quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fórum DCA/PR e os 21 anos do ECA

No dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 21 anos.
Nesses dias recebemos muitas mensagens sejam essas fazendo balanço dos avanços e desafios ou manifestando contrariedade pela existência do ECA.
O que podemos dizer?
Que nesse ano completamos ou completaremos:
511 anos desde a “descoberta”
189 anos desde a “independência”
122 anos de “República” (coisa pública cada vez menos)
23 anos desde a última Constituição (promessa para todos os cidadãos)
22 anos desde a Convenção Internacional dos Direitos da Criança (o mundo precisou)
21 anos de aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (nós precisamos)
Podemos dizer ainda que:
Lutamos para que o Estado brasileiro efetive os direitos humanos de crianças já inscritos na Constituição Federal e também já assumidos como responsabilidade quando ratificou os diversos tratados internacionais.
Lutamos para que a sociedade assuma sua responsabilidade na prevenção e no cuidado e na proteção de seus cidadãos, de todos eles, mas especialmente daqueles pequenos que se encontram em processo de desenvolvimento.
Lutamos para que pais, avós, tios, vizinhos, amigos e todos os cidadãos olhem para as crianças como um ser humano especial cheio de potencialidades e que sua educação, desenvolvimento, cuidado e proteção cabe a cada um de nós e a todos ao mesmo tempo.
Quando cada um de nós e todos tivermos sentimento e comportamento de proteção aos nossos filhos e assim podermos olhar o filho do outro como sendo nosso próprio, então poderemos, quem sabe, ter uma sociedade justa e solidária.
Os nossos parabéns e reconhecimento:
A todas as crianças e adolescentes, especialmente aquelas que exercendo seu direito à participação atuam nos diferentes espaços para que seus direitos sejam efetivados.
Aos conselheiros de direitos da criança e aos conselheiros tutelares que abrem mão de parte de suas vidas para se dedicarem a construção de uma sociedade diferente;
Aos profissionais que no dia-a-dia materializam, nos seus atendimentos, os direitos de nossas crianças e adolescentes.
A todos aqueles que no decorrer de nossa história se dedicaram e muitos perderam a vida para que hoje nossos filhos sejam sujeitos de direitos.

Coordenação Estadual

Nenhum comentário: