quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista, comemorado hoje (7), dá início ao calendário de lutas, com manifestações públicas e atividades nas Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e no Congresso Nacional.

No dia 23 de abril, a data em que o ministro Gilmar Mendes deixa a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), os jornalistas farão um ato em Brasília dentro da programação da Campanha em Defesa do Diploma. O ato em Brasília deverá ser acompanhado de atividades paralelas também nos estados. Um deles ocorrerá durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que será realizado em Recife de 21 a 23 de abril.

“Outra data definida para novas manifestações é o dia 17 de junho, quando se completará um ano da desastrosa e retrógrada decisão do STF, que derrubou a exigência do diploma para o exercício da profissão, conquistada pela categoria há 40 anos”, anunciou a Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj, que programa para a data uma Marcha a Brasília.

As manifestações fazem parte de uma série de ações para fortalecer o movimento pelo retorno da obrigatoriedade do curso de nível superior para o exercício regular da profissão de jornalista.
O calendário de atividades foi aprovado na reunião do Conselho de Representantes da Fenaj, no último dia 27, e conta com apoio dos Sindicatos de Jornalistas e o Grupo de Trabalho da Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma.

.

Nenhum comentário: