quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Haicai: a pequena imagem do cotidiano

akuoke no / shizuku yami keri / kirigirisu (Bonchô)
Até o barreleiro / Já parou de gotejar – / O canto do grilo


Concursos motivam produção de pequena poesia trazida do Japão

Por Daniela Valiente*

Condense um momento em 17 sílabas, divida em três partes, fale sobre um instante e tenha a natureza como tema. Assim são feitos os haicais, ou versos pequenos métricos trazidos do Japão que hoje conquistaram o mundo inteiro.
Com a observação como principal ferramenta , o haicai ganha corpo e surge como uma pequena exclamação de um fato. Para o poeta Carlos Luz, o haicai se assemelha a uma fotografia, onde um momento é retratado, tendo como base a impressão do autor. “Tem que ter o mínimo de metáfora”. Hoje, o estilo é mais difundido no Paraná devido a trabalhos como de Paulo Leminski e Alice Ruiz e desponta em grandes nomes nacionais como Aroldo de Campos e Décio Pignatari. No Brasil, o haicai ganhou maior liberdade, podem do ser escrito além das regras estipuladas pelos orientais. “O Leminski soltou o verso, mas não falava restritamente sobre natureza. Ele permaneceu no terceto com sílabas aproximadas de 17, e até rimas”.
Com tanta liberdade porém o haicai continua exigindo de seus seguidores uma certa disciplina. Quem já conhece o mundo dos pequenos versos, como Luz – que já concluiu seu segundo livro sobre haicai – pode ensinar. Para se fazer um haicai é preciso observação. “Acho que precisa ler bastante poesia, não somente o haicai, mas outros estilos, ficar com aquilo na cabeça e começar a praticar”. A dica mais simples pode vir acompanhada de algumas regras básicas do estilo, como a ausência de título, rima e a busca por uma palavra-chave que possa identificar uma estação do ano. Mas se a poesia é criação livre, basta apostar na 17 sílabas e soltar a imaginação.
A condensação da poesia pode ser tão intensa quanto a discursiva, segundo o poeta. “Muita gente acha que é mais complicado, mas não é não”.

Concursos vão eleger melhores haicais
Se o haicai ganhou características abrasileiradas, temas diversos e até rima, sua prática e o desafio de montar um poesia mínima também tem chamado a atenção de muita gente.
A Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, recebe inscrições para o Concurso Nacional de Haicai “Nempuku Sato”. Os três melhores trabalhos receberão prêmios no valor de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. As inscrições serão aceitas até o dia 11 de abril e devem ser feitas pessoalmente ou enviadas para o Concurso Nempuku Sato, Secretaria do Estado da Cultura, rua Ébano Pereira, 240, Curitiba – PR, CEP 80410-240.
Os haicais devem ser inéditos, escritos em língua portuguesa, seguir a métrica japonesa (três versos de 5-7-5 sílabas) e apresentar termo de estação (kigo), sem título nem rima, conforme a tradição japonesa. Nempuku Sato (1898-1979) foi um imigrante japonês que ajudou a disseminar o haicai em terras brasileiras. De sua linhagem segue o poeta Masuda Goga, que influenciou a paranaense Helena Kolody. Além dela, a poesia paranaense conta com nomes como Alice Ruiz e Paulo Leminski, entre os divulgadores do haicai.
O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 7° Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras. Para a sétima edição do prêmio podem participar alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 15 anos. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria. O tema do concurso para 2008 será FLORES DO MEU CAMINHO.Flores do quintal da casa, do pátio da escola, do parque, dos campos, estradas, ruas e avenidas. Flores das grandes árvores, dos arbustos, das trepadeiras que cobrem muros e cercas, das rasteiras que cobrem os barrancos e as planícies. O objetivo é desenvolver a atenção e o espírito de observação. Levar o aluno a acompanhar as mudanças que acontecem na natureza ao redor, na cidade e nos campos; observar as diferentes floradas, a diversidade de cores e espécies. Pesquisar os nomes dessas flores. Fazer uma ilustração bem caprichada e descrever a cena em três versos curtos de aproximadamente 17 sílabas no total.(Guatá)

Como contar as sílabas
A contagem de sílabas deve obedecer à tradição métrica portuguesa. Isto significa contar apenas até a sílaba tônica da última palavra do verso. Além disso, através do processo de elisão, fundem-se as vogais de sílabas vizinhas, de acordo com a pronúncia.

Para onde enviar
7o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil A/C Teruko Oda. Estrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto06723-100 - Cotia, SP Informações: e-mail: concurso@kakinet.com
Mais Informações: (41) 3321– 4738 ou (41) 3321 – 4718.
*Daniela Valiente é jornalista. Matéria publicada no jornal A Gazeta do Iguaçu, de 26 de fevereiro de 2008.

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