quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Vai-Vai é a campeã do carnaval Paulistano

(Rubens Cavallari/Folha Imagem)

A Vai-Vai foi a campeã do carnaval de São Paulo. O samba-enredo "Vai-Vai acorda Brasil: a saída é ter esperança" tomou seu título da peça homônima do empresário Antônio Ermírio de Moraes, propondo a educação como saída para o desenvolvimento do país. A história do maestro Silvio Baccarelli, criador da Orquestra Sinfônica Heliópolis, foi escolhida para ilustrar as alegorias (veja vídeos do desfile).
Os carros alegóricos da escola foram grandiosos, especialmente o abre-alas "Cortejo de Apolo, Deus da Música". O carro apresentava uma grande imagem de Apolo, um chafariz, máquinas de fogo cenográfico, 40 crianças e um grande pilar para o destaque.Outro carro, "O Talento", trazia grandes bonecos de meninos de rua tocando violinos. Na alegoria "A Saída É Ter Esperança", uma réplica do Teatro Municipal trazia uma orquestra mirim, que foi proibida de ter o som transmitido para o sambódromo pelo regulamento.
No carro "Exemplo" desfilaram o senador Eduardo Suplicy e o rapper Mano Brown, do Racionais MC's, que evitou aparecer para a imprensa. Águia de Ouro e Camisa Verde e Branco foram rebaixadas. A Mancha Verde homenageou Ariano Suassuna, um ícone da cultura brasileira. Unidos do Peruche e Leandro de Itaquera vão voltar ao Grupo Especial no ano que vem.
A minha preferida, a Unidos de Vila Maria, fez um bom desfile, mas ficou com o terceiro lugar (confira a pontuação de todas as escolas paulistanas).
Em Foz do Iguaçu a grande campeã foi a Império das Cataratas.

Leia mais sobre o carnaval em Foz do Iguaçu, Curitiba e Florianópolis

Nenhum comentário: