terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Concurso Nacional de Haicai

Os melhores poemas escritos no gênero haicai serão premiados pelo Concurso Nacional de Haicai Nenpuku Sato 2010. O prêmio é uma iniciativa do Jornal Memai, publicação que veicula a produção japonesa em arte e literatura.

Os poetas interessados em inscrever obras, terão até o dia 31 de abril para enviar os trabalhos. Ainda serão lançados mais dois editais do concurso, nos meses de agosto e novembro deste ano.

Os poemas inscritos devem seguir as regras do haicai japonês: ter um kigo (tema de estação), três versos com 17 silábas (5 sílabas no primeiro verso, 7 no segundo e 5 no terceiro), não ter rima, título ou expressões subjetivas, como difundidos pelo imigrante japonês Nenpuku Sato e pelos grêmios de haicais.

Os melhores textos serão publicados na página de haicai do Jornal Memai. Não haverá premiação em dinheiro. Os vencedores receberão livros de literatura japonesa e nipo-brasileira.

Nemputo Sato (1898-1979) foi um imigrante japonês que ajudou a disseminar o haicai em terras brasileiras. De sua linhagem, segue o poeta Masuda Goga, que influenciou a paranaense Helena Kolody, além de nomes como Alice Ruiz e Paulo Leminski, divulgadores brasileiros do haicai.

Os trabalhos deverão ser enviados pelos correios, em duas vias, em uma única remessa/envelope. No rodapé, deverá constar o nome do(a) participante, RG, profissão, endereço completo com CEP, telefone/fax, e-mail. A segunda via deverá vir sem nenhuma identificação, no mesmo envelope. O envelope deve ser endereçado da seguinte forma: JORNAL MEMAI: Concurso Nenpuku Sato - Rua Jaime Reis, 28, São Francisco, Curitiba, PR - 80510-010.


(Guatá, com informações da Assessoria da Unioeste)

.


Nenhum comentário: