sábado, 21 de maio de 2011

Oficina de letramento

Como fazer um fanzine? Esta foi a proposta da oficina realizada pelos orientadores de atividades do Sesc Foz do Iguaçu, Carlos Luz e Fernando Valle, na área de letramento, para jovens atendidas pelo Projeto ViraVida. A oficina gerou um fanzine intitulado “Carinho de Verdade” (slogan do Projeto), com 8 páginas, abordando diversos temas e cópias distribuídas às participantes da atividade.
Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine. É uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, geralmente xerocada e  engloba todo o tipo de temas.
O projeto ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI, realizado em parceria com o "Sistema S" (Senai, Senac, Sesc, Sebrae e Sescoop) e com instituições, órgãos públicos e ongs que integram a Rede de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes existente no país. Seu objetivo é a defesa e promoção dos direitos de adolescentes e jovens vítimas de exploração sexual. O ViraVida é um projeto sócio-educativo que promove atendimento psicológico, capacitação profissional e inserção no mundo do trabalho, gerando assim oportunidade efetiva de mudança na vida de jovens entre 16 e 21 anos.
O Projeto está presente em dez capitais (Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Teresina, Brasília, Salvador, João Pessoa, Curitiba e Rio de Janeiro) e três cidades do interior (Campina Grande, Foz do Iguaçu e Londrina). O ViraVida também está sendo implantado em Porto Velho e São Luís. A previsão é de que até o fim de 2011, o ViraVida esteja presente em 22 Estados brasileiros.

Nenhum comentário: