quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Projeto Tecendo Histórias

Projeto pretende implantar bibliotecas em casas-lares e instituições da cidade

A Fundação Nosso Lar está lançando neste mês de outubro a campanha “Tecendo Histórias” de doação de livros, com o slogan “Faça parte desta história... Doe um livro infantil no mês das crianças”. A iniciativa visa montar 15 bibliotecas com aproximadamente 200 livros nas seis casas-lares administradas pela entidade e outras instituições que atendem crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade em Foz do Iguaçu.

A campanha é um desdobramento de uma oficina de capacitação, ministrada no começo do mês passado por técnicas do Instituto Fazendo História de São Paulo, para profissionais que atuam em instituições que cuidam de crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu.

A diretora da Fundação Nosso Lar, Ivania Ferronatto, explica que "nesta capacitação os profissionais aprenderam novas perspectivas de intervenção junto à crianças e adolescentes institucionalizados ou em situação de risco e, com essa nova ferramenta retornaram para as suas instituições e iniciaram um trabalho de construção através do contar histórias para despertar a  história de vida de cada um, resgatar pessoas, lugares, lembranças, fatos que permitam à criança, adolescente ou jovem entender quem é, onde está e onde quer ir”.

O projeto todo, segundo Ferronatto, envolve três etapas: “a primeiro etapa foi a capacitação, a segunda o desejo de realizar despertado nesta capacitação, e o terceiro são os livros de história que necessitam estar disponíveis e acessíveis nas casas-lares e nas instituições, por isso estamos lançando a campanha”.

 

Tecendo Histórias

A campanha consiste na aquisição, por pessoas físicas ou empresas, dos livros infanto-juvenis de uma lista de 186 títulos, previamente elaborada pelo Instituto Fazendo História. Esta lista esta à disposição nas livrarias da cidade e basta a pessoa ou empresa fazer o pedido e adquirir um ou mais títulos. Se o doador preferir pode entregar pessoalmente os livros na sede da Fundação Nosso Lar, ou deixar isto a cargo da livraria, sendo que cada doador receberá um comprovovante de doação na forma de um certificado.

A lista é composta por autores nacionais e estrangeiros, editados por 34 editoras de todo o Brasil. A meta da campanha é arrecadar três mil livros, para serem montadas 15 bibliotecas com 200 livros cada uma. “A meta é alta”, diz Ferronatto, “mas estaremos divulgando a campanha em escolas particulares, clubes de serviço, empresas e a população de um modo geral e esperamos contar com a colaboração de todos”.

A campanha prossegue até o dia 31 de outubro e as pessoas que quiserem outras informações poderão ligar para a Fundação Nosso Lar, no telefone 3025 2440.

.

Nenhum comentário: