segunda-feira, 13 de julho de 2009

Crianças e Adolescentes em Situação de Rua

Rio aprova e delibera, por unanimidade, a Política Municipal de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do RJ (CMDCA - Rio) foi o primeiro Conselho de Direitos no Brasil que aprovou e deliberou uma Política Pública para crianças e adolescentes em situação de rua.

Em 2003 iniciou-se as discussões e a elaboração da referida política, passando por grandes percalços e desafios, mas que não esmoreceu e que sempre, a cada nova gestão do CMDCA, permaneceu na luta para não se perder de vista a questão da criança e do adolescentes em situação de rua na cidade do RJ.

Finalmente, em meados de 2008, foi formado um Grupo de Trabalho partidário, constituído por 10 representações (ONGs e OGs), além de outras 07 Instituições que também contribuíram com o processo, que realizou reuniões sistemáticas, num total de 25, até chegar ao documento final.

A deliberação da Política Municipal de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua da cidade do Rio de Janeiro é o resultado de um exaustivo e longo trabalho coletivo, que envolveu sociedade civil e poder público desde o início de sua formulação.

A Rede Rio Criança, uma articulação atualmente formada por 15 ONGs de referência no trabalho junto a este público e suas famílias, parabeniza todos e todas as pessoas e Instituições envolvidas neste intenso e grande projeto político, também destacando a tão importante participação dos jovens que analisaram e também elencaram propostas para a política.

A luta agora é pela implementação e execução da Política de Rua na cidade do Rio de Janeiro. E que esta possa ser replicada em todos os municípios deste país!

REDE RIO CRIANÇA

(Fonte: Assessoria CMDCA)

.

Nenhum comentário: