quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Banalização da violência

O jornal A Gazeta do Iguaçu, em sua edição de hoje (11), noticia o assassinato de mais um adolescente em Foz do Iguaçu, após 34 dias do último caso notificado, no dia 06 de outubro, com o assassinato do adolescente Marcos Ferreira de Oliveira, de 16 anos.

O que chama a atenção é que o fato é relatado em uma nota com pouco mais de 450 caracteres, no canto direito da página e7 do Caderno Gazetinha Popular. A “importância” dada ao fato demonstra o quanto tornou-se corriqueiro o assassinato de adolescentes em Foz do Iguaçu, tão “comum” que deixou de ser matéria para manchete ou alvo de uma reportagem mais aprofundada.

Confira o texto da nota assinada pelo repórter Gilberto Vidal:

“Adolescente é morto na área de casa - Um criminoso ainda não identificado pela polícia, matou a tiros o estudante Giovani Antônio Fonseca, 17, na madrugada de terça-feira, e depois fugiu. O adolescente foi crivado de balas quando estava na área da casa de uma tia dele, na Favela da Batalha.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios (DH), investiga o crime de autoria desconhecida. Para a polícia, o menor pode ter sido vítima de vingança ou executado durante um acerto de contas. (GV)”.

.

Nenhum comentário: