domingo, 5 de agosto de 2012

Porque hoje é domingo...


Ótima esta crônica de Bertold Brecht publicada no sítio da Guatá. Brecht (1898 - 1956) foi escritor, dramaturgo e poeta alemão.
Eu recomendo!

Se os tubarões fossem homens
Bertold Brecht

Se os tubarões fossem homens, perguntou a filha de sua senhoria ao senhor K., seriam eles mais amáveis para com os peixinhos?
Certamente, respondeu o Sr. K. Se os tubarões fossem homens, construiriam no mar grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de alimento, tanto animal quanto vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adoptariam todas as medidas sanitárias adequadas. Se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, ser-lhe-ia imediatamente aplicado um curativo para que não morresse antes do tempo.
Para que os peixinhos não ficassem melancólicos haveria grandes festas aquáticas de vez em quando, pois os peixinhos alegres têm melhor sabor do que os tristes. Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nessas escolas os peixinhos aprenderiam como nadar alegremente em direcção à goela dos tubarões. Precisariam saber geografia, por exemplo, para localizar os grandes tubarões que vagueiam descansadamente pelo mar (...)

Leia na íntegra. Clique aqui

6 comentários:

Nádia Santos disse...

O mundo esta mesmo repleto de tubarões e daqueles que se alimentam de pequenos peixinhos para saciar a infinita fome dos grandiosos tubarões. Magnífico texto, que caiu como uma luva para os atuais tempos.
Obg pela visita, felicidades!

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

As obras de Brecht ainda hoje,nos auxiliam a não nos omitirmos de tantas barbaridades em diversos setores.
Bertolt Brechet fez protestos através de seus escritos.Como sempre ele nos coloca a sua crítica,neste poema.Faz uso de analogias que servem para todas as épocas.E, como estamos em tempos de eleição, o texto nos deixa claro que devemos ser conscientes para votar no tubarão ou no peixinho certo.Gosto muito da obra de B.B.Um grande abraço!

Unknown disse...

Olá Carlos
Tbem?

Adorei as dicas...parabéns pelo blog.
Obrigada pela visita no meu cantinho.
Abraços

Marli disse...

Oi amigo... Brechet será eternamente atual até as coisas mudarem não é mesmo???
Ótima postagem mesmo!!!
gd bj!!!

Carlos Luz disse...

Brechet sempre será atual até que as coisas mudem.. e depois que as coisas mudarem tb..

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Carlos,fique a vontade em colocar o que escrevi em meu blog,pois escrevi sobre o seu sem sua permissão.Deixei, hoje meu recado por lá,pois estava me recuperando da cirurgia.Um grande abraço!