terça-feira, 12 de maio de 2009

Cataratas do Iguaçu


(Foto: Adilson Borges) 

As Cataratas do Iguaçu estão ainda mais belas. As chuvas que caíram nos últimos dias em várias regiões do Paraná e ao longo do Rio Iguaçu deixaram as grandes quedas com uma vazão maior. As quedas que haviam desaparecido, por conta da estiagem das últimas semanas voltaram a surgir enchendo os olhos de admiração de centenas de turistas que visitaram o Parque Nacional do Iguaçu de 08 a 10 de maio. Segundo o monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), na madrugada de segunda (11), a vazão chegou a mais de 1,1 mil metros cúbicos por segundo, chegando próximo à normalidade. 

Há três semanas foi registrada a passagem de 292 metros cúbicos por segundo, menos de um quinto do normal (1.500 m³/s). O cenário de estiagem nas quedas d’água fez diminuir o número de saltos, deixando à mostra a formação rochosa. Segundo a Copel, o volume normal ainda não foi recuperado, mas a força da água pôde ser notada no último fim de semana pelos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. 


Chuva

Segundo a metrologia do Instituto Simepar, a previsão é de muita chuva mos próximos dias, afastando a estiagem na região, o que pode garantir um volume maior de água nas Cataratas. 

Ainda segundo o instituto, novas áreas de chuva seguem no estado. Pelo sistema de imagens de satélite do Simepar, foram identificados sistemas instáveis atuantes entre o Paraguai e o Paraná. A previsão para hoje e amanhã é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva moderada no fim da tarde.

(Fonte: Secretaria Municipal de Turismo)

Nenhum comentário: