sexta-feira, 30 de julho de 2010
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Oficina para troca de experiências
A diretora de Projetos da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto, está
Combate ao Tráfico de Crianças e Adolescentes
(foto: Blog Joel de Lima)
A campanha é um dos resultados da 5ª Jornada Contra o Tráfico e a Exploração de Crianças e Adolescentes na Tríplice Fronteira, aberta na terça-feira,
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Violência contra adolescentes
Mais um adolescente foi vítima da violência em Foz do Iguaçu. Camila Aparecida Reis da Silva, 13 anos, foi encontrada morta num córrego no Jardim Itália, com dois tiros. Com este sobe para 15 os casos de assassinatos de adolescentes
10/01/10 - Clayton Renato de Paula, 16 anos, morto com nove tiros. O corpo foi encontrado numa plantação de soja no Alto da Boa Vista;
08/02/10 - Jackson José Tavares, 16 anos, morto a tiros em sua casa na Vila C;
19/02/10 - Adolescente não identificado, 17 anos, morto a tiros numa praça do Porto Meira;
28/02/10 - Valdeir Ribeiro da Cunha, 17 anos, morto a tiros no Jardim Ipanema;
03/04/10 - Luciano Andrade Girardi, 17 anos, morto a tirtos no Jardim São Luiz;
09/05/10 - Willian da Silva Moreno, 17 anos, morto a tiros em sua casa no Cidade Nova;
10/05/10 - Maicon Mazotti, 16 anos, morto com 13 tiros de escopeta na Vila União;
27/05/10 - Jean Cláudio da Cruz, 16 anos, morto com cinco tiros no Jardim Universitário;
29/05/10 - Jessé Rodrigues, 17 anos, morto a tiros na Vila C;
11/06/10 - Larissa Cristiane da Silva, 16, assassinada com 45 facadas. O corpo foi encontrado às margens do Rio M’Boicy, na área central;
07/07/10 - Daniel Sidres de Mattos, 13 anos e Rogério do Nascimento Schalma, 15 anos, mortos com tiros nas cabeças. Os corpos foram encontrados na área rural do Bairro Três Bandeiras com as mãos amarradas com um cinto;
12/07/10 - Adolescente de 16 anos é morto asfixiado dentro do Cense;
23/07/10 - Edivaldo Maia dos Santos, 15 anos, Idinaldo Domingues, 17 anos, mortos por disparos de pistola
Lula em Foz
(Com blogdojoeldelima.blogspot.com)
terça-feira, 27 de julho de 2010
Seminário Relaf
A comissão organizadora do Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar esteve reunida na manhã de hoje (27) no Centro Executivo de Itaipu. Participaram da reunião Ivania Ferronatto (Rede Proteger), Mirtha Baez (Itaipu), Jucelino Moreira Bispo (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica), Matilde Luna e Sara Gonzalez (Rede Latino-Americana de Acolhimento Familiar / Relaf), Edinalva Severo (Secretaria Municipal de Ação Social), Olivério Pacheco (organização do evento) e Carlos Luz (assessoria de comunicação). Durante a reunião foram discutidos detalhes da programação, organização, infra-estrutura e divulgação do Seminário. O evento, que acontece entre 2 e 4 de setembro no Parque Tecnológico de Itaipu – PTI, pretende reunir cerca de 500 pessoas de 20 paises latino-americanos. O assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joel de Lima, teve uma rápida participação na reunião e aventou a possibilidade do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participar da abertura do Seminário, já que ele estará em Foz do Iguaçu participando de outros eventos.
As inscrições para o Seminário estão abertas e podem ser feitas no site da Relaf.
Campanha
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Triplo homicídio de adolescentes e jovem
Mais dois adolescentes e um jovem aumentam a lista de homicídios em Foz do Iguaçu. Foi na sexta (23), no bairro Morenitas II. Edivaldo Maia dos Santos, 15 anos, Idinaldo Domingues, 17 anos e Bruno Freire de Oliveira, de 19 anos, foram mortos por disparos de pistola
Veja o quadro de assassinatos de adolescentes em Foz do Iguaçu em 2010
Muito Além do Jardim
Será lançado na próxima quinta (29), na Livraria Nobel, no Cataratas JL Shopping, o livro "Muito Além do Jardim", da professora Lygia Pupatto.o livro trata da implantação do Programa Universidade sem Fronteiras. O relato mostra como Lygia e sua equipe enfrentaram e venceram os desafios que se colocaram para a implantação do maior programa de extensão universitária do Brasil, e como esse programa transformou a vida da população carente do estado do Paraná.
Serviço
Lançamento do livro Muito Além do Jardim
Tráfico e exploração de crianças e adolescentes
Brasil, Argentina e Paraguai estão participando da “Jornada contra o Tráfico e a Exploração de Crianças e Adolescentes na Tríplice Fronteira”, que já está em sua quinta edição. A Jornada caracteriza-se por um esforço conjunto dos três países em realizar capacitação e sensibilização da população e agentes públicos e privados, envolvidos com a temática na região da tríplice fronteira.
A última Jornada (IV) foi realizada em maio de 2008 e teve como tema a capacitação das forças de segurança quanto aos direitos das crianças e adolescentes na região da Tríplice Fronteira.
Rede Proteger
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Combate à exploração sexual
A Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro maracanã, realizará no próximo domingo (25) a Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Durante o evento, que já é tradicional na cidade e conta com mais de 6.000 participantes, a Itaipu Binacional, Cáritas Diocesana e Rede Proteger estarão lançando uma campanha junto aos caminhoneiros, com intuito de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em nossas estradas.
Rede Proteger
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Toda criança em família
O ECA está fazendo 20 anos e, nesse tempo, muitas coisas mudaram. Uma das novidades acrescentadas ao texto, em 2009, é que nenhuma criança ou adolescente órfão pode ficar em abrigo por mais de dois anos. Quando não há jeito de voltarem para a família biológica, eles precisam ser liberados para a adoção, já que a lei determina que toda criança tem diteito ao convívio familiar.
Para fazer valer esse direito, o governo do estado de São Paulo vai fazer um mutirão, a partir do dia 27, em todos os abrigos do estado. A ideia é avaliar a situação de cada uma das 13 mil crianças que atualmente vivem nos abrigos. A partir daí, serão feitas audiências com promotores, assistentes sociais e outros profissionais, para garantir que esses pequenos e pequenas não passem mais do que o tempo permitido por lei nos abrigos.
ECA 20 anos
Na manhã de hoje (15) a diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto, representando a Rede Proteger, ocupou o espaço da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, para lembrar os 20 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do adolescente – ECA.
Além de falar sobre o marco histórico do Estatuto, Ivania Ferronatto ressaltou a falta de investimentos do gestor municipal na área da infância e da adolescência, obtendo dos vereadores apoio às entidades que compõem a Rede Proteger para discussão e inclusão de projetos nesta área no Orçamento Municipal para 2011, que está sendo discutido.
Volta da exigência de diploma para jornalistas
A comissão especial que discute o restabelecimento da exigência de diploma para jornalistas aprovou há pouco o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09.
Pelo substitutivo, a Carta Magna passa a trazer de forma explícita que “a exigência de graduação em jornalismo e de registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional não constitui restrição às liberdades de pensamento e de informação jornalística”.
Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou a obrigatoriedade do diploma, sob o argumento de que ele restringe a liberdade de expressão.
A PEC agora irá a plenário, onde terá de ser aprovada em dois turnos.
(Com Sindijor Foz)
quarta-feira, 14 de julho de 2010
20 anos do ECA
terça-feira, 13 de julho de 2010
Escrita 13
Já está circulando a Revista Escrita nº 13, editada pela Guatá – Cultura em Movimento.
Clique aqui para ver a versão on line
Projeto Plugado
Adolescente é morto dentro do Cense
Um adolescente de 16 anos foi morto dentro do Centro de Socioeducação (Cense) de Foz do Iguaçu, na madrugada de ontem, 12 (um dia antes do Estatuto da Criança e do Adolescente completar 20 anos). O adolescente, que estava havia três dias na instituição, dividia alojamento com outros quatro jovens, quando foi asfixiado por um deles, também de 16 anos.
Em nota, a Secretaria de Estado da Criança e Juventude lamentou o ocorrido...
Observação: “Lamentou o ocorrido”?????
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Pescador de Palavras
Eu recomendo o blog Pescador de Palavras do amigo Lizal Zeu, com cultura, literatura, poesia e música.
Síndrome da Alienação Parental
Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o projeto de lei que pune a prática da alienação parental agora depende apenas da sanção presidencial. O projeto define a alienação parental - quando o pai ou a mãe que detém a guarda da criança promovem uma campanha constante de difamação do outro genitor ou quando dificultam ou impedem o acesso do outro ao filho - e estabelece punição para quem a praticar. Ela vai de acompanhamento psicológico obrigatório à suspensão ou inversão da guarda, passando pelo pagamento de uma multa estipulada pelo juiz.
Saiba o que é alienação parental
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Tribuna Popular lembrará os 20 anos do ECA
Espaço da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu será usado pela Rede Proteger para lembrar os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
No próximo dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA como ficou conhecido, completa 20 anos e, para lembrar a data, vários eventos e seminários estarão acontecendo em todo o pais.
Em Brasília, nos dias 13 e 14, será realizado pelas Comissões dos Direitos Humanos e Minorias - CDHM e de Legislação Participativa - CLP da Câmara dos Deputados o seminário “Os 20 Anos do ECA e as Políticas Públicas: Conquistas e Desafios”. Já em Curitiba, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/MPPR, com apoio dos Conselhos Tutelares de Curitiba, promovem, no dia 13, o Seminário “Estatuto da Criança e do Adolescente: 20 anos de conquistas e desafios”.
Em Foz do Iguaçu a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente – Rede Proteger resolveu ocupar o espaço Tribuna Popular, espaço aberto à comunidade pela Câmara de Vereadores na última sessão de cada mês, para marcar a data em que o ECA foi promulgado.
A Rede Proteger, constituída por instituições ligadas à proteção de crianças e adolescentes de Foz do Iguaçu, pretende usar a tribuna da Câmara, no dia 15, para mostrar que o ECA representa um divisor de águas para a infância e a adolescência brasileiras, ao reconhecê-los como sujeitos de direitos. O ECA trouxe avanços significativos para a sociedade, mas, segundo especialistas, muitos direitos ainda oscilam entre a teoria e a vida real, por isso é preciso fazer um balanço dos avanços da lei e, também, dos desafios que ainda precisam ser alcançados, apontando estratégias para que a legislação brasileira e os acordos internacionais sejam efetivados na prática e de maneira eficaz.
Serviço
Tribuna Popular – 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
Plenária da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu
Dia 15 de julho, às 10 horas
Assassinato de adolescentes
Daniel Sidres de Mattos, 13 anos e Rogério do Nascimento Schalma, 15 anos, somam mais dois adolescentes assassinados em Foz do Iguaçu. Os corpos dos dois adolescentes foram encontrados numa estrada vicinal na área rural do Jardim Três Bandeiras, com os braços amarrados com um cinto e tiros nas cabeças.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Ideb 2009
O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009. Os Indicadores mostram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino - primeira e segunda etapas do ensino fundamental e ensino médio. As metas de progressão estabelecidas foram superadas.
Na primeira fase do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6, superando a meta prevista para 2009 e atingindo antecipadamente a de
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação. No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6, superando a meta nacional de 2009. O crescimento na faixa ocorreu fundamentalmente em razão do desempenho dos estudantes, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador.
Confira como ficou seu estado, município e escola
Assessoria de Imprensa Inep/MEC
Relaf 2010
Da esquerda para a direita, Ivania Ferronatto (Fundação Nosso Lar), Aline Albuquerque (eventos) e Mirta Baez (Itaipu Binacional), discutindo detalhes da organização do Seminário Latino-americano de Acolhimento Familiar, que acontecerá em Foz do Iguaçu, entre os dias 2 e 4 de setembro, no Parque Tecnológico de Itaipu. O Seminário é uma realização da Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar (Relaf), com a organização da Rede Proteger e o apoio da Itaipu Binacional e da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. Espera-se a participação de 700 pessoas, de 20 paises da América Latina.
Para saber mais sobre o Seminário acesse http://www.relaf.org
terça-feira, 6 de julho de 2010
ECA: conquistas e desafios
INSCRIÇÕES: clique aqui