sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Direito à Memória e à Verdade

São tantas lutas inglórias
são histórias que a história
qualquer dia contará
de obscuros personagens
as passagens, as coragens
são sementes espalhadas nesse chão
de Juvenais e Raimundos
tantos Julios de Santana
uma crença num enorme coração
dos humilhados e ofendidos
explorados e oprimidos
que tentaram encontrar a solução
São cruzes sem nomes, sem corpos, sem datas
Memória de um tempo onde lutar por seu direito
é um defeito que mata
(trecho da música Legião dos Esquecidos, Gonzaguinha)


O projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República iniciou em 29 de agosto de 2006 com a abertura da exposição fotográfica “Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil 1964 - 1985“, no hall da taquigrafia da Câmara dos Deputados, em Brasília. O projeto tem o objetivo de recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira. São registros de um passado marcado pela violência e por violações de direitos humanos. Disponibilizar esse conhecimento é fundamental para o País construir instrumentos eficazes e garantir que esse passado não se repita nunca mais.


Livro-relatório

O livro-relatório da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, produzido a partir dos processos encaminhados a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP/SEDH), conta história das vítimas da ditadura no Brasil. A trajetória de operários, estudantes, profissionais liberais e camponeses que se engajaram em organizações de esquerda para combater o regime militar aparece agora como documento oficial do Estado brasileiro.

O livro-relatório tem como objetivo contribuir para que o Brasil avance na consolidação do respeito aos Direitos Humanos, sem medo de conhecer a sua história recente. Ao registrar para os anais da história e divulgar o trabalho realizado pela CEMDP ao longo de 11 anos, a publicação representa novo passo numa caminhada de quatro décadas.


Para acessar o livro clique aqui

.


Nenhum comentário: