segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Música de Câmara

(Imagem: divulgação)
O Sesc Foz do Iguaçu inicia o projeto Música de Câmara - Edição 2014, com a apresentação do concerto do grupo Quarteto de Trombones de Curitiba.
O Projeto Música de Câmara apresenta uma série de concertos que buscam agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira. A música do Brasil, rica e diversificada quanto a estilos, gêneros, ritmos e formas, precisa ser ouvida e conhecida em seu contexto.
Formado em 2011, o Quarteto de Trombones de Curitiba nasceu de uma aspiração comum de músicos que já se dedicavam á musica de câmara do Paraná em suas mais variadas formas e estilos. Compõe seu repertório tanto com obras tradicionais como também com músicas populares em arranjos originais buscando explorar o enorme contraste da sonoridade deste instrumento: o trombone. Composto por Rodrigo Vicaria, Erivaldo M. Lucas, Alexandre Zultanki – trombone tenor e Guilherme Efrom – trombone baixo.

Quarteto de Trombones de Curitiba
Quarta, 3 de Setembro, 20 horas, auditório do Sesc (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A).
Entrada franca. Retire seu convite antecipadamente no atendimento do Sesc.
Informações: 3576-1300

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Feira Internacional do Livro

A conexão entre arte, literatura e música compõe a diversificada programação da 10ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, que acontece de 5 a 14 de setembro, na Praça das Nações (Mitre), com expectativa de manter ou mesmo superar o público da edição do ano passado, quando 70 mil pessoas passaram pelo local. Em três espaços principais de exposições, o evento apresentará 37 estandes, que vão reunir livreiros e editoras, entidades, produtores e artistas de Foz e da região trinacional.
Confira toda a programação no site do evento.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bienal do Livro

De 22 a 31 de Agosto de 2014, a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, oferecerá mais de mil horas em atividades culturais, com uma programação cultural abrangente e diversificada, que vai desde literatura à gastronomia.
O evento reunirá cerca de 400 editoras, livrarias e distribuidoras renomadas Nacionais e Internacionais, que expõem suas principais obras, apresentando seus lançamentos e proporcionando encontros com vários escritores, bate-papos e seções de autógrafos, despertando o gosto pelos livros.
Acesse o site oficial do evento. Clique aqui

Curso de informática

Clique na imagem para ampliá-la

Conhecendo a cidade

Todos os alunos que participam do Projeto Futuro Integral, desenvolvido pelo Sesc em escolas da rede pública de Foz do Iguaçu, iniciaram, na semana passada, as visitas programadas na atividade “Conhecendo a Cidade”. A proposta é fazer com que os alunos conheçam, ou revejam com um novo ponto de vista, os principais atrativos turísticos do município, a fim de despertar o interesse pela conservação e preservação desses patrimônios naturais e culturais. Na primeira etapa os alunos, muitos pela primeira vez, visitaram o principal ponto turístico da cidade, as Cataratas do Iguaçu. A atividade prevê ainda a realização de mostras fotográficas e confecção de cartões postais que serão trocados entre os alunos.
Confira mais imagens:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Contação de histórias

Clique na imagem para ampliá-la

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Seminário de Direitos Humanos

Clique na imagem para ampliá-la
Seminário Nacional: Os Direitos Humanos como um Projeto de Sociedade.
Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte (MG), 27 e 28 de agosto.
Para acessar a página oficial do evento clique aqui.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Mostra de Cinema Alemão

Clique na imagem para ampliá-la

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Plugado! na abertura dos JEPs

(Foto: arquivo Casa do Teatro)
A cultura popular, a dança contemporânea e os ritmos urbanos do hip hop estarão presentes no espetáculo artístico de abertura dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), durante solenidade que acontece nesta sexta (25), às 19 horas, no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti. A coreografia será encenada por cerca de 50 jovens artistas iguaçuenses, integrantes do projeto Plugado - Canais Ligados na Cultura!.
A abertura do evento esportivo contará com a percussão de maracatu, gênero ligado à cultura popular brasileira, em diálogo com os movimentos e composições cênicas de danças como o street dance, o jazz e o contemporâneo.
Plugado! é uma iniciativa de arte, cultura e educação realizada através da parceria entre a Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, promovida em 10 escolas da rede estadual de educação.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Morre Ariano Suassuna

O Auto da Compadecida: uma das obras de Suassuna
O escritor paraibano Ariano Suassuna morreu nesta quarta (23), aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca, em Recife, Pernambuco. Defensor da cultura popular brasileira, era um dos maiores dramaturgos do país, além de autor de romances e poemas.
Mais >>

terça-feira, 22 de julho de 2014

Oficina de Prezi

(Foto: divulgação Sesc)
Muitos já devem ter ouvido falar na nova ferramenta de criação e exibição de apresentações, que tem deixado de lado o tradicional Power Point. Trata-se do Prezi, um software que trabalha na modalidade computação em nuvem.
A plataforma disponibiliza uma versão gratuita para os seus usuários, sendo necessário apenas um rápido cadastro no site. Depois de criados, os trabalhos podem ser baixados para o computador, sem necessidade de internet para funcionar.
Além disso, existem algumas versões pagas que oferecem alguns benefícios como maior capacidade de armazenamento dos trabalhos, privacidade das apresentações, suporte online e instalação do software no computador.
Muito mais dinâmico que o Power Point, ele torna as apresentações visualmente mais atrativas para quem as assiste. O Prezi pode ser utilizado em apresentações de projetos, relatórios, palestras, ou simplesmente para trabalhos acadêmicos.
 
 
Oficina
A oficina de Prezi acontece na próximo quinta-feira (24), das 19h às 21h30. A aula ocorrerá na sede do Sesc (sala Espaço Conexão), localizado na Avenida Tancredo Neves, 222, Vila A – Foz do Iguaçu.
As inscrições devem ser realizadas previamente no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da unidade. Interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão cliente Sesc no ato da inscrição.
O curso é gratuito e as vagas são limitadas. Mais informações: (45) 3576-1300.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Palestina livre

Foz do Iguaçu se soma à onda de solidariedade mundial ao povo Palestino. Esta semana, um conjunto de representantes de entidades da sociedade civil, além de lideranças políticas e religiosas estão se reunindo em decorrência da violência que assola o território da Palestina. No sábado (19), a partir das 9 horas, ativistas instalarão um centro de informação sobre a causa palestina. Haverá distribuição de panfletos informativos e manifestações visuais sobre o tema da Palestina, na esquina da avenida Brasil com a rua Quintino Bocaiuva.

Introdução à informática

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, 15 de julho de 2014

Frida Kahlo

 
O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, vai receber a partir de 17 de julho “Frida Kahlo-as suas fotografias”. A exposição reúne 240 fotos do acervo pessoal da artista e será exibida no Brasil exclusivamente no MON, a partir da próxima quinta-feira, às 20 horas, e segue até 2 de novembro.

Encantos submersos

Clique na imagem para ampliá-la
O Sesc Paraná convida para a abertura da exposição Encantos Submersos e para a palestra "Os encantos da fotografia subaquática", com o fotógrafo Auder Lisboa. Os eventos acontecerão no dia 16 de julho, às 20 horas, no Sesc Foz do Iguaçu.

Palestra-café de abertura da exposição Encantos Submersos.
16 de julho, 20 horas.
Entrada gratuita.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Coletânea de contos

(Foto: divulgação)
A revista Lama, dedicada à literatura pulp, acaba de publicar seu primeiro livro. Lama - Antologia I traz uma coleção dos contos publicados no site da revista entre dezembro de 2011 e outubro de 2012. A organização da coletânea é do editor Fabiano Vianna. No site da revista, as histórias são publicadas sempre de forma colaborativa, em parcerias entre escritores, fotógrafos, ilustradores e cineastas. O livro sai pela editora Máquina de escrever.
O livro pode ser adquirido por R$ 35,00 por correio através do e-mail: revistalama@gmail.com ou à venda por R$ 30,00 na livraria Arte & Letra (Al. Presidente Taunay, 130, Batel, Curitiba).
Acesse o site da revista, clique aqui

Geração beat

 
Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Gregory Corso, Laurence Ferlinghetti e outros escritores norte-americanos provocaram uma ruptura cultural na metade do século XX. Eles foram os protagonistas da chamada geração beat. Flerte com a cultura oriental, consumo de drogas e prática de sexo livre, entre outros elementos e ingredientes, além do jazz na trilha sonora, estavam no caldeirão da beatinikagem. A geração beat é o destaque do Jornal Cândido nº 36, editado pela Biblioteca Pública do Paraná.
Para acessar a edição on line clique aqui

Curso de HQ

Estão abertas as inscrições para o Curso de Histórias em Quadrinhos da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). O curso dá ênfase a conceitos necessários para a produção de revistas em quadrinhos autorais, além de noções básicas para a produção de fanzines, tiras e charges de jornais. O projeto conta com a assessoria técnica do estúdio UCMComics e é ministrado pelo quadrinista e desenhista Marcelo de Oliveira. No final do curso, os trabalhos dos alunos são publicados na revista em quadrinhos Bóing!, que já tem duas edições. O módulo tem início em julho e acontece aos sábados, das 10h às 12h na Sala de Reuniões do 3º andar. As inscrições são realizadas pelo telefone (41) 3221-4980.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Jornalismo Investigativo

As inscrições para o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo estão abertas até o dia 16 de julho. Em 2014 o evento será realizado entre 24 e 26 de julho em São Paulo, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (Rua Casa do Ator, 275). A grade da 9ª edição do Congresso da Abraji tem cerca de 200 painéis e cursos práticos distribuídos em sessões paralelas. Após a realização do cadastro e do pagamento da taxa de inscrição, cada participante deverá montar sua própria grade selecionando o painel a que quer assistir em cada horário.
Acesse o site oficial do evento, clique aqui

Cine Sesc

(Foto: divulgação)
No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, vivem como se não estivessem lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar como empregada doméstica.
 
Domésticas - O filme 
Direção de Fernando Meirelles e Nando Olival, Brasil, 2001, 85 min. Classificação: 14 anos.
11 de julho, sexta-feira, 20 horas, Sesc (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A).
Informações: 45 3576-1300.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Desmatamento na Amazônia

Está no ar o site Mídia e Desmatamento na Amazônia. A plataforma integra um conjunto de iniciativas que busca contribuir com a cobertura da imprensa sobre os desafios relacionados a este assunto.
O novo site tem como um de seus destaques uma detalhada descrição das atuais políticas públicas federais, estaduais e municipais criadas para enfrentar as causas do desmatamento na região, apontando suas virtudes e suas fragilidades. Ao mesmo tempo, oferece aos jornalistas um conjunto de textos que interpretam aspectos relevantes para compreender o atual momento pelo qual passa a Amazônia brasileira.
Para acessar o site clique aqui

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tem coroa, mas não é rei

(Foto: divulgação)
Nesta quinta-feira (10) Foz do Iguaçu terá a oportunidade de conhecer o trabalho da Cia. Contacausos de Chapecó, Santa Catarina, em mais uma etapa especial dentro do projeto ‘Contação de Histórias’. Eles estarão no Sesc apresentando o espetáculo Tem coroa, mas não é rei às 20 horas. A participação é gratuita, mas é necessário a retirada do ingresso com antecedência no atendimento do Sesc.
O espetáculo é um compêndio lúdico de contação de história, que parte do princípio de que toda a adivinha é uma metáfora da vida, o início da poesia e da brincadeira com as palavras. A partir desta máxima, a atriz principal guia o público através de um verdadeiro passeio pelos contos populares de adivinhação e pela cultura do povo brasileiro.
 
 
Tem coroa, mas não é rei
10 de julho (quinta-feira), 20 horas
Auditório do Sesc ( Av. Tancredo Neves, 222, Vila A)
Informações: 45 3576-1300
Participação gratuita. Retire seu convite antecipadamente no atendimento do Sesc.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Auxílio-moradia para juízes

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) regulamentou a concessão de auxílio-moradia aos magistrados da Justiça Estadual. Pela resolução, os juízes e desembargadores do TJ-PR deverão receber, já a partir de julho, 15% a mais no respectivo salário bruto mensal.
A estimativa é de que 550 juízes e desembargadores, dos 750 que estão ativos, recebam o benefício. São excluídos apenas os aposentados, os afastados, os que já moram em residência oficial, e os cônjuges de beneficiários deste tipo de auxílio. Até mesmo quem já tem casa própria será privilegiado
O TJ-PR não divulgou a estimativa de gasto mensal com o novo privilégio, porém, ele deve ser de no mínimo R$ 3 mil por magistrado, já que o salário bruto inicial dos juízes substitutos é de R$ 21,7 mil.
OPINIÃO: “Sem comentários!”

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Concurso Paulo Leminski

A 25ª edição do Concurso de Contos Paulo Leminski está com inscrições abertas. O Concurso, aberto a todas as pessoas, é organizado pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Educação e Biblioteca Pública Municipal.
Os interessados têm até o dia 31 de setembro para enviar o material. Cada concorrente poderá participar com um trabalho inédito. O tema é livre e a inscrição gratuita.
A comissão julgadora elegerá os três melhores contos e o melhor conto toledano. A premiação para o primeiro lugar é de R$ 2,5 mil, o segundo lugar receberá R$ 1,8 mil e para o terceiro lugar o prêmio é de R$ 1,5 mil. O vencedor do melhor conto toledano ganhará o prêmio no valor de R$ 1 mil reais.


Folclore e Cultura Popular

O Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular é oferecido pelo IPHAN, por seu Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP, com o fim de fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e a atualização da produção de conhecimento no país voltada para esse campo de estudos.
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular anuncia que a edição deste ano do Concurso Silvio Romero está com seu edital disponível. As submissões de monografias deverão ser feitas até as 18 horas  do dia 22 de agosto. Os dois primeiros lugares na classificação do concurso serão premiados em dinheiro. Até três menções honrosas poderão ser indicadas pela banca julgadora, porém estas sem premiação. Para mais informações, confira o edital, clique aqui.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Jornalismo independente

Lançado na semana passada, o site Ponte entrou no ar na madrugada do dia 26 de junho. O espaço se apresenta como um novo canal de jornalismo independente, com foco em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. No texto de apresentação, o grupo de jornalistas envolvidos no lançamento diz que a Ponte “surgiu da convicção de que jornalismo de qualidade sob o prisma dos direitos humanos é capaz de ajudar na construção de um mundo mais justo”, e que o canal tem como objetivo “agendar o debate público, levar o Estado e a sociedade a buscar soluções para a desigualdade, a injustiça e a opressão”.
Acesse o site, clique aqui.

Mitos sobre o trabalho infantil

O trabalho enobrece e dignifica. Trabalhar não faz mal. É melhor trabalhar do que ficar na rua à toa. As frases soam familiar? É comum escutar pessoas defendendo e exaltando as supostas vantagens de uma criança trabalhar. Mas será que é assim mesmo?
No Brasil, são cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes no trabalho infantil. Apesar dos muitos esforços pela erradicação, há ainda muitos desafios à frente. Entre os obstáculos a serem enfrentados está a desconstrução do senso comum que aceita e até estimula a entrada precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. Para contribuir no debate, o Promenino listou 5 mitos sobre o trabalho infantil e explicou por que eles não passam disto: mitos. Confira matéria completa, clique aqui.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Festival Kinoarte de Cinema

O Festival Kinoarte de Cinema - 16ª Edição Londrina está com inscrições abertas para curtas-metragens finalizados a partir de janeiro do ano passado. A edição 2014 do festival traz como novidade uma quarta sessão de curtas fazendo companhia às tradicionais mostras Nacional, Estadual e Local. Neste ano o festival abrigará também a Competitiva Ibero-Americana de Curtas-Metragens, com filmes procedentes da Espanha, Portugal e de toda a América Latina.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através da plataforma virtual Movibeta ou através do envio de DVD e ficha de inscrição pelos correios. Serão aceitos filmes enviados até o dia 30 de julho de 2014.
Para acessar o regulamento, inscrição on line e ficha de inscrição clique aqui.

Jornadas Internacionais

Está aberto o período de envio de resumos de trabalhos para as IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos. Os resumos devem ser encaminhados até o dia 15 de julho, para o coordenador de um dos 41 simpósios que fazem parte da programação do evento. A lista dos simpósios e as demais informações sobre as Jornadas estão disponíveis no site do evento. O resultado dos resumos aceitos será divulgado até o final de julho. Os aprovados terão até o dia 15 de outubro para mandar o trabalho completo.
As IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos acontecem dos dias 27 a 29 de novembro em Foz do Iguaçu, dando seguimento às discussões construídas nas edições anteriores em Mar del Plata (2008), Córdoba (2010) e Mendonza (2012).

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Prêmio Vladimir Herzog

Até 5 de agosto, jornalistas de todo o Brasil poderão inscrever suas matérias para concorrer ao 36º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.
Para concorrer, os candidatos devem inscrever-se através do site do Prêmio, preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra publicada no período compreendido entre 5 de agosto de 2013 e 5 de agosto de 2014.

Somos todos contadores

(Foto: divulgação Sesc)
No mês de maio foi inaugurada no Sesc a linha formativa que trilhará o projeto Contação de Histórias a partir desta ação. Na ocasião, Rosy Greca ministrou a oficina A Arte de Contar Histórias para cerca de 40 inscritos. Seguindo neste desejo de oferecer oportunidade aos contadores existentes na cidade de se aperfeiçoarem nesta arte, além de formar novos profissionais capacitados para desenvolver esta ação, o Sesc Foz do Iguaçu apresenta a oficina Somos Todos Contadores com a Cia. Contacausos de Chapecó - Santa Catarina. As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas.
 
Oficina Somos Todos Contadores
Sábado, 12 de julho, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no Sesc Foz do Iguaçu (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A).
Inscrições: até 11 de julho (limite de vagas: 30).
Informações: (45) 3576 1321.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brecht no cinema

Programação
26/06, quinta-feira
20h - Palestra de abertura: Brecht e a militância política com Prof. Dr. Paulo Renato Silva.
21h - Filme: Kuhle Wampe - Dir. Slatan Dudow, 1932, mediação: Prof. Ms. Eduardo Dias Fonseca.

27/06, sexta-feira
20h - Palestra: Inovação e dramaticidade no teatro brechtiano com Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria.
21h - Filme: Os carrascos também morrem - Dir. Fritz Lang, 1943, mediação: Prof. Ms. Eduardo Dias Fonseca.

28/06, sábado
16h - Filme: Os mistérios de uma barbearia - Dir. Bertold Brecht e Erich Engel, 1923.
16h30 - Documentário: A vida de Bertold Brecht - Dir. Joachim Lang, 2006.
18h - Filme: Como vive o trabalhador berlinense - Dir. Slatan Dudow, 1930.
18h30 - Palestra: Brecht e a indústria cinematográfica alemã, com Prof. Ms. Educardo Dias Fonseca.
20h - Filme de encerramento: A ópera dos três vinténs - Dir. G. W. Pabst, 1931.

Sesc Foz do Iguaçu (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A).

Jornal Cândido

Confira o Jornal Cândido de Junho, com edição especial sobre personagens, “De herói a anônimo”. Clique aqui
 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Borboletas Negras

(Foto: divulgação)
O Cine Sesc  apresenta, nesta sexta (20), às 20 horas, o filme Borboletas Negras.
A jovem sul-africana e poeta Ingrid Jonker acha seu lar e liberdade na escrita. Rejeitada por seu pai, que trabalha como ministro da defesa do regime do Apartheid em 1960, ela sofre para achar uma casa e um amor. É só quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso para o Parlamento da África do Sul, lê seu poema intitulado "A criança que foi assassinada pelos soldados de Nyanga" é que ela de fato encontra seu supremo reconhecimento.
 
Cine Sesc
Borboletas Negras (Direção Paula Van Der Oest, Alemanha, 2010, 100 min. Classificação: 14 anos).
Sexta, 20 de junho, sexta-feira, 20 horas, auditório do Sesc  (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A).
A participação é gratuita e a pipoca por conta do Sesc.
Informações: 45 3576-1300.

Muito Mais


(Foto: Zaady Garcia)
Alunos que frequentam o projeto Futuro Integral no Colégio Estadual Ayrton Senna em Foz do Iguaçu participaram da criação de um jornal mural. Batizado de “Muito Mais”, o jornal já está em seu quarto número e a atividade já é feita pelo segundo ano na escola. Além de servir como forma de desenvolver no aluno as técnicas de leitura e escrita, também desenvolve a noção espacial, já que todo o processo de criação passa pelos alunos, inclusive a diagramação. O jornal divulga as atividades do projeto e da comunidade escolar e também pretende incentivar novos alunos a participarem do projeto. O Futuro Integral é desenvolvido pelo Sesc Foz do Iguaçu em colégios estaduais e centros escola-bairro do município, oferecendo atividades de letramento e raciocínio lógico no contraturno escolar.
(Foto: Zaady Garcia)

segunda-feira, 16 de junho de 2014

“Fome de bola”

Grafite de Paulo Ito no portão de uma escola, no bairro Pompéia, em São Paulo, critica a realização da Copa FIFA 2014 no Brasil.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Foz 100 anos


Acesse a visualização cronológica interativa da formação histórica da cidade de Foz do Iguaçu. Clique aqui

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Morreu Juvêncio Mazzarollo

Morreu na madrugada desta quinta (5), o jornalista Juvêncio Mazzarollo. Ele estava internado a 10 dias no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, após sofrer um acidente vascular cerebral.
Juvêncio era conhecido por ter sido o último preso político do Brasil, no final do período da ditadura militar. Ele foi um dos fundadores do jornal iguaçuense Nosso Tempo , periódico comprometido com a luta pelas liberdades democráticas no País.
O jornalista e professor combateu de forma incansável a intervenção militar, e, de modo especial, no poder executivo das cidades consideradas de “segurança nacional”. Sua militância política também deixou marcas na defesa de paraguaios exilados pela ditadura de Alfredo Stroessnner e na defesa da causa palestina.
 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Influência do Jazz

Clique na imagem para ampliá-la

Campanha do Agasalho

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, 20 de maio de 2014

A arte de contar histórias

O Sesc Foz do Iguaçu apresenta no dia 31 de maio, sábado, a oficina “A arte de contar histórias”, com Rosy Greca (Curitiba). A participação é gratuita, e as inscrições seguem abertas até o dia 30/05, sexta-feira, obedecendo o limite de 30 vagas disponíveis.
O trabalho se propõe a realizar uma imersão no universo da arte de contar histórias, a partir da enunciação de sete perguntas essenciais: por que, quando, para quem, onde, quais, quem e como contar histórias? Tais questões se relacionam e suscitam diferentes abordagens, as quais, em seu conjunto, constroem uma visão panorâmica desse encantador universo. Os elementos que compõem a contação de histórias – texto, narrador e público – ganham nítidos contornos no momento em que jogos, exercícios e improvisações são propostos ao grupo. Desse modo, teoria e prática se unem para propiciar aos contadores novas perspectivas às suas performances narrativas seja em sala de aula ou nos demais ambientes de atuação.

Conteúdo
O valor da contação de histórias;
Diversos públicos para diversas narrativas;
A literatura oral e a literatura autoral – a questão do repertório;
O contador leigo e o contador urbano;
O texto, o narrador e o público – o tripé que sustenta a narrativa;
O preparo técnico (corpo e voz), emocional e cultural do contador.

Rosy Greca é licenciada em Educação Musical (FEMP), e Pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte (FAP) e em Gestão Cultural (SENAC). Premiada compositora, é artista, diretora musical, narradora de histórias, arte-educadora e produtora cultural. Diretora executiva da Rosy Greca Produções Artísticas. Entre suas realizações estão CDS, trilhas sonoras, espetáculos musicais, teatrais e de narração de histórias. Arte-educadora, ministra palestras e oficinas de formação de professores nas áreas da música e da narração de histórias. Atua como produtora de áudio em projetos pedagógicos (livros didáticos, CDs, CD ROM, DVDs) e é autora do livro/CD: "A canção para crianças" – uma contribuição ao reencantamento da infância.


Oficina A arte de contar histórias
31 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Sesc Foz do Iguaçu (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A). Inscrições até 30 de maio (limite de vagas: 30).

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Combate à Exploração Sexual

Uma caminhada pelas principais avenidas da cidade nesta sexta-feira (16) marcará o “18 de Maio” - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Foz do Iguaçu. Atividades semelhantes serão realizadas em vários outros municípios brasileiros.
A marcha, promovida pela Rede Proteger, que tem o apoio da Itaipu, sairá às 9h do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, com a participação de crianças, adolescentes e integrantes das entidades ligadas à defesa do direito à infância e seguirá pela Avenida Brasil até a Praça do Mitre.
Durante o percurso, haverá distribuição dirigida de folhetos e apresentações de teatro e tambores realizadas por jovens do Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura, desenvolvido pela Casa do Teatro, com apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.
Na Praça do Mitre, a programação inclui apresentações culturais e lúdicas, distribuição de panfletos e pronunciamento dos representantes do Sistema de Garantia de Direitos, como Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Rede Proteger, Ministério Público e Vara da Infância e Juventude.


 

Crime hediondo

Às vésperas da Copa do Mundo, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável. Pela proposta, a pena prevista é de 4 a 10 anos de reclusão, que pode ser aplicada também a quem facilitar a prática. O PL segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
O PL entende como exploração sexual a utilização de pessoas com menos de 18 anos em atividades sexuais remuneradas, em materiais pornográficos e a exibição em espetáculos sexuais. Além disso, considera-se crime mesmo que não haja o ato sexual propriamente dito, mas qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica entre vítima e explorador.

18 de maio

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realiza em Brasília, no dia 21 de maio, ações em alusão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Tradicionalmente, desde a aprovação da Lei 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, são realizadas ações de mobilização, como a Campanha Nacional Proteja Brasil, que é uma ação permanente do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil. No período de 18 a 24 de maio, diversas atividades de mobilização serão realizadas em todo o País.
A campanha foi lançada a fim de mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A data não foi escolhida aleatoriamente. Em 18 de maio de 1973, uma menina foi seqüestrada, violentada e assassinada, em Vitória, capital do Espírito Santo. O fato ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Os agressores até hoje não foram punidos.
Nesse ano, a Mobilização Nacional terá como tema: “Tolerância Zero contra a Violência Sexual - Ações de Promoção e Repressão”, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e para a luta pelo fim da violência sexual contra meninos e meninas.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Melhores Minutos

A Universidade da Integração Latino-Amrericana - UNILA foi a instituição escolhida em Foz do Iguaçu para ser o ponto de exibição da Mostra Melhores Minutos de 2013. O evento, que apresenta as melhores produções do Festival do Minuto, é composto por duas mostras: a Mostra Melhores Minutos 2013, que será na terça-feira (13), e a Mostra de Animação, marcada para quinta-feira (15). Ambas serão às 18h, na Sala Negra da UNILA Centro, e são abertas para toda a comunidade.
Além da Universidade, a mostra de curtas-metragens acontece em 322 pontos de cultura do país, no período de 12 a 18 de maio.