segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Série do Fantástico vai mostrar o mapa da violência contra os jovens

Segundo a reportagem do Fantástico a mais alta taxa de homicídios entre jovens aparece em Foz do Iguaçu

O Fantástico, revista eletrônica dominical da Rede Globo de Televisão, iniciou ontem (2) uma série de reportagens que vai mostrar o mapa da violência contra adolescentes em todo o Brasil. A primeira reportagem apontou Foz do Iguaçu como sendo a cidade com a maior taxa de homícidios entre jovens. Aponta também a cidade como sendo um "eixo do contrabando e tráfico". Apesar de conhecermos a linha editorial deste poderosíssimo veículo de comunicação, vale a pena acompanhar o desenrolar da série.

Trecho da matéria:
Quase 50 jovens são assassinados todo dia no Brasil. Esse dado estarrecedor é parte de uma pesquisa inédita que o Fantástico antecipa. O estudo mostra que o número de jovens vítimas de homicídio cresceu quase cinco vezes e meia nos últimos 20 anos.
No Brasil, de 1995 para cá, são 296.622 mortes de jovens por causas violentas. Até o fim da década de 1970, o número de jovens mortos no trânsito, de 4.373, era maior do que o número de jovens assassinados: 3.266.
Nas últimas décadas, as mortes no trânsito quase dobraram, passaram de oito mil, mas foram superadas - de longe - pelos homicídios, que chegam perto de 18 mil em um único ano [...]
No mapa da violência, considerando capitais e municípios do interior, a mais alta taxa de homicídios entre jovens aparece em uma cidade do Sul do país. Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, é uma região apontada pela polícia como eixo do contrabando e tráfico. Em 2006, foram 251,4 mortes para cem mil habitantes. [...]

Saiba +
Leia matéria completa do Fantástico


Nenhum comentário: