terça-feira, 31 de maio de 2011

Memória, identidade e linguagem

Trabalho realizado por crianças do Patrimônio Selva, em Londrina

No último sábado (28), a historiadora e arte-educadora Maria Fioratto, que desenvolve o projeto Memória e Identidade no Patrimônio Selva, em Londrina, realizou uma roda de conversa com educadores convidados, na sede da APP - Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná. A ideia foi promover uma troca de experiência sobre o contato com crianças e adolescentes das comunidades rurais de Londrina. “Partimos da premissa de que, com a padronização de comportamentos e o apelo consumista nos nossos dias, vai ocorrendo uma desintegração dos grupos de identidade comum”, explicou. Para a historiadora no lugar da diversidade que as experiências do viver deveriam criar, se consolida quase que uma história única, muitas vezes reforçada dentro das próprias escolas.
O projeto aposta no resgate cultural para estimular a auto-estima perdida ao longo do tempo pelas pessoas que vivem à margem da sociedade pregada como “ideal”. De acordo com a historiadora, o início do projeto aconteceu com rodas de conversas entre pessoas mais velhas, a partir daí houve o interesse por parte dos mais jovens em conhecer sua origem e valorizar sua riqueza histórica. “Eles perdem a vergonha de sua situação e voltam a pertencer a história do lugar onde vivem. Fazê-los ver que sua realidade não tem motivos para desmerecê-los muda sua postura de vida”, completou.
A pedagoga Mírian Takahashi , coordenadora do grupo de Memória e Identidade que a Guatá vem desenvolvendo, destaca a importância deste projeto enquanto meio de estabelecer contato para a reflexão dos educadores de Foz quanto ao resgate e o estímulo à criação, por meio das mais diversas linguagens. “Estamos nos organizando através deste grupo de educadores convidados e a partir deste encontro pretendemos ampliar o projeto para o resgate de outros aspectos de nossa memória histórica e referencial”. Do encontro surgiu a proposta de se construir um blog para divulgação de trabalhos realizados por crianças de Foz do Iguaçu.

(Com Guatá/FRC)

Acesse o site da Guatá


Nenhum comentário: