quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PEC do diploma

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) do Senado realiza amanhã (1º), audiência pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que restabelece a exigência do diploma no Jornalismo. Foram convidados a participar da audiência a Fenaj, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ). O debate no Congresso Nacional ganhou novos ingredientes com a questão de ordem apresentada pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) de que cabe ao Senado manifestar se a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre se a inconstitucionalidade da exigência do diploma é válida nacionalmente. Na Câmara, o deputado Maurício Rands (PT/PE) protocola na quarta-feira seu relatório sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09, que deverá ser apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da casa no dia 7 de outubro.


Leia mais

.

Mulher Vítima de Violência


O Conselho Municipal dos Direito da Mulher - CMDM e a Secretaria de Assistência Social convidam para o Seminário de identificação da rede de atendimento à Mulher Vítima de Violência.

A violência, de forma geral, é um fato gerador de inúmeros outros problemas sociais.
A violência contra a mulher é ainda mais impactante nas relações sociais pois, para muitos, a mulher é a base familiar, é o esteio onde se forma o indivíduo. Sem essa base, toda a família fica prejudicada.
A Lei Maria da Penha procura, dentre os seus objetivos, a erradicação desse tipo de violência. Tratando a mulher, a família também será tratada. Quando a mulher sofre uma agressão, os filhos também sofrem, a família está em perigo.
Neste ano, a Secretaria Nacional Especial de Políticas Públicas para as Mulheres – SPM fará a inauguração do Centro de Referência da Mulher, em Foz do Iguaçu, em parceria com os governos estadual e municipal.
Para que a Rede de Atendimento esteja preparada, convidamos esta instituição para apresentar seu trabalho no Encontro de Organização da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência de Foz do Iguaçu.

Serviço

Seminário de identificação da rede de atendimento à Mulher Vítima de Violência amanhã (1º), das 9 às 16h30
Sede do Serviço Social do Comércio – SESC
Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A de Itaipu – Foz do Iguaçu
.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Conferência Livre de Comunicação

Você já deve ter se perguntado por que as rádios, televisões, jornais e portais estão nas mãos de pouquíssimas famílias. Pois bem, você não é único que questiona esse poderio empresarial que escolhe e impõe valores, comportamentos e legitima realidades para uma boa parcela de nós brasileiros. O descaso com o povo é histórico, e há anos os movimentos sociais clamam por transformação no modelo de comunicação.

Finalmente parece que chegou a hora de afinar essa discussão e propor políticas de comunicação. Junte-se a nós e venha participar da Conferência Livre de Comunicação de Foz do Iguaçu no próximo dia 3 de outubro, sábado, às 8 horas, na Câmara de Vereadores. Traga suas ideias e convide seus amigos. O debate iguaçuense é uma prévia para a etapa estadual em Curitiba (PR), de 6 a 8 de novembro; e nacional, em Brasília (DF), de 1º a 3 de dezembro.

“Democratizar a Comunicação é possível”. Este é o tema central do debate em Foz do Iguaçu, e acreditamos que não será diferente nos demais estados e na etapa nacional no Distrito Federal. Apresentar ideias e analisar experiências de pessoas e entidades que estão furando o bloqueio dos grandes empresários da comunicação são algumas propostas de discussão da Comissão Iguaçuense Pró-Conferência de Comunicação.

Para ilustrar essas experiências e os desafios da comunicação com histórias, leituras e críticas, a comissão convidou para participar das mesas agentes culturais, blogueiros, professores, sindicatos, profissionais da imprensa e estudantes. A programação será organizada em dois momentos: manhã e tarde.

Na parte da manhã do dia 3 de outubro, às 9h30, a mesa “Direito Humano à Comunicação e Democratização da Mídia” será formada pela professora da Unioeste de Marechal Cândido Rondon Carla Silva e pelas jornalistas Aniela Almeida (Sindijor) e Rachel Bragatto (Coletivo Intervozes). O mediador da discussão será Luiz Carlos Paixão, da APP-Sindicato Paraná.

Após o almoço, às 13h30, os presentes serão convidados a assistir ao documentário Jornal Nosso Tempo: um marco de resistência democrática em Foz do Iguaçu, de autoria dos jornalistas Carlos Luz e Thays Petters. Logo em seguida, às 14 horas, será realizado o debate da mesa “Práticas de Mídias Alternativas” com membros do Blog de Foz, Cartel do Rap, Guatá, Megafone e Sopabrasiguaia. O mediador será Carlos Luz. Ao final desta atividade será encaminhada a Carta de Foz do Iguaçu.

A Comissão Iguaçuense Pró-Conferência de Comunicação é composta por 4 entidades. São elas: APP-Sindicato, Conselho Regional de Psicologia, Rede Proteger e Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor). Mais informações: (45) 3028-5304/ 3027-1893.

Comissão Iguaçuense Pró-Conferência de Comunicação.

.

Paraná perde o jornalista Walmor Marcelino

O Sindijor lamenta a morte, na última sexta-feira (25), de Walmor Marcelino, um dos maiores jornalistas paranaenses. Aos 79 anos, Marcelino não resistiu a problemas renais e cardíacos que o mantinham internado na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Militante contra a ditadura militar nas décadas de 70 e 80, Marcelino foi um jornalista de forte atuação política e literária, com mais de 30 livros, entre poesia, ficção e textos de opinião. Na década de 70, o catarinense de Araranguá participou do Centro Popular de Cultura em Curitiba, e de grupos de teatro da UFPR, sempre em oposição ao regime. Ele foi um dos responsáveis pela reorganização do movimento estudantil e sindical durante a ditadura. Na imprensa, Marcellino trabalhou em diversos órgãos de comunicação, entre eles a Gazeta do Povo e o jornal Última Hora, e também na Assembléia Legislativa do Paraná e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Leia depoimentos de jornalistas sobre Marcelino aqui.

acordajornalista.blogspot.com

.


Conferência Estadual

Com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” aconteceu, entre os dias 21 e 24, no Centro de Convenções de Curitiba, a VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cerca de 500 pessoas, entre delegados representantes das 12 regionais paranaenses, delegados natos e convidados, participaram da Conferência. Os participantes foram divididos em cinco eixos temáticos: Promoção e Universalização dos Direitos em um Contexto de Desigualdades; Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Participação de Crianças e Adolescente nos Espaços de Construção da Cidadania e Gestão da Política.

Cada eixo apresentou diretrizes para a VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre 7 e 10 de dezembro, em Brasília. Um importante avanço desta Conferência foi a participação mais efetiva dos adolescentes. O adolescente Messias Didimo Andrade, atendido pela Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, foi escolhido como delegado à Conferência Nacional representando a cidade.

Durante a abertura da Conferência, dia 21, a Fundação Nosso Lar foi uma das entidades não-governamentais homenageadas pela organização da Conferência, pelo trabalho realizado no abrigamento de crianças e adolescentes e o acompanhamento e apoio prestado às famílias.

Uma passeata marcou o encerramento da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes se concentraram na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da UFPR e percorreram a rua XV de Novembro até a Boca Maldita, distribuindo panfletos com as propostas criadas nos debates e sensibilizando a população para cobrar a aplicação prática das mesmas.

Veja as Diretrizes aprovadas

Confira as imagens da Conferência

Com Ciranda.

.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Conferência Estadual

De hoje (21) até quinta (24) estarei participando da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, em Curitiba. Conheça a programação da Conferência:


21/09/09 – Segunda-feira:
14h às 18h – Credenciamento e distribuição do material
19h – Abertura Oficial
22/09/09 – Terça-feira:
8h às 9h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h30 às 12h – Apresentação dos painelistas sobre os cinco eixos temáticos.
12h – Almoço
13h30 às 18h – Discussão e proposição das diretrizes nos grupos
23/09/09 – Quarta-feira:
8h30 às 12h – Ciranda das propostas - “Avaliação das diretrizes dos eixos temáticos por todos os grupos.”
12h – Almoço
13h30 às 15h – Plenária por segmento para eleição dos delegados
15h30 às 18h – Votação das diretrizes
24/09/09 – Quinta-feira:
8h30 às 12h – Conferência na cidade
12h – Almoço
13h30 às 15h – Plenária final (referendo das propostas e delegados)
15h – Encerramento.


Serviço:

VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná.
Entre os dias 21 e 24/09/2009.
Centro de Convenções de Curitiba – Rua Barão do Rio Branco, 370.

.

Plano Nacional de Cultura

A votação do Plano Nacional de Cultura (PNC) na Câmara dos Deputados tem data: dia 23. A marcação foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura, a pedido da relatora do projeto de lei, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN). O texto proposto está disponível na íntegra aqui.

Fátima apresentou seu substitutivo ao projeto no dia 9, em sessão com a presença do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herencia. Agora a tramitação do projeto e suas repercussões podem ser acompanhadas no Twitter (usuário PlanoNacCultura) e no blog do PNC -http://blogs.cultura.gov.br/pnc/.

O Plano orientará as políticas culturais num horizonte de dez anos. Trata-se do primeiro planejamento de longo prazo no setor, formulado para assegurar a continuidade das políticas entre as diferentes gestões públicas. Foi elaborado com base em debates e estudos realizados desde 2003, com intensa participação social.

.

Novo Conselho Tutelar


Aconteceu no último dia 16 a eleição dos novos Conselheiros Tutelares de Foz do Iguaçu. O Colégio Eleitoral foi composto por 162 entidades, das quais 158 compareceram para votar.

Os novos Conselheiros eleitos são:

Maria Sirlei Lopez - 24 votos;

Marcio Rosa da Silva - 17 votos;
José Wilson Teodoro de Souza - 14 votos;
Rita Rauber Petter - 12 votos;
Anna Camila Werminghoff - 12 votos.

Os novos Conselheiros assumem suas funções no dia 15 de outubro.

(Fonte: Advogados pela Infância)

.


Conselho da Comunidade

O Conselho da Comunidade na Execução Penal é um órgão de Execução Penal (art. 61 da Lei 7.210/84 – Lei de Execução Penal) e foi instituído na Comarca de Foz do Iguaçu no dia 29 de março de 1995 pelo Juiz Corregedor dos Presídios, Dr. Rui Muggiati. Independente, autônomo e harmônico aos demais, tem por finalidade ser instrumento de humanização, ressocialização, formação, organização e conscientização dos condenados em qualquer regime e que cumprem ou cumpriram pena na Comarca de Foz do Iguaçu, integrando-os ao Meio Social.

.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Atitude Cidadã

“Se não vejo na criança uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Essa que vejo na rua, sem pai, sem mãe, sem casa, cama e comida, essa que vive a solidão das noites sem ninguém por perto, é um grito, um espanto. Diante dela o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e o seu fim é o fim de todos nós”. (Herbert de Souza - Betinho, sociólogo, 03/11/1935 – 09/08/1997).


Vote no Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Indico a Diretora de Projetos da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronato.

Clique para votar

.

Rádio UFPR

A primeira emissora de rádio exclusiva para a internet é mantida pela Universidade Federal do Paraná. É a Rádio UFPR, uma emissora educativa, com música popular brasileira e notícias da comunidade universitária.

Clique aqui para ouvir.

.

Expoflor

Começa hoje (18) e prossegue até o dia 27, no Centro de Convivência do Idoso, a 11ª Expoflor, com cerca de cem espécies de flores. A entrada é franca e a feira funcionará diariamente das 10 às 21 horas. O evento é beneficente, pois o dinheiro arrecadado com a venda será revertido em apoio a projetos sociais de Foz do Iguaçu. Este ano, parte da renda será destinada à Comunidade dos Pequenos Trabalhadores, entidade que atende cerca de 200 crianças e adolescentes. O evento é promovido anualmente pelo Rotary Clube Três Fronteiras.

.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Conferência Livre de Comunicação

Integrantes das Comissões Organizadoras das Conferências de Comunicação Municipal e Estadual (foto: Sindijor)

A Comissão Organizadora da Conferência Livre de Comunicação de Foz do Iguaçu está ultimando os preparativos para lançar o material de divulgação do evento. A comissão conta com a participação de representantes do Sindijor, APP-Sindicato, Conselho Regional de Psicolologia, Rede Proteger, além do apoio de outras entidades. A conferência acontecerá dia 3 de outubro, na Câmara Municipal e a intenção é debater tanto a grande mídia, quanto a mídia alternativa.

A Conferência Estadual de Comunicação acontece dias 23, 24 e 25 de outubro, em Curitiba e a Conferência Nacional de Comunicação nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, em Brasília.

.

Violência generalizada

Imagens mostram a mãe incentivando a filha a bater numa outra aluna. A polícia está investigando o caso. Pais e professores mostram que o combate à violência pode começar em casa.

.

Em defesa da profissão de jornalista

Audiência na Câmara discute PEC dos Jornalistas


No parlamento e nas ruas, o movimento em defesa do restabelecimento da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo ganha força. Hoje (17) haverá audiência pública conjunta da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (DECOM) e da Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados sobre a PEC dos Jornalistas. E no dia 23 de setembro, será instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. Novas manifestações públicas estão programadas para esta e para a próxima semana.

Leia mais

.

Blog do Sindijor Paraná

Confira e participe do blog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná "Acorda Jornalista". Clique aqui para entrar.

.

Blog do Sidijor Foz

Confira e participe do blog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná - Subseção de Foz do Iguaçu e Região. Clique aqui para entrar.
.

Novo site

Com o lançamento do novo site da SECJ (www. secj.pr.gov.br), o site do Cedca/PR ganhou endereço próprio para todos os seus conteúdos. Acesse www.cedca.pr.gov.br e confira.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – Cedca/PR, é um órgão de natureza estatal especial, com instância pública essencialmente colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não-governamentais.

O Conselho reúne-se mensalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, segundo leis federais, estaduais e municipais, em reuniões abertas à comunidade.

.

Jornal do Iguaçu fecha as portas

O Sindijor lamenta o fechamento do Jornal do Iguaçu, de Foz, anunciado na segunda-feira (14). Ao todo, oito postos de trabalho foram fechados, quatro dos quais na redação – e não há previsão de retorno do periódico. A última edição circulou no domingo(13). Segundo informou o proprietário, Rodrigo Hauagge do Prado, o veículo não dava o retorno financeiro esperado. A primeira informação era de que os funcionários estariam entrando em férias coletivas, por “motivos maiores”.

Prado, que diz passar a maior parte do tempo no Mato Grosso, onde atua como pecuarista, confirmou hoje o fechamento e disse que não pretende vender o jornal e que não tem planos, por ora, de retomá-lo. Em até nove dias devem ser feitas as homologações das rescisões, na Superintendência Regional do Trabalho. A Subseção do Sindijor em Foz continuará acompanhando e dando assistência aos trabalhadores desligados. O empresário comunicou que a Rádio 97 e a emissora Foz TV (a cabo) – também de sua propriedade - continuam em funcionamento.

.


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Índice de Homicídios na Adolescência

Índice de Homicídios na Adolescência [IHA] - Análise preliminar dos homicídios em 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

Este documento preliminar foi produzido no contexto do Programa de Redução da Violência Letal e consiste em um dos produtos do segundo eixo de ação do Programa destinado a produção de indicadores de monitoramento integrado de vitimização de adolescentes por homicídios.

Sua realização é resultado do trabalho em parceira entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidênciada República – SPDCA/SEDH, o Fundo das Nações Unidaspara a Infância – UNICEF, o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência – LAV/UERJ. A versão conclusiva do diagnóstico aqui apresentado está sendo elaborada e será incorporada ao documento final do programa.

Download de Índice de Homicídios na Adolescência

.

Jornal Comunicação

O Jornal Comunicação é o Jornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, versão on-line. Também possui uma versão impressa mensal, que é distribuída em todos os campi da UFPR. Confira as últimas edições em formato PDF.

.


Fip Foz

O II FIP FOZ - Festival Internacional de Publicidade de Foz do Iguaçu tem como objetivo promover, divulgar e premiar a qualidade criativa de campanhas de comunicação integrada, além de ser um ponto de encontro de atualização cultural e técnica da publicidade, marketing, meios de comunicação, promoções, design, produção audiovisual e gráfica.

Nele, todas as mídias e seus desdobramentos serão temas de palestras, debates, conferências, seminários e workshops.

Como premiações, serão distribuídos troféus divididos em ouro, prata e bronze, em várias categorias, sempre valorizando a força criativa de campanhas integradas envolvendo televisão, rádio, jornal, revista, mídia exterior e internet.

As campanhas integradas serão avaliadas por um júri internacional de profissionais renomados, formado por todas as áreas da comunicação: propaganda, design, web, promoção e marketing direto.

Confira a programação e inscrições aqui

.

Campanha Vencer a Pobreza Juntos

A Campanha Vencer a Pobreza Juntos é uma comunidade virtual que combate a fome.

Clique aqui para participar da Campanha assinando o manifesto que será enviado ao Congresso Nacional em outubro de 2009.

O Brasil é o 9º. País com maior número de pessoas com fome.
No mundo todo mais de 1 bilhão de pessoas passam fome.
O Brasil tem 15 milhões de crianças desnutridas.
A cada dia 275 mil começam a passar fome.
5% das crianças brasileiras menores de cinco anos sofrem de anemia crônica por falta de ferro na alimentação.

Estes são alguns dados divulgados pelo site da Campanha Vencer a Pobreza Juntos, coordenada pela ActionAid, organização que trabalha há 37 anos no combate à pobreza em mais de 50 países. No Brasil há 10 anos e em 13 estados brasileiros, a ActionAid promove projetos sustentáveis com mais de 300 mil pessoas de comunidades pobres.

.

Direito à alimentação

Artistas apóiam campanha que pede a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal. A campanha é uma parceria entre o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), a ActionAid e diversas organizações da sociedade civil.

Assista ao vídeo da campanha

.


Duo de Piano e Violino Alemanha


Acontece hoje (15), às 20 horas, no espaço cultural da Capela Santa Maria, o "Duo de Piano e Violino Alemanha", com a apresentação de obras de Mozart, Beethoven e Schumann.
No piano, Michael Uhde. No violino, Albrecht Breuninger. O Duo Faz parte da Série Concertos Especiais da Fundação Cultural de Curitiba.

A Capela fica na Rua Conselheiro Laurindo, 273 no centro de Curitiba.


Ingressos custam R$ 10,00 ou R$ 5,00 mais 1kg de alimento não perecível

Mais informações: (41) 3321-2840.

.

Seminário Sobre Aprendizagem


IV Seminário Regional sobre Aprendizagem

Aprendizagem profissional e políticas públicas: aspectos jurídicos, teóricos e práticos

25 de setembro de 2009 (sexta-feira)

Horário: das 8h às 18h

FIEP/CIETEP

Auditório Caio Amaral Gruber

Av. Comendador Franco, 1341 - Curitiba – PR

Veja programação completa

.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Conferência Regional

Durante todo o dia de hoje (14), delegados de 22 cidades do oeste do Paraná, convidados, representantes de entidades e adolescentes estiveram reunidos no auditório da Uniamérica, na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – 2009.

Pela manhã, Dorival da Costa, de Curitiba, proferiu a palestra “Construindo as Diretrizes da Política e o Plano Decenal”.

No período da tarde, os delegados reuniram-se em grupos de trabalho e discutiram propostas referentes aos cinco eixos temáticos da Conferência: Promoção e Universalização de Direitos num Contexto de Desigualdades; Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção de Cidadania; Gestão da Política.

As propostas serão levadas à VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em Curitiba.

Confira as imagens










.


Café com Teatro

A Casa do Teatro promoveu ontem (13), no Zeppelin Old Bar, a 10ª edição do Café com Teatro, além de muita música, teatro, dança, exposição de artes plásticas e artesanato, a banca literária da Associação Guatá também estava presente. O diretor da Guatá, Silvio Campana, aproveitou para lançar a Revista Escrita, que já está em sua 8ª edição. (Foto: Carol Miskalo)

.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Criança Cidadã

O dinheiro que o governo recebe pelo pagamento dos impostos pertence ao povo. Assim, o trabalho da Controladoria Geral da União (CGU) é saber se esse dinheiro (que é público) está sendo gasto corretamente pelos administradores públicos.
Esses administradores devem trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população, com a construção de hospitais, escolas, estradas e outras ações que venham a beneficiar toda a sociedade. A CGU procura saber se essas coisas estão sendo feitas ou não.

Assim, a CGU é o órgão do governo federal que possui a responsabilidade de controlar como os recursos públicos federais são administrados. Além desse controle, a CGU também deve dar conhecimento à população sobre o que está sendo feito com o dinheiro e quanto está sendo gasto. É o que chamamos de transparência dos gastos públicos.

Parcerias

A CGU é parceira do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que é a agência da ONU que trabalha com os países para prevenir o abuso de drogas e enfrentar o crime organizado, inclusive a corrupção. A missão do UNODC é de contribuir para o desenvolvimento dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.

O UNODC é guardião da Convenção da ONU contra a Corrupção, que está em vigor desde 2005. Mais de 120 países fazem parte desse compromisso internacional, inclusive o Brasil, que vem aprimorando as leis nacionais e pondo em prática ações de prevenção e controle da corrupção, como este site, o Portalzinho da CGU, e o Portal da Transparência.

.

Portal da Transparência


O Portal da Transparência é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. Estão disponíveis informações sobre os recursos públicos federais transferidos pelo Governo Federal a estados, municípios e Distrito Federal – para a realização descentralizada das ações do governo – e diretamente ao cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços, por exemplo.

O Portal da Transparência é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. Sem exigir senha de acesso, o objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e o combate à corrupção no Brasil.

.

Literatura no Café com Teatro

Associação Guatá promove a literatura durante encontro periódico de cultura, promovido por entidade iguaçuense.


Já se passaram dez edições desde que o Café com Teatro foi lançado pela Casa do Teatro, entidade cultural de Foz do Iguaçu, para reunir num só espaço, os atuadores na cultura da cidade e todas as suas formas de expressão. Ao longo desse tempo, a Associação Guatá tem contribuído para a construção e a consolidação deste encontro, marcado pela pluralidade.

No Café com Teatro, música, artesanato, dança, literatura, artes visuais e, por certo, teatro, celebram a riqueza de linguagens e recursos oferecidos por artistas e produtores culturais. A Associação Guatá, consciente da necessidade de fortalecimento dos espaços destinados à democratização do acesso à cultura, participa do encontro por meio do programa Tirando de Letra, que visa à incentivar o gosto e o hábito pela leitura.

A iniciativa consiste em oferecer, além de publicações como livros e revistas, peças de leitura rápida, contendo obras literárias de escritores consagrados e criações de autoria de pessoas que não fazem das letras o seu ofício, mas nutrem a necessidade da expressão como meio de compartilhar suas leituras do mundo, suas emoções e opiniões. Através de materiais em formatos inusitados e despretensiosos, os participantes do Tirando de Letra são surpreendidos ao encontrar literatura onde jamais poderiam esperar.

Além do esforço em dessacralizar a literatura e torná-la acessível e sem mistérios entre todos os leitores, o programa mantido pela Associação Guatá incentiva as pessoas a revelarem suas criações, através de contos, poesias e haycais, que podem ser compostos em breves volantes e, conseqüentemente, publicadas pela entidade.

Para a próxima edição do Café com Teatro, que irá acontecer no domingo, dia 13, no Zeppelin Old Bar, a Associação Guatá prepara uma série inédita de folhetos literários, além de atividades que irão utilizar a recente edição de Escrita, publicação literária mantida pela associação.


Serviço:
Café com Teatro
13 de setembro, a partir das 15 horas
Zeppelin Old Bar (rua Major Raul de Matos, 222, Vila Yolanda – em frente ao Posto Sabiá da Avenida das Cataratas).
Informações: (45) 3572-1473 e 3523-1804

Programação


Música
- Curimba Groove (mpb, funk, jazz, soul)
- Yandrey (hard rock instrumental)
- Sonfour (hard rock)

Teatro
Cia. Foz de Teatro - “Feio não, exótico” (espetáculo adulto)
Núcleo 1 da Casa do Teatro – “Palavra Cantada” (espetáculo infantil)

Artes plásticas
Rogério Silva

Circo
Trupe Luz da Lua

Dança
- Escola de Dança Júlia Corneta (ballet)

Literatura
- Associação Guatá - Programa Tirando de Letra

Cultura Popular
- Paloma Lopes - Bonecas de Pano

Artesanato
- Mirá Artesanato
- Chiquinho do Apito
- Valentim Design

Arte Urbana
- MDP Tattoo

Brechó
- Jhonny Bráz
- Camila Hoffman
- Joyce Hirchman

www.guata.com.br

.

Lançamento

O cineasta José Padilha lança na próxima terça-feira (15), às 19:30 horas, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, o documentário Garapa, que aborda o problema da fome no Brasil. Após a exibição do filme, ele responde a perguntas do público.

O título Garapa refere-se a uma mistura de água com açúcar que muitas vezes é o único alimento de milhões de famílias pobres, especialmente no Nordeste brasileiro. Os dramas e flagelos dessas famílias brasileiras são mostrados neste que é um dos mais contundentes retratos da fome no país.
O filme chega no momento em que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) lança uma campanha nacional pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 047/2003, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que inclui o Direito Humano à Alimentação no artigo 6º da Constituição Federal (capítulo dos direitos sociais).
Por incrível que pareça, o direito à alimentação não figura entre os direitos sociais fixados pela Constituição Federal, apesar de ser um dos principais direitos da pessoa humana, reconhecido, inclusive, em tratados internacionais. O Brasil, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda convive com o problema da fome.
A PEC pretende corrigir esse "lapso" e o filme Garapa faz parte da campanha para aprovar essa proposta. A matéria foi aprovada no Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. O objetivo do Consea é que a matéria seja aprovada até 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.
O filme já teve sessões especiais, seguidas de debates, em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, como parte da programação do VI Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.


.

O Contador de Histórias

O Contador de Histórias


Cine Cataratas – Sala 2

Classificação: 14 Anos

Duração: 1h 47 Min

Gênero: drama nacional

Até 17/09/09

Horário: Diariamente: 21:50

Sinopse: Aos seis anos, Roberto é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes. Chega aos 13 anos analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de irrecuperável. O encontro com uma pedagoga francesa mudará, para sempre, a vida de Roberto.

www.foz.net

.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Liricas e Satíricas do Iguaçu

Recebi o livro de poemas "Liricas e Satíricas do Iguaçu", do poeta e amigo Edson de Carvalho. Editado pela UDC, em 72 páginas Edson mostra seus versos ao público. Na apresentação do livro o prof. mestre Amarildo Redies, coordenador do curso de letras da UDC diz: "o que mais me agradou neste livro foi a autenticidade, nos seus textos percebe-se a tentativa de ser sincero, de escrever sem muitos artifícios, com naturalidade".
.

Correio da UNESCO

O Correio da UNESCO 2009 - nº 7 já pode ser acessado na rede. A UNESCO publica cerca de 40 periódicos que se dirigem ao público em geral e a leitores de temas específicos.

O Correio da UNESCO é considerado a principal publicação da Organização. Criado em agosto de 1947, apenas dois anos depois da criação da Organização, o Correio da UNESCO tornou-se uma publicação referência que reflete as preocupações e os pensamentos da UNESCO em artigos encaminhados de diferentes partes do mundo.

A revista evoluiu e se adaptou aos dias de hoje. Desde março de 2006, é uma publicação mensal on-line que pode ser lida nas seis línguas oficiais da Organização (inglês, francês, espanhol, árabe, russo e chinês) e em português. Cada edição é dedicada a um tema de especial interesse da UNESCO.

Acesse a revista eletrônica

.

Em defesa do Diploma de Jornalismo

Frente Parlamentar em Defesa do Diploma será lançada dia 16

Na semana passada, a deputada Rebecca Garcia (PP/AM) encaminhou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados requerimento com número de assinaturas superior ao necessário para a constituição da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. A instalação da Frente está prevista para o dia 16 de setembro. Atividades em apoio a restituição da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional do Jornalismo estão sendo programadas para o Dia Nacional de Luta, 17 de setembro.

Leia mais


Audiência pública na CCJ do Senado é adiada

Prevista para acontecer hoje (10), a audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para debate da Proposta de Emenda à Constituição 33/09, que dispõe sobre a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista foi adiada. A perspectiva é que ela acontece na próxima semana.

Leia mais

.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Exposição Rogério Silva

Clique na imagem para ampliá-la

O artista plástico e amigo Rogério Silva abre exposição no próximo dia 17, às 20 horas, na Olé Comunicação (Rua Engenheiro Rebouças, 434, Centro).

.

Encontro Internacional

Começa hoje (09) o VII Encontro Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco), na sede da UNILA, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. A abertura do Encontro, que tem a presidência de Marcos Costa Lima (UFPE), acontece às 19h, com as conferências do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Samuel Pinheiro, e do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. Samuel Pinheiro falará sobre “A crise financeira global e os processos de integração regional”, e Luiz Soares Dulci abordará “Integração regional, democracia e participação social”.


A UNILA foi escolhida como instituição receptora do evento pelo seu projeto inovador de constituir uma universidade para o século XXI promovendo, pelo conhecimento e pela ciência, o diálogo de saberes como fonte de autonomia e solidariedade na região.

O evento reúne até sexta-feira (11), os 27 Grupos Permanentes de Pesquisa do Fórum, que congregam professores universitários, técnicos de governo, decisores políticos e estudantes.

.

Prêmio Sesc de Literatura

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio Sesc de Literatura. Lançado em 2003, o concurso apresenta escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional.

Além da divulgação das obras, o prêmio também possibilita ao estreante acesso ao mercado editorial, pois os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc e Senac em todo o país. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o concurso cumpre um importante papel na área cultural: proporciona uma renovação no panorama editorial brasileiro.

Aos autores iniciantes, que ainda não tiveram chance de mostrar ao público suas idéias e sua criação, este é o caminho.

As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2009 são gratuitas e aceitas em todo o Brasil. Basta procurar a Unidade mais próxima do Sesc Paraná na sua cidade, até o dia 30 de setembro. Cada concorrente pode participar com uma obra, nas categorias conto e romance. O edital está disponível no site www.sesc.com.br.

.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fanzine do Cartel do Rap

Chegou mais uma edição do Fanzine do Cartel do Rap. O Movimento Hip-Hop brasileiro completou 25 anos de existência e o Coletivo de Hip-Hop Cartel do Rap de Foz do Iguaçu completou 9 anos de militância. E o Hip-Hop chega até aqui com um grande problema para resolver. O Movimento que nasceu com uma proposta libertadora e emancipadora e sempre se posicionou junto ao povo pobre e oprimido contra o opressor, hoje passa por uma crise. Algumas organizações de Hip-Hop se mostraram favoráveis à ocupação militar das tropas da ONU no Haiti.
O mesmo Hip-Hop que sempre se posicionou contra o imperialismo e contra as bases militares estadunidenses em outros países, que gritou contra a invasão do Iraque pelos Estados Unidos e também se manifestou em solidariedade a causa palestina. Organizações de Hip-Hop Militante compromissados com a luta do povo organizou um Ato unificado em solidariedade ao povo do Haiti, mostrando que nem todo Hip-Hop se calou.

Leia mais

.

Cartel do Rap - 9 anos

CARTEL DO RAP - 9 ANOS NA FITA

Dia 19 de setembro, 22 horas, no Casulo Rock Bar (Bar da Cris) - Rua Belarmino de Mendonça, prox. ao Muffato Boicy.
Shows com os grupos do Cartel do Rap
Cartel do Break
Dj´s tocando Rap Nacional
Freestyle
Teatro com o grupo Arte em Si

.