segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Brasil/França: Conquistando a cidade das luzes

Fotos: (1) Estudantes e professores da UDC, na chegada à Paris, (2) Arco do Tritunfo na Avenida Champs Elyses

Grupo do intercâmbio cultural da UDC chega a Paris e fica encantado com a "Cidade da Luz"

Texto: Carlos Luz
Fotos: Yassine Hjazi
De Paris, França

O grupo de professores e estudantes da União Dinâmica de Faculdade Cataratas - UDC, que faz uma viagem de intercâmbio cultural à França, desembarcou em Paris, vindo de Toulouse, no final da tarde de quarta-feira (24).
Depois de uma breve parada para a entrada no hotel, o destino foi o metrô de Paris, rumo a Champs Elyses — a avenida mais famosa do planeta. O acesso concentra todas as lojas de grifes mundiais e tem em seus extremos dois dos principais pontos turísticos da cidade. De um lado o Arco do Triunfo, e do outro, a Praça da Concórdia, em frente ao Museu do Louvre.
Ontem(25), no período da tarde, o grupo fez um city tour pela cidade, conhecendo todos os outros monumentos históricos e pontos turísticos, encerrando o dia com uma visita noturna à Torre Eiffel, símbolo de Paris. A cobertura completa sobre Paris sairá na edição de amanhã, sábado.
Berço Cultural
O professor do curso de engenharia ambiental, Floriano Zart, considera Paris como sendo o berço da cultura universal: “vir para Paris é um privilégio para qualquer ser humano do mundo. Estar aqui é estar na efervecência cultural da humanidade. Toda pessoa deveria vir, principalmente acadêmicos e professores ”.
Zart quer retornar à França, “com objetivos bem definidos voltados ao aprimoramento profissional, para que assim possa desempenhar melhor a minha atividade junto aos acadêmicos e colegas professores da UDC”.
Cursando o oitavo período de Jornalismo, o estudante Gilberto Cirilo Nobile disse estar em uma cidade maravilhosa, iluminada e encantadora: “Paris é uma cidade universal, aqui pode se encontrar gente de todas as partes do mundo. O mundo está em Paris”.
Mas como em qualquer outra cidade grande, Paris tem seus problemas. Um aspecto levantado pelo estudante do oitavo período de engenharia ambiental, Ireno Beker, está nas diferenças econômicas e sociais dos parisienses: “Paris é uma cidade de primeiro mundo, mas existem duas alas. A primeira com maior renda e a outra considerada pobre. A diferença social não é tão grande como no Brasil, mas aqui ela também existe”.

Nenhum comentário: