segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ballet de Londrina

O Ballet de Londrina apresenta o espetáculo “Para acordar os homens e adormecer as crianças”, às 20:30 horas, amanhã (17), no Teatro Barracão.

Foz do Iguaçu é uma das 10 cidades do roteiro paranaense que o espetáculo deverá percorrer até o final de novembro, dentro do projeto de Apoio à Circulação de Espetáculos de Dança promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. A apresentação na cidade conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.


O espetáculo

O espetáculo estreou em junho deste ano, durante o FILO, fez sua estréia internacional no mês seguinte, no encerramento do XXI Danza Nueva, tendo sido muito bem recebido pelo público e crítica. Miguel Anunciação, crítico do Jornal Hoje em dia, de Belo Horizonte, tem acompanhado a trajetória recente da Cia e sobre este último espetáculo comenta: "... Leonardo Ramos concebeu, coreografou e dirigiu algo ainda melhor que ´Decalque´ ... o espetáculo anterior, considerado até então o melhor do Ballet. 'Para Acordar os Homens...' vai ainda mais longe: há ainda mais momentos muito felizes, inspirados, na coreografia; a opção pelas ações no solo, está mais madura, mais consistente, interessante; a relação entre os movimentos e a trilha sonora é um exemplo de ajuste; talentoso o elenco absorve com méritos a exigência física da coreografia ..."

Segundo Leonardo Ramos, “Para acordar os homens... é, antes de tudo, um rito de passagem, onde alguém adormece a criança e lamentavelmente acorda o homem que vem com o ´amadurecimento´. Queremos ser, nessa uma hora de espetáculo, alento para a dor da perda da criança que um dia esteve em todos, conforto para a noção de angústia que o tempo presente nos traz no dia a dia, e, quem sabe, esperança de um mundo menos pesado.”


Ballet de Londrina


Criado em dezembro de 1993, o Ballet de Londrina é mantido pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) em parceria com a Prefeitura do Município. Já montou 22 espetáculos, realizou dez turnês nacionais, nove viagens internacionais (Cuba, Peru, Argentina e Zimbábue), somando mais de 500 apresentações e um público aproximado de 100 mil pessoas.
É uma das mais reconhecidas companhias profissionais fora do eixo RJ/SP. Além de inegável qualidade artística, desenvolve projetos de democratização à cultura. Um deles é a Escola Municipal de Dança, no qual mais de 500 crianças de classe média baixa freqüentam gratuitamente o curso de dança clássica. Muitos membros do Ballet são professores da Escola.


Serviço

Data: 17/11/09

Horário: 20:30 horas

Local: Teatro Barracão

Classificação etária: sem restrição

Patrocínio: Secretaria de Estado da Cultura

Apoio: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

Realização: Associação dos Profissionais da Dança de Londrina e Região Norte do Paraná/FUNCART

Informações pelo telefone: 43 33422362

www.funcart.art.br/balletdelondrina.htm

.

Nenhum comentário: