segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Lançada Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2008


No carnaval aumenta o risco da exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente e a Prefeitura de Fortaleza (CE), lançaram no dia 26, em Fortaleza, a campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2008. A cidade foi escolhida após o resultado alcançado no ano passado, quando foi registrado um aumento de 480% no número de denúncias ao Disque 100 na cidade. A campanha, que terá o slogan “Sexo, só se for legal”, tem por objetivo reprimir a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. O material de divulgação será composto por adesivos para carro, bandanas, camisetas, cartazes, fitinhas para amarrar no pulso e abanador. Companhias aéreas já manifestaram interesse em se unir ao trabalho e divulgar a campanha em seus vôos. A Polícia Rodoviária Federal também participará, atuando nas Rodovias Federais, onde serão distribuídos os materiais.
Além de Fortaleza, o Governo Federal, sob a coordenação da SEDH/PR, em parceria com a sociedade civil e organismos e organizações internacionais, levará a campanha a outras sete cidades: Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM), Corumbá (MS), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Campanha de 2007 proporcionou aumento das denúncias
Em Recife (PE), houve um aumento de 30% na média diária de denúncias em relação à semana anterior. Em Florianópolis (SC), o aumento foi de 33%. Em Salvador o crescimento foi de 3,4%.
Em relação à Campanha do Carnaval de 2006, o resultado no ano passado teve aumento de 29% no registro de denúncias no Disque 100. Enquanto em 2006 a média diária de denúncias foi de 41, em 2007 esse número chegou a 53.
Das denúncias recebidas no período, 23% foram relativas a exploração sexual; 26% a abuso sexual; 51% sobre outras formas de violência. Das vítimas de exploração sexual registradas nas denúncias, 17% tinham entre 10 e 11 anos de idade; 49% entre 12 e 14 anos e 34% entre 15 e 17 anos.
Durante todo o ano de 2007, a média diária de denúncias ao Disque 100 foi de 68, com crescimento perceptível a cada mês. O Disque Denúncia Nacional – 100 é executado pela SEDH/PR, em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

Com Assessoria de Comunicação Social - SEDH/PR

Nenhum comentário: