre as principais construções na área arquitetônica, destaca-se o Canal de Midi. Um canal construído na época do Rei Luiz XIV, ligando a cidade de Toulouse ao mar Mediterrâneo, com 245 km de extensão.
Esta foi a última visita do grupo à cidade. Amanhã a programação segue com uma conferência sobre administração e marketing na sustentabilidade turística, pela manhã. Logo depois do almoço o grupo segue para Paris, onde a jornada de visitas e conferências continua.

Nenhum comentário: