quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cursos de arte


(Foto: divulgação Casa do Teatro)

A Casa do Teatro abriu inscrições para as suas oficinas artísticas, realizadas no Teatro Barracão, nas linguagens de teatro, balé, street dance, violão e bateria. Os cursos são realizados em horários variados, divididos em faixas de idade e por níveis de habilidades dos praticantes, atendendo crianças e jovens, além de turmas específicas de adultos.  
As oficinas de formação em arte são realizadas por meio do projeto “Oficinas da Casa”, desenvolvido pela Casa do Teatro, com o apoio da Fundação Cultural. No primeiro semestre, o programa atendeu cerca de 300 participantes.
Os cursos são realizados por arte-educadores e artistas treinados para realizar a formação. Além disso, todo o processo é acompanhado por uma pedagoga, com experiência de planejamento e gestão de atividades na área artística. A grade curricular abrange os conceitos e formulações teóricas e exercícios, jogos e procedimentos práticos ligados ao fazer artístico.

Serviço:
Cursos de Arte no Teatro Barracão
Contato: (45) 3027-1474 e 3572-1473

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Poesia da Imagem, Poesia da Palavra


A psicopedagoga e amiga Sylvania Kazmierski enviou-me e-mail informando que a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, através do Departamento da Diversidade - Coordenação de Alfabetização, lançou o livro Poesia da Imagem, Poesia da Palavra, produzido por alfabetizandos e alfabetizadores entre os anos de 2007 e 2009. O livro conta também com a colaboração da historiadora e arte-educadora Maria Fioratto, que esteve em Foz do Iguaçu, no final de maio, realizando uma roda de conversa com educadores, na sede da APP - Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, sobre o projeto que desenvolve na área de Memória e Identidade, no Patrimônio Selva, em Londrina.
Vale visualizar e baixar o arquivo em formato pdf. Eu recomendo.
Faça download do livro Poesia da Imagem, Poesia da Palavra. Clique aqui

Reunião da Rede Proteger


A Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira  - Rede Proteger se reúne no dia 29 de julho (sexta-feira), na Escola de Teologia para Leigos, a partir das 9:30 horas. Durante o encontro serão discutidos os temas: apresentação do evento realizado 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”; apresentação do “Projeto Operação Prevenção”; apresentação da “Casa do Teatro” e do “Prêmio Neide Castanha”; exposição dos resultados da Festa de São Cristóvão; apresentação do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil no Território Brasileiro e a divulgação da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Serviço:
Reunião da Rede Proteger
Dia 29 (sexta-feira), às 9:30 horas
Escola de Teologia para Leigos, Av. Paraná, 1431, Maracanã (fundos da Igreja São Paulo Apóstolo)

Feira da Agricultura Familiar


Frutas, verduras, legumes, geléias, compotas, cachaça, pães, cucas, bolachas caseiras. Produzidos pela agricultura familiar de forma convencional e também produtos orgânicos.
O evento é organizado pela Associação dos Produtores Familiares de Foz do Iguaçu – Aproffoz – em parceria com as Associações de Medianeira, Missal, São Miguel e Matelândia.
A intenção é trazer para mais perto do consumidor produtos de qualidade, fresquinhos, produzidos sem agrotóxicos para melhorar a saúde de todos.

Serviço
Feira da Agricultura Familiar
Dias 28 de julho e 11 e 15 de agosto
Das 17:00 às 21 horas
Centro de Artesanato - Av. das Cataratas, em Frente ao Hotel Bourbon.
Informações: 3521 9871 / 9133 8775

Falsos ídolos


É comum observamos nomes de personalidades em bairros, cidades, escolas, hospitais e rodovias de todo o país. O questionamento que queremos fazer é: Será que todas estas pessoas realmente merecem ser homenageadas? E, será que a população conhece as ações que tais homenageados realizaram? Neste texto buscaremos explorar a história de alguns homenageados na cidade de Foz do Iguaçu, tais como: Presidente Castelo Branco, Ministro Costa Cavalcanti e Presidente Costa e Silva.



domingo, 24 de julho de 2011

Cartilha sobre o crack


Com custo relativamente baixo e alto potencial para gerar dependência química, o crack é, dentre as substâncias entorpecentes, aquela que tem causado as consequências mais nefastas em nossa sociedade.
A droga atinge grave e diretamente a saúde física e mental dos usuários. Mais que isso, e de forma muito rápida, debilita laços familiares e relações sociais. Nesta medida, constitui indiscutível fator de aumento das taxas de criminalidade, violência e outros problemas sociais.
O combate mais eficiente faz-se pela prevenção, e, para tanto, conhecimento é fundamental.
Esta cartilha, que especialistas elaboraram por solicitação do Conselho Nacional de Justiça, tem por objetivo levar informações básicas sobre o tema aos colaboradores do sistema de justiça.
E o texto, redigido em linguagem simples, está também à disposição no portal do CNJ (www.cnj.jus.br), de modo que o acesso será gratuito aos órgãos do poder público e à população em geral.

Faça download da cartilha. Clique aqui

sábado, 23 de julho de 2011

Cine Sesc: Geada Negra

O documentário “Geada Negra”, do diretor Adriano Justino, foi apresentado e debatido pelo projeto Cine Sesc, na última quinta-feira (21), na Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste. Após a exibição, os jornalistas Carlos Luz e Eloiza Dal Pozzo debateram com os participantes dos programas Universidade Aberta à Terceira Idade (Unioeste) e Oficina da Memória (Sesc) o conteúdo do documentário, que foi viabilizado através do Prêmio de Cinema e Vídeo do Estado do Paraná em 2008, na categoria Telefilme.
O documentário conta a história da manhã de 18 de julho de 1975, quando uma perspectiva terrível assombrou os paranaenses. Se na noite anterior o Paraná dormiu deslumbrado com a rara neve que caiu sobre Curitiba, no dia seguinte acordou com os efeitos catastróficos da “geada negra”, que destruiu pela raiz quase todos os cafezais do estado.
Confira as imagens. Clique na imagem para ampliá-la.






AFA 20 anos

Clique na imagem para ampliá-la.

Aumento do número de vereadores


A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu - Acifi e a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB espalharam mensagens em outdoors para mobilizar a população para a não aprovação do aumento do número de vereadores da cidade. Para os organizadores, o número atual de vereadores é suficiente para o município. O projeto que tramita na Câmara prevê o aumento de 15 para 20 o número de vereadores.
No atual momento e na atual conjuntura política, social e econômica da cidade sou contrário ao aumento do numero de vereadores em Foz do Iguaçu.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curso de inglês no Sesc


O Sesc de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para o curso de inglês no período noturno, para interessados acima de 15 anos. O curso de inglês disponibilizado pelo Sesc PR é realizado em parceria com o Senac PR e está dividido em módulos de 60 horas.  O curso tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimentos que o habilitem a se expressar em diferentes situações ou contextos, sabendo falar, ouvir, escrever e compreender o idioma inglês.
O encaminhamento teórico e metodológico tem como base a Oxford University, reconhecida como uma das melhores instituições de ensino da língua inglesa.
As vagas são limitadas

Serviço
Curso de inglês do Sesc
Horário: das 19:00 às 20:30 horas, duas vezes por semana
Início das aulas: 1° de agosto
Local: Sesc Foz do Iguaçu (Av. Tancredo Neves, 222, Vila A)
Preços diferenciados para comerciários e não comerciários
Informações: 3576 1300

Seminários de Formação Fórum DCA/PR

Acontece a partir da próxima segunda-feira (25) o ciclo de Seminários de Qualificação da Sociedade Civil para o Exercício do Controle Social. Iniciativa do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA/PR, o evento vai percorrer o Paraná passando por 12 cidades e atingindo, em todas as regiões, conselheiros municipais de Direitos da Criança e do Adolescente que representam a sociedade civil.
O ciclo tem o objetivo de se configurar como um espaço de discussão para as temáticas específicas ligadas ao exercício da função dos conselheiros que representam a população. Assim, o foco dos encontros será democracia participativa e controle social de políticas públicas municipais para a infância e adolescência e o orçamento público.


(Com Ciranda – Central de Notícias)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Nosso Tempo Digital


No site Nosso Tempo Digital assista o documentário Jornal Nosso Tempo: Um Marco da Resistência Democrática em Foz do Iguaçu (clique aqui), realizado pelos jornalistas Carlos luz e Thays Petters. Também assinado pelos dois jornalistas, leia o TCC que leva o mesmo título (clique aqui).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Conferência de Assistência Social


A Secretaria e o Conselho de Assistência Social de Foz do Iguaçu promovem entre os dias 20 e 22 de julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores.
A Conferência quer definir prioridades para elaboração da política de assistência social no contexto da política social; identificar e debater os principais problemas da assistência social do município; estimular a organização da sociedade civil para sua participação efetiva na solução dos problemas da assistência social; debater formas de intervenção local, bem como na articulação dos três níveis de governo na implementação das políticas na área da assistência social e avaliar o plano municipal de assistência social, bem como encaminhar sugestões para seu aperfeiçoamento.



Museu da Terra Guarani


O Museu da Terra Guarani, instituição de preservação do acervo cultural humano e das espécies biológicas existentes e das remanescentes do período da construção da Usina de Itaipu, foi reaberto à visitação pública. O espaço, que estava fechado para reforma, foi completamente revitalizado com melhorias na estrutura física, aquisição de novos equipamentos de climatização, monitores e minicinemas, além da inserção de legendas em quatro línguas, sendo o espanhol, o guarani, o português e o inglês.
O museu, órgão vinculado à Itaipu Binacional, foi inaugurado em 1979, no início da obra da hidrelétrica e está situado em Hernandárias, no Paraguai, a cerca de 10 km de Ciudad del Este, município que faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Brasil, com ligação através da Ponte Internacional da Amizade.


(Com Guatá

sábado, 16 de julho de 2011

Recreação de Férias

Reunindo crianças, pais e monitores, com apresentações dos participantes, foi encerrada ontem (15) a primeira semana da Recreação de Férias do SESC de Foz do Iguaçu. Durante toda a semana crianças entre 5 e 12 anos estiveram envolvidas com uma vasta programação que incluiu atividades como caça ao tesouro, oficinas de artes, brincadeiras de roda, gincanas, caçador, orientações para a saúde, entre outras. A Recreação de Férias continua na próxima semana, de segunda a sexta-feira, sempre das 14 às 18 horas.
Confira as imagens, clique para ampliá-las





sexta-feira, 15 de julho de 2011

Boletim ACER

Clique nas imagens para ampliá-las

Reunião do CDHMP

O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu - CDHMP convida para uma reunião neste sábado (16), para tratar da realização de um ato no dia 28 de agosto. A proposta do CDHMP é promover atividades de rua para marcar os 32 anos da polêmica Lei da Anistia, promulgada em 28 de agosto de 1979, e denunciar a prática de batizar espaços públicos (ruas, avenidas, praças, etc) com nomes de protagonistas da ditadura.

Serviço
Reunião do CDHMP
16 de julho (sábado), 15 horas
Local: Moradia 2 da Unila ((antigo Hotel Kacique Salvatti, próximo ao Bosque Guarani)

Salão Internacional do Livro

De 4 a 14 de agosto acontece o 4º Salão Internacional do Livro em Foz do Iguaçu. Este ano, o evento será realizado na Praça das Nações, em frente ao Colégio Bartolomeu Mitre.
O objetivo do Salão do Livro é despertar o gosto pela leitura e popularizar o livro. Para isso, além da tradicional feira, com editoras e livraria dos mais diversos segmentos da literatura, infantil, técnico, científico, auto-ajuda e biografias, haverá, ainda, contação de história, sessão de autógrafos, atividades recreativas, café literário, oficinas, apresentações teatrais e musicais.

Adoção em quadrinhos

Em uma linguagem direta e objetiva, através de história em quadrinhos, a cartilha indica os caminhos legais para adoção e aponta irregularidades denunciadas pela mídia que não são toleradas em nossa legislação, e, como tal não podem ser abonadas pelo sistema de justiça. O personagem principal (Pernambuco) reúne sua turma para discutir o tema adoção conforme a Lei 12010/209, recebendo a visita da personagem Ceja que falará sobre adoção internacional.





Direitos da Criança e do Adolescente

O roteiro traçado para a obra é de linguagem simples e direta, permitindo que, mesmo jovens, alunos do ensino fundamental compreendam e correlacionem os direitos e deveres entre si e entendam as razões pelas quais as crianças e adolescentes precisam de uma proteção integral. O personagem principal (Frevolino) vai para sua escola e lá a professora Cica e os demais alunos iniciam um debate sobre os direitos fundamentais. É neste contexto que se esclarece o direito à convivência familiar e consequentemente o conceito de família e a realidade das famílias adotivas.



Com Instituto Elos

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Criança não é de rua

Compartilho o Boletim Criança Não é de Rua e a Carta Aberta acerca da “Pesquisa Censitária Nacional sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua”, assinada por Bernardo Rosemeyer, Secretário Nacional da Campanha Criança Não é de Rua.

Fórum DCA/PR e os 21 anos do ECA

No dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 21 anos.
Nesses dias recebemos muitas mensagens sejam essas fazendo balanço dos avanços e desafios ou manifestando contrariedade pela existência do ECA.
O que podemos dizer?
Que nesse ano completamos ou completaremos:
511 anos desde a “descoberta”
189 anos desde a “independência”
122 anos de “República” (coisa pública cada vez menos)
23 anos desde a última Constituição (promessa para todos os cidadãos)
22 anos desde a Convenção Internacional dos Direitos da Criança (o mundo precisou)
21 anos de aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (nós precisamos)
Podemos dizer ainda que:
Lutamos para que o Estado brasileiro efetive os direitos humanos de crianças já inscritos na Constituição Federal e também já assumidos como responsabilidade quando ratificou os diversos tratados internacionais.
Lutamos para que a sociedade assuma sua responsabilidade na prevenção e no cuidado e na proteção de seus cidadãos, de todos eles, mas especialmente daqueles pequenos que se encontram em processo de desenvolvimento.
Lutamos para que pais, avós, tios, vizinhos, amigos e todos os cidadãos olhem para as crianças como um ser humano especial cheio de potencialidades e que sua educação, desenvolvimento, cuidado e proteção cabe a cada um de nós e a todos ao mesmo tempo.
Quando cada um de nós e todos tivermos sentimento e comportamento de proteção aos nossos filhos e assim podermos olhar o filho do outro como sendo nosso próprio, então poderemos, quem sabe, ter uma sociedade justa e solidária.
Os nossos parabéns e reconhecimento:
A todas as crianças e adolescentes, especialmente aquelas que exercendo seu direito à participação atuam nos diferentes espaços para que seus direitos sejam efetivados.
Aos conselheiros de direitos da criança e aos conselheiros tutelares que abrem mão de parte de suas vidas para se dedicarem a construção de uma sociedade diferente;
Aos profissionais que no dia-a-dia materializam, nos seus atendimentos, os direitos de nossas crianças e adolescentes.
A todos aqueles que no decorrer de nossa história se dedicaram e muitos perderam a vida para que hoje nossos filhos sejam sujeitos de direitos.

Coordenação Estadual

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ECA 21 anos

A maioridade do Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 21 anos hoje (13), representa instrumento de conquista na defesa de direitos do público infanto-juvenil, mas ainda têm muitos desafios pela frente. Um dos principais é o combate à exploração do trabalho infantil nas ruas, seguido do enfrentamento às drogas e profissionalização para acesso ao mercado formal.
Em recente pesquisa do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 75 cidades do País, com mais de 300 mil habitantes, foram identificados 23.973 crianças e adolescentes em situação de rua - 59% dormem na casa da família e trabalham, informalmente, nas vias públicas. Com 71,8%, os meninos são maioria. E a faixa etária predominante entre 12 e 15 anos, que correspondem a 45,13%.
O problema, porém, não é característica apenas de cidades com mais de 300 mil habitantes. Municípios menores também vivem a realidade, segundo especialistas da área. Nos semáforos, a cada esquina de movimento intenso, principalmente nos fins de semana, estão eles na venda de doces, limpeza de vidros dos carros ou mesmo em exibições pirotécnicas e perigosas de malabares.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Novo piso para os jornalistas do Paraná


Os jornalistas paranaenses, reunidos em sessões de assembleia geral extraordinária na noite de ontem (11) e ao meio-dia de hoje (12) aceitaram a contraproposta patronal de reajuste salarial de 5% (inflação de 4,68%, mais 0,32% de aumento real). Em todo os estado, foram 110 votos a favor e 75 contra a proposta patronal, que também inclui a expansão da licença maternidade de quatro para seis meses e a renovação das demais cláusulas da convenção vigente.
Com isto, o novo piso salarial passa a R$ 2.151,56, um aumento de R$ 102,45.

Sonora Brasil


Os músicos do Rio Grande do Sul, Gilberto Monteiro, Eduardo Canteiro e Fernando Gorrie trazem a música das tradições gaúchas no projeto Sonora Brasil, promovido pelo Sesc Paraná, para Foz do Iguaçu, nesta quarta (13), às 20 horas, no auditório do Sesc Foz do Iguaçu, com entrada gratuita.
Monteiro apresentará ao público a gaita-ponto - também conhecida como gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos.
O instrumentista e compositor Gilberto Monteiro, autor de "Milonga para as Missões", é um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. O repertório do trio é composto por vaneras e vanerões, chamamés, chamarritas, contra-passos, xotes, bugios, milongas e rancheiras.

Serviço
Sonora Brasil
Gilberto Monteiro, Eduardo Canteiro e Fernando Gorrie
Quarta-feira (13), 20 horas
Auditório do Sesc - Avenida Tancredo Neves, 222, Vila A
Entrada Gratuita


Recreação de Férias do SESC

Reunindo crianças de 5 a 12 anos, começou ontem (11) e prossegue até o dia 22 de julho a Recreação de Férias do SESC de Foz do Iguaçu. De segunda a sexta-feira, sempre das 14 às 18 horas, a programação inclui atividades de futebol, caça ao tesouro, cineminha, oficina de artes, brincadeiras de roda, gincanas, caçador, orientações para a saúde, entre outras.

Clique nas imagens para ampliá-las





segunda-feira, 11 de julho de 2011

Adolescentes em conflito com a lei

Quando se comemoram 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o atendimento socioeducativo continua a ser um dos maiores desafios da consolidação de uma política consistente de Direitos Humanos no Brasil. Especialistas alertam que os programas voltados às medidas socioeducativas em meio aberto também precisam de mais investimentos.
De acordo com o mais recente Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, existem hoje no Brasil 12.041 adolescentes cumprindo medida de internação (o que representa um crescimento de 4,50%), seguidos de 3.934 em internação provisória e 1.728 em cumprimento de semiliberdade. O Paraná está entre os dez estados com maior população de adolescentes em cumprimento de internação e internação provisória.
A pesquisa, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), mostra que em 2010 houve uma quebra da tendência de queda no número de internações que vinha ocorrendo desde 2007.



sábado, 9 de julho de 2011

Cinema Aberto

A história de Madame Souza, uma senhora portuguesa que vive em Paris, Capital da França, juntamente com o neto Champion e seu cão, Bruno, será exibida hoje (09), em mais uma sessão do Cineclube Cinema Aberto, no filme “As bicicletas de Belleville”.
A animação francesa retrata uma história de carinho e de perseverança, vivida por uma incansável velhinha que participa de inúmeras aventuras em busca de um de seus netos. A divertida e emocionante produção é assinada por Sylvain Chomet, mesmo diretor de “O mágico”.
A mensagem transmitida pelo filme revela que o ser humano está muito acima do utilitarismo que o mercado e consumo pregam. As pessoas são capazes de amar, ensinar, se divertir e produzir coisas interessantes e sem valor comercial.

Serviço
“As bicicletas de Belleville”
Sábado (09), às 19 horas
Teatro Barracão
Entrada gratuita

Saiba mais Cinema Aberto

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Campanha do Agasalho 2011

 
Sesc e Senac entregam agasalhos doados a entidades sociais de Foz do Iguaçu

Com a chegada das baixas temperaturas, típicas do inverno em Foz do Iguaçu, colaboradores do Sesc e Senac fizeram a entrega de agasalhos, roupas e calçados arrecadados, até agora, pela Campanha do Agasalho 2011, promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCom. 
Nesta primeira entrega foram beneficiadas três instituições sociais: Albergue Noturno, Lar dos Velhinhos e a entidade Amor em Cristo. Ao todo foram repassadas 1105 peças de agasalhos e roupas e 160 pares de calçados.
O Albergue Noturno, que atende cerca de 350 pessoas por mês, foi beneficiado com a entrega de 558 peças de roupas masculinas e femininas e 160 pares de calçados, o Lar dos Velhinhos, que abriga 70 idosos, foi atendido com 447 peças de roupas e a instituição Esperança em Cristo, que atua no atendimento de meninas adolescentes e jovens do bairro Porto Meira, região carente de Foz do Iguaçu, recebeu 100 peças de roupas femininas.
Tendo como tema “Sua roupa usada precisa alguém para passear – Doe as roupas que você não usa para quem precisa”, a campanha prossegue até o dia 27 de agosto. As doações estão sendo coletadas nas unidades do Sesc e Senac de Foz do Iguaçu e GRPcom.
clique nas imagens para ampliá-las