quarta-feira, 2 de junho de 2010

Alternativa

Wilson Santos (foto: arquivo pessoal)


República é alternativa para jovem que faz 18 anos sem conseguir adoção. Organizações e prefeituras montam núcleos para recebê-los.


Wilson Santos superou o drama que todo adolescente que vive em abrigos e completa 18 anos precisa enfrentar. Hoje formado em educação física, o professor de 29 anos não conheceu os pais, foi menino de rua e passou três anos internado na Febem até ser transferido para o abrigo Liga Solidária, em São Paulo, quando tinha apenas nove anos. Ali, ele passou toda a adolescência até fazer 18 anos e ser obrigado a deixar a instituição.

Com a maioridade, os jovens moradores de abrigos já são considerados independentes e aptos a viver por conta própria, mesmo quando não possuem capacitação profissional. Além da falta de apoio financeiro, eles são abalados pela ruptura repentina do convívio com os funcionários e colegas do abrigo.

Mas como iniciar uma vida independente com apenas 18 anos, um histórico de abandono familiar, baixa escolaridade e sem dinheiro até para se alimentar? Para não deixar desamparados esses garotos, em 1998 a direção do Liga Solidária organizou com recursos próprios uma república que funcionava em uma casa alugada na Zona Sul de São Paulo.

Leia reportagem na íntegra

.

2 comentários:

Super Elo disse...

Linda reportagem!
;)

Carlos Luz disse...

boa mesmo.. e obrigado pela colaboração... valeu!!!
beijão...